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Posicionamento de marca: o que é e como definir?

Entre as várias tarefas importantes na criação de uma empresa e no desenvolvimento de um plano de comunicação adequado e funcional, definir o posicionamento de marca é um ponto importantíssimo e fundamental para que uma empresa ganhe destaque no mercado – e na mente dos consumidores.

Definir o posicionamento de marca é uma das ações de marketing mais importantes em uma empresa, já que faz parte do planejamento de comunicação e funciona como uma base para diversas outras estratégias e ações.

Isso porque, ao pensar sobre posicionamento, estamos justamente falando sobre como a empresa deseja ser vista, percebida, sentida e reconhecida pelo público.

Esse, inclusive, é um ponto importante: posicionamento de marca não é exatamente sobre como os consumidores veem a marca, mas sim sobre como a empresa quer que os consumidores a vejam.

Dessa forma, o posicionamento é como um objetivo que a empresa tem, portanto deve ser definido com cautela, estudo e estratégia para que funcione e seja positivo.


 
O que é o posicionamento de marca na prática?


Se o posicionamento de marca é como a empresa deseja que os consumidores vejam, percebam e sintam a marca, o grande objetivo é estar na mente desses consumidores com suas vantagens e benefícios.

É uma estratégia de branding que foca na percepção do cliente sobre a marca, porém com a possibilidade de que a própria marca trabalhe a sua comunicação para adaptar essa percepção de acordo com o seu objetivo.

Ou seja, a ideia é criar associações que reforcem a qualidade da marca e do seu produto na mente do consumidor, para que assim a marca esteja em evidência e seja a escolhida por ele.

Criar associações é investir em todos os canais de comunicação de forma que a mensagem entregue seja a mesma ou, no mínimo, conecte com as outras.

Um excelente exemplo de posicionamento é a Coca Cola, que se baseia em valores como amizade, alegria, comunidade e diversão e se posiciona como um produto que está presente em momentos de união e felicidade. Slogans como “Abra a Felicidade” fazem parte das associações que a marca busca fazer.

Na prática, para definir o posicionamento em uma empresa é importante responder a algumas perguntas, como:

- Quem é o público-alvo do meu serviço e/ou produto?

Leia também: a importância da segmentação de público

- O que esse produto e/ou serviço resolve? Qual a sua função?

- Qual o seu diferencial?

Assim é possível iniciar uma definição mais específica, que irá ser o norte do posicionamento através de slogans, campanhas, publicações em redes sociais e assim por diante, sempre com o objetivo de criar uma sensação específica no consumidor, como o caso citado da Coca Cola.


 
A importância do posicionamento de marca


Definir um posicionamento é fundamental para que a marca tenha o seu diferencial e seja lembrada por ele pelos consumidores.

Isso significa atrelar alguma vantagem, sensação ou experiência ao produto ou serviço, de modo que seja inesquecível e crie uma associação instantânea.

Um bom exemplo é a Neosaldina, medicamento para dor de cabeça, que através da frase “Dor de cabeça? Chama a Neosa”, conseguiu associar facilmente o medicamento a sua função, ficando na mente do público de tal maneira que muitas pessoas repetem a frase apenas ao pensar ou ouvir alguém falar sobre dor de cabeça.

A Havaianas conseguiu passar de uma empresa que vende produtos “iguais a vários outros” para uma empresa com status de queridinha e cool, através de um reposicionamento de marca. Frases como “todo mundo usa, todo mundo quer” são exemplos perfeitos de posicionamentos simples porém poderosos.

Para que funcione, é claro, foram necessárias campanhas, comerciais, parceria com influenciadores e todo um planejamento de marketing e comunicação.

O posicionamento economiza tempo, afinal, o público-alvo rapidamente sabe a qual marca recorrer quando busca um produto ou serviço. Ao mesmo tempo, isso aumenta a credibilidade da marca em muitos pontos!

Além dessas já grandes vantagens, o posicionamento auxilia na fidelização dos consumidores. Isso porque ao oferecer um produto ou serviço e cumprir com o prometido (através do que foi definido em posicionamento), o valor da marca é comprovado e isso é muito valorizado pelos consumidores, que passam a confiar e voltam a consumir por esse motivo.

Interessante, não é? O posicionamento é a base para futuras ações de marketing, desde conteúdos orgânicos até os patrocinados e assim por diante, assim todos os canais seguem a mesma linguagem e associações são criadas para reforçar a marca na mente do consumidor.

 
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