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Conheça as vantagens da segmentação de público

Conheça as vantagens da segmentação de público

Destacar-se no mercado é essencial para que uma empresa tenha sucesso, afinal, todos os dias surgem novos empreendimentos, logo, a concorrência aumenta. Além de desenvolver produtos e serviços de qualidade e que vão além do que já é ofertado, existem estratégias inteligentes para se destacar e crescer, como a segmentação de público.

Os consumidores atuais são mais exigentes, isso é fato. Com tantas ofertas e opções, é natural que o modo de consumo tenha mudado.

Isso porque com o avanço das redes sociais e canais digitais como vitrines para divulgação, o consumidor tem um acesso mais facilitado e simples aos canais das marcas, podendo assim escolher com mais atenção entre várias opções.

Com isso em mente, é fácil entender a dificuldade em satisfazer os desejos de cada cliente, já que existem diversos perfis de consumidores.

Tentar alcançar o maior número de pessoas independente de seus interesses já não é mais tão interessante, afinal, muitos não têm o perfil de consumidor ideal da marca, ou seja, não irão converter.

 
O que é a segmentação de público-alvo?

A segmentação de público é uma estratégia não apenas interessante, mas necessária para que seja possível alcançar o público específico e certeiro, que realmente tem grandes chances de se tornar um cliente.

O empreendedor que souber definir o seu público-alvo, ou seja, aquele que conversa com o perfil da marca e tem interesses em comum terá mais sucesso no momento de direcionar campanhas e definir detalhes que facilitarão a jornada de compras desse tipo de consumidor em específico.

Isso não significa pensar o consumidor um a um, mas sim definir em grupos através de interesses em comum.

 
 
Como funciona a segmentação de público e quais as vantagens?

A estratégia da segmentação de público é estudar e analisar grupos de consumidores que demonstram interesses nos produtos ou serviços que a empresa oferece.

Esse estudo é feito através das interações nas redes sociais, analisando o comportamento na hora de compra, fazendo pesquisas e percebendo como cada grupo de consumidor interage nos canais online da empresa, como ao analisar os produtos mais procurados, a frequência de compra, as dúvidas, o caminho que faz até finalizar a compra, etc.

Dessa maneira, é possível não apenas melhorar a experiência do consumidor no momento da compra como também direcionar campanhas que irão de fato atingir consumidores segmentados, ou seja, que tem maiores chances de comprar.

Além da análise citada acima, outros pontos considerados na segmentação – pois impactam a decisão de compra – são:

- Comportamento e interesses: hábitos, desejos em relação aos produtos e serviços, gostos pessoais, motivação;

- Segmentação demográfica: idade, gênero, renda, religião, escolaridade, ocupação, estado, etc;

- Segmentação geográfica: localização e clima;

- Estilo de vida: valores, posicionamentos, opiniões.

Assim, é possível desenvolver ações mais eficientes de acordo com as necessidades e interesses dos consumidores.

As grandes vantagens são otimizar as estratégias de marketing, melhorar a atração e retenção de clientes, aumentar as conversões com mais agilidade e fazer um investimento certeiro, já que o investimento feito em campanhas e ações será bem melhor direcionado, alcançando o público correto.

Além disso, a segmentação de público é uma das grandes responsáveis por destacar a empresa no mercado, já que as campanhas se tornam mais personalizadas e a empresa deixa de ser apenas “mais uma” da área, conquistando espaço e se tornando referência entre os consumidores.

Assim como a criação de novos produtos e serviços se torna ainda melhor, já que ao conhecer o público-alvo a empresa tem o poder de desenvolver exatamente o que o consumidor busca.

Agora que você conhece a importância da segmentação de público, que tal contar com uma equipe especialista em estratégias inteligentes e assertivas?

A Agência Emotive é especialista em conectar empresas e potenciais consumidores e está preparada para auxiliar no crescimento e sucesso da sua empresa. Entre em contato!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação

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