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E-mail marketing para fidelização de clientes: uma estratégia valiosa!

Enquanto muitas empresas direcionam todo o seu foco e investimento apenas na captação de clientes, negócios que valorizam e investem também na fidelização não apenas demonstram um diferencial ao cliente, como se destacam no mercado e crescem exponencialmente. O e-mail marketing para fidelização de clientes é uma das excelentes ferramentas para esse investimento poderoso e valioso!

A fidelização de clientes é tão importante – ou até mesmo mais – do que a captação. Isso porque, ao fidelizar um cliente, a empresa garante um consumidor fiel que além de retomar contato e comprar mais vezes, se torna um porta-voz, divulgando a empresa para mais pessoas e automaticamente gerando uma captação espontânea e natural.

Para colocar essa estratégia em prática, o uso do e-mail marketing é uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com o cliente e qualificar o público-alvo, afinal, é um contato mais direto e pessoal.



E-mail marketing como estratégia de fidelização: como funciona?


O e-mail marketing é um dos melhores e mais funcionais meios para converter leads em clientes. Mas, muito além disso, é o canal que mais converte leads em clientes de fato leais, ou seja, é um canal poderoso – quando bem utilizado.

A maior facilidade de retenção (manter os clientes fiéis) do e-mail marketing se dá por ser um meio mais pessoal e direto do que outros canais, como Instagram e Facebook.

Tudo começa inconscientemente: no momento em que o cliente recebe um e-mail e percebe – seja na barra de notificações do celular ou no remetente do e-mail diretamente no computador – o nome da marca, automaticamente lembra-se do que é, o que vende, a sua experiência com a empresa e assim por diante. É como resgatar uma memória!

Você conhece a expressão “quem não é visto não é lembrado”? Ela é verdadeira! No caso da fidelização de clientes, funciona perfeitamente.

Quanto mais o cliente ver e perceber a marca em diversos canais, maiores são as chances de que ele se lembre e, quando precisar, busque diretamente a empresa . É como construir a imagem da empresa como uma referência na mente do consumidor!

O e-mail marketing para fidelização de clientes é uma estratégia que funciona muito bem por quatro principais motivos:

- Ótimo custo-benefício;
- Grande eficiência;
- Inúmeras possibilidades de formatos e campanhas;
- Ferramenta direta e simples com grande alcance.

Na prática, o e-mail marketing nada mais é do que um formato para geração de conteúdo via e-mail. Quem recebe esses e-mails são os clientes cadastrados (leads) através de diversas maneiras: cadastro em site, landing page ou até mesmo informando o e-mail para cadastro em loja física.

Porém, esse conteúdo pode se desdobrar para o envio de novidades, promoções e diversas outras mensagens extremamente estratégicas. É aqui que as possibilidades se transformam em táticas e as táticas se transformam em resultados!



E-mail marketing para fidelização de clientes: formatos inteligentes para colocar em prática


Produzir um e-mail marketing de sucesso requer alguns cuidados, tais como: utilizar a linguagem de acordo com o público-alvo da empresa, escrever conteúdos personalizados e não genéricos (afim de que o e-mail tenha um tom mais pessoal), saber o momento certo de disparo e saber dosar a quantia de e-mails enviados, para que não seja visto como chato pelo cliente.

Além disso, é importante lembrar que apesar da possibilidade, o e-mail marketing não deve ser utilizado apenas para envio de promoções. É preciso explorar as possibilidades, especialmente considerando a fidelização de clientes.

Afinal, é muito mais certeiro fidelizar clientes através do envio de conteúdos interessantes, funcionais e úteis para ele do que enviando única e exclusivamente promoções.

Isso porque o cliente percebe a atenção e o cuidado, sentindo-se querido e valorizado pela empresa.

Leia também: as principais dicas para abrir a sua loja virtual

Alguns formatos inteligentes para colocar em prática visando a fidelização de clientes, são:

#1 Novidades relacionadas ao nicho da empresa, como notícias atuais e em alta, assim como o envio de novidades da própria empresa em primeira mão, valorizando os clientes que estão cadastrados;
#2 Dicas para o uso do produto e/ou serviço;
#3 Solicitar feedback e avaliação do cliente, demonstrando a valorização da opinião do mesmo;
#4 Bônus e descontos exclusivos;
#5 Sugestões de produtos similares aos que o cliente já adquiriu (através do seu histórico de compras), no formato de “Você também pode gostar de....”

Um exemplo muito bacana é a farmácia Panvel, que dispara e-mails altamente personalizados lembrando o cliente de que o seu produto deve estar no fim e que está chegando a hora de repor.

#6 E-mail personalizado de feliz aniversário;
#7 Conteúdo de valor, sem o fim de vender algum produto.

O conteúdo de valor é dos mais apreciados e funcionais hoje em dia.

Uma empresa de suplementos nutricionais pode, por exemplo, disparar um e-mail com dicas de exercícios para fazer em casa, ou sugestões de receitas para o verão.

É uma excelente maneira de entregar um conteúdo valioso totalmente gratuito ao cliente, que vê isso com bons olhos e valoriza a empresa ainda mais. Fidelização na certa!

#8 Ofereça ajuda. Ao perceber que um cliente abandonou o carrinho, disparar e-mails lembrando o mesmo da sua compra e informando a possibilidade de solicitar ajuda personalizada pelo chat, por exemplo, demonstra atenção e garante retornos.

Interessante, não é? O e-mail marketing é um formato simples, rápido e que conta com milhares de possibilidades, como a fidelização de clientes.


Investir nessa ferramenta é conquistar clientes fiéis e elevar a sua marca a outro patamar!

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Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação