Fale Conosco pelo WhatsApp

Palavras-chave long tail: entenda a importância

Uma das principais estratégias do marketing digital para gerar tráfego, conquistar clientes, aumentar audiência e posicionar uma marca é o uso do SEO, que através da definição de palavras-chave possibilita maior alcance do site quando o público realiza uma busca no Google. Para aprimorar essa estratégia, as palavras-chave long tail podem ser as ideais!

O SEO (Search Engine Optimization) se refere à otimização de conteúdos de um site (seja e-commerce, blog, landing page, etc) para que estejam de acordo com os padrões do Google e possam aparecer com facilidade nas primeiras páginas quando um usuário faz uma busca por algo.

Dessa maneira um usuário pode buscar por “cremes” e assim encontrar o site do seu e-commerce, já direcionando para um produto, por exemplo.

Os termos que os usuários usam para encontrar produtos e serviços são as palavras-chave utilizadas por eles. Com a criação de conteúdo estratégico e bom SEO, é possível alinhar esses termos e ser encontrado com maior facilidade.

O uso das palavras em long tail é uma das estratégias que auxiliam nesse aprimoramento na pesquisa. Continue a leitura para entender mais sobre!


                                                                                   O que é long tail e qual seu diferencial?


Long tail significa “cauda longa” e na prática se refere a palavras-chaves maiores, mais longas (com quatro ou mais termos).

Ao invés de pesquisar “cremes”, o usuário pode buscar por “cremes para pele oleosa”, utilizando mais palavras e assim especificando melhor o que precisa, para encontrar mais rápido.

A ideia central do long tail (apresentada por Chris Anderson) é fragmentar o mercado, ou seja, segmentar a audiência para um nicho de mercado específico e assim fugir da grande concorrência.

Quanto maior segmentação, maiores as chances de a audiência chegar até o seu e-commerce com maior facilidade.

É vantajoso para a audiência e para o empreendedor, já que o usuário encontra mais rápido o que precisa e o empreendedor têm a possibilidade de fechar vendas e encontrar leads qualificados através dessa segmentação.

Dessa forma se investe em uma comunicação mais personalizada, direto ao ponto.

Apesar de alcançar um público menor (já que são termos bem específicos), essa audiência é altamente qualificada e como já sabe o que busca, têm maiores chances de finalizar uma compra rapidamente.

Além disso, é possível estar no topo das pesquisas com maior facilidade, partindo da lógica de que a concorrência na pesquisa é menor.

Para determinar essas palavras-chave em long tail é preciso analisar o comportamento do consumidor nos buscadores e aplicá-las no e-commerce, seja na definição de um produto, em um artigo no blog da marca e assim por diante.


                                                                                Mid e head tail: quando utilizar as outras formas?


Palavras-chave podem conter poucos ou muitos termos e todos os formatos têm seu papel na estratégia de marketing digital.

Além das long tail, existem outras duas principais e importantes:

- Head tail: são os termos com no máximo 3 palavras, como “roupas femininas”.

São termos gerais e bem amplos, que terão grande concorrência na pesquisa. Porém, é interessante utilizar no topo de funil, quando o consumidor ainda não sabe exatamente o que está buscando.

- Mid tail: já mais segmentadas, têm um pouco menos de concorrência, porém ainda não são tão específicas. É quando o usuário já está entendendo melhor o que precisa, mas ainda está buscando de maneira geral.

Nesse caso, poderia buscar por “roupas femininas festa”.

Em contraponto, a long tail é bem mais específica: “roupas femininas para festas sociais”, “loja de roupa feminina para festa”, “vestidos para festas sociais” e variações como “aluguel de vestidos femininos para festas”. Nesse ponto o usuário já sabe exatamente o que busca e está indo atrás – está no fundo de funil.

Leia também: como funciona o funil de vendas no e-commerce

Os três formatos são interessantes e importantes para uma estratégia sólida, já que ao incluir os três tipos em páginas variadas há a chance de que todos os consumidores (seja os que estão no topo, meio ou fundo de funil) encontrem o e-commerce.

Porém, a variação long tail é cada vez mais utilizada já que auxilia o encontro de usuários mais qualificados que podem se tornar consumidores instantaneamente ou leads muito bem qualificados para receber anúncios, promoções, e-mail marketing, etc.

Além disso, possibilita que a empresa apareça na primeira página de pesquisas, o que é muito positivo já que fortalece a imagem, transmite maior confiança ao público e cria uma ideia de referência – muito vantajoso para o aumento das vendas.

 
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil! Para criar palavras-chaves estratégicas de acordo com o e-commerce, seus objetivos e o funil de vendas, entre em contato e tenha ajuda da equipe especialista da Emotive Comunicação!