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Marketing personalizado: a importância da experiência única

Marketing personalizado: a importância da experiência única
 
A maneira de consumo muda constantemente de acordo com o que o público passa a perceber, sentir e necessitar. É papel do marketing se adaptar e criar estratégias alinhadas a cada momento, como é o caso do marketing personalizado.

É fato que o marketing em massa deixou de ser o principal e, na verdade, a personalização focada em experiências segmentadas acontece muito antes do digital. Porém, foi com a ascensão do marketing digital e com a mudança dos hábitos de consumo que a divulgação personalizada e única ganhou espaço e valorização.

Você já ouviu falar sobre? Continue lendo para entender e dar um up no seu negócio!

 
Afinal, o que é esse viés do marketing e qual o seu papel?

O marketing personalizado tem como foco oferecer uma experiência única para o público-alvo, tirando o foco central do marketing em massa e buscando entregar conteúdos personalizados.

Dessa maneira o marketing não parece mais tanto com marketing porque o conteúdo se torna “único”.

Aos olhos e mente dos consumidores, receber um conteúdo personalizado transforma a experiência porque demonstra uma valorização daquele cliente em si, não todos de uma vez.

 
Exemplos da estratégia aplicada


Um dos principais exemplos de conteúdo personalizado é quando o cliente recebe em seu e-mail uma oferta relacionada ao produto que já comprou ou buscou em outro momento, como é o caso de algumas farmácias que percebem o que o cliente costuma buscar e comprar e o avisa de promoções, descontos exclusivos, visando ajudar o consumidor e criar um relacionamento.
 



 
Ou quando após visitar uma loja online o cliente recebe uma seleção personalizada de produtos relacionados ao que ele visualizou e se interessou – como é o caso de grandes marketplaces como Amazon e Submarino.

Para o consumidor é como se essa seleção tivesse sido feita exclusivamente para ele. Já para a marca é uma maneira de valorizar o cliente para gerar fidelização ou conquistar o consumidor em potencial, aumentando as vendas.

 
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No caso de blogs e sites que ofereçam conteúdos (exclusivamente ou junto a uma loja virtual), uma excelente opção é permitir que os assinantes da lista se inscrevam em uma newsletter particular, selecionando conteúdos que gostariam de receber.

Indo além do e-mail marketing e do contato direto que pode acontecer até mesmo por canais como o WhatsApp, o marketing personalizado está presente no dia a dia de diversos consumidores, mesmo que não o percebam.

Esse formato é utilizado há muito tempo por plataformas em que a personalização é a chave, como a Netflix e demais serviços de streaming que oferecem seções de "recomendados para você", com sugestões de filmes e seriados similares aos assistidos pelo cliente.

O Spotify é conhecido justamente pela sua personalização que acerta em cheio nas recomendações aos usuários, assim como plataformas como a Warren, que auxilia os clientes a investirem de maneira simples com sugestões de investimentos através de dados coletados no seu cadastro, preferências, objetivos, etc.

Outra estratégia inteligente e envolvente é oferecer programas de vantagem, como é o caso de supermercados que oferecem programas de relacionamento onde através de cadastro para que os clientes recebam descontos exclusivos em produtos, conseguem rastrear preferências das compras e enviar promoções e conteúdos informativos via e-mail, SMS, e Whatsapp.

 
A importância dos dados para um marketing personalizado de sucesso

Como citados nos exemplos, para poder criar e oferecer conteúdos personalizados e únicos, a base do marketing personalizado são os dados dos clientes e usuários.

Esses dados são coletados principalmente através de cookies enquanto o consumidor navega pela internet e acessa sites, clica em anúncios e interage nas redes sociais.

Porém, também podem ser coletados quando esse visitante preenche formulários e cadastros (como newsletters, landing pages, cadastro em aplicativo, etc) informando seus dados pessoais e interesses.

Com esses dados as empresas conseguem ter acesso aos hábitos e interesses, conhecendo o perfil não apenas do público-alvo (muito útil para campanhas) mas também daquele cliente em si, já que ele é o foco. Tudo isso, é claro, deve ser feito de maneira segura, transparente e ética.

A personalização pode beneficiar diversos negócios de todas as áreas e, para isso, é importante contar com ajuda profissional, como a Agência Emotive. Assim é possível identificar os melhores canais, formatos, linguagem e criar estratégias inteligentes visando resultado.

 
Esperamos que o conteúdo tenha sido útil ao seu negócio! Entre em contato conosco, somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes.
 
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