E-mail marketing: o que é, vantagens e dicas para começar Tráfego orgânico e tráfego pago: qual a diferença? Postado por admin em 9 de Junho de 2021 em Publicidade Muito antes de chegar ao site da sua empresa e finalizar uma compra, o consumidor pesquisou e visitou diversas opções. Com o uso do funil de vendas no e-commerce é possível facilitar e acelerar a jornada de compra do cliente, o direcionando de maneira estratégica de uma etapa a outra e gerando maior conversão. Para entender a importância do funil de vendas bem estruturado, é necessário analisar o comportamento do consumidor atual, já que com o avanço da internet e a possibilidade de fazer compras e buscar milhares de opções até a decisão final, a jornada do consumidor se tornou mais complexa e, ao mesmo tempo, mais vantajosa para o negócio. Como funciona o funil de vendas no e-commerce? O funil de vendas no e-commerce analisa o caminho que o consumidor percorre até tomar a decisão final de compra. Do momento em que ele encontra o site até o ponto em que finaliza uma compra, todos os passos devem ser analisados a fim de compreender as necessidades de cada usuário. Ao perceber esses detalhes, é possível contorná-los ao suprir as necessidades e o direcionar até a compra, garantindo uma boa experiência do cliente e, claro, a conversão. Para isso, o funil de vendas deve ser estratégico e funciona a partir da análise das etapas do funil. Etapas do funil de vendas TOPO DE FUNIL Essa etapa compreende todos os usuários que visitaram o site, ou seja, quem acessou a página inicial - independente de sua localização, interesse, conhecimento prévio da empresa e do canal que veio. Portanto, são tanto os usuários que estão dispostos a comprar ou quem chegou por engano. Analisar esse dado de visitantes é válido para comparar com a navegação nas páginas seguintes e analisar a conversão final. MEIO DE FUNIL Já o meio de funil diz respeito a todos que demonstraram interesse nos produtos, mas ainda não avançaram muito na jornada para finalizar uma compra. Pode ser que esse consumidor ainda tenha dúvidas e siga buscando. Ele sabe que precisa resolver um problema (nesse caso, encontrar o produto ideal), mas ainda não está totalmente convencido. Nesse momento, é recomendado investir em construção de relacionamento através de conteúdos que o transformem em um lead (ebooks, e-mail marketing e landing pages, por exemplo). Os conteúdos devem ser relacionados à etapa do funil e a jornada do cliente, portanto se o mesmo abandonou o carrinho, pode receber e-mails lembrando aquele produto que ficou "parado" ou dicas relacionadas à área, com a intenção de “fisgar” o cliente. FUNDO DE FUNIL Representa os visitantes que já estão prontos para realizar uma compra, ou seja, já estão convencidos de que o produto/serviço é o ideal. São leads qualificados e que estão prontos para receber ações mais diretas de marketing. Ofertas direcionadas, possibilidades flexíveis de pagamento, artigos que incluem o produto com sensação de escassez ("últimas unidades") e assim por diante, são exemplos de chamadas que podem aparecer em anúncios e e-mail marketing, direcionando esse visitante a, finalmente, concluir uma compra. Funil de vendas no e-commerce: transformando leads em consumidores A partir da análise das etapas e da captação de leads, o objetivo é criar estratégias de acordo com a fase em que cada consumidor está, principalmente através da nutrição de leads que, ao entregar conteúdos e chegar através de anúncios e e-mails, reforça a marca e o produto, mostrando como e porquê é a melhor opção. Os resultados são mensurados de acordo com taxa de rejeição (visitantes que não se tornam leads), conversão de visitantes em leads (testes A/B), abandono do carrinho e pagamento não concluído, por exemplo. Ao perceber esses detalhes, é possível tanto melhorar a experiência online do cliente (melhorando a navegação, tendo um design responsivo e ágil, e oferecendo melhor atendimento virtual, por exemplo) quanto entender como nutrir os leads a fim de que se tornem consumidores finais. Esse método também respeita o tempo de cada cliente até a sua tomada de decisão, então é muito importante analisar com cautela e direcionar os leads estrategicamente. Esperamos que tenha gostado do assunto! Conte com a equipe Emotive para construir e analisar o funil de vendas da sua empresa da melhor maneira possível! Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce