Campanha sazonal de marketing: o que é e como criar? O poder do storytelling no marketing digital Postado por admin em 28 de Março de 2022 em Publicidade Muito antes de dar o start em um projeto, campanha e afins, é preciso ter um briefing em mãos. Afinal, é esse material que irá determinar os passos a serem seguidos para que o projeto seja bem sucedido e funcione conforme o imaginado. Para começar o seu próximo planejamento com o pé direito, continue a leitura e entenda como montar um briefing e qual a sua importância. O que é um briefing? Você com certeza já deve ter escutado o termo “briefing”, certo? Apesar de ser uma palavra que vem do inglês, não há uma tradução específica e literal utilizada no Brasil. Por aqui também usamos o próprio termo. Mas, para que se tenha uma ideia mais clara, o termo vem do verbo inglês “to brief”, que significa “resumir”. O briefing serve para diversas profissões, como administração, arquitetura, design, fotografia...e, é claro, para o marketing. O briefing é um documento que reúne todas as informações básicas e essenciais para que um projeto possa ser colocado em prática. É como um guia para a execução de um projeto, que pode variar entre uma campanha de marketing, a criação de um site, um lançamento e assim por diante. É um documento que guia a equipe para que a mesma possa colocar em prática um projeto, mantendo um alinhamento e um direcionamento claro do que é importante para a campanha, por exemplo, além de não deixar de lado nenhum ponto crucial para o andamento do projeto em si. O briefing no marketing No marketing, o briefing funciona como uma descrição do trabalho que será realizado, um material de consulta para definir estratégias e decisões a partir de definições prévias da empresa, como objetivos, cases, público-alvo, diferenciais do produto/serviço ou da própria empresa. De acordo com essas informações, projetos e campanhas podem ser lançados com muito mais embasamento e garantia de sucesso, afinal, passaram por análise, estudo e estão alinhados com a empresa. Em um briefing, perguntas como: o que, como, por que e para quem são respondidas a fim de que a ideia seja bem compreendida e possa ser colocada em ação. Basicamente, o briefing no marketing é um guia para que a equipe interna de comunicação ou a agência parceira possa entender o objetivo de determinada campanha ou projeto a ser lançado. Além disso, os responsáveis pelo marketing podem incrementar o briefing através de pesquisas de mercado e concorrentes, quando preciso. Vamos a exemplos práticos? Uma marca de eletrônicos precisa criar roteiros para um comercial com o objetivo de destacar a variedade de produtos em loja. Com o briefing, a equipe de comunicação entende o “problema” e busca uma solução viável e inteligente dentro dos limites do briefing, como: “Será um comercial para a televisão? Funcionará como um anúncio no youtube? Será um vídeo patrocinado nas redes sociais? Qual será o formato?” e muito mais detalhes. Agora, pense em uma empresa de produtos naturais que deseja criar um material promocional para investir no marketing off-line. No briefing deverá conter o tipo de material (outdoor, flyer, cartaz), as informações que devem estar inclusas na peça e onde ela será veiculada, por exemplo. É um resumo do básico e necessário para que a tarefa possa ser realizada. Como montar um briefing? Montar um briefing nem sempre é tarefa fácil. Isso porque, ao definir pontos importantes, é preciso analisar com cautela e, antes de tudo, ter conhecimento amplo sobre a empresa. Só assim é que um briefing completo pode ser criado. Para montar um briefing completo e ideal, alguns dos principais pontos a serem destacados são: - Dados sobre a empresa: histórico, posicionamento; cases de sucesso; missão, visão e valores; prioridades; políticas; faturamento; equipe. - Informações sobe o produto e/ou serviço oferecido: nome; características; uso e funcionamento; objetivo do produto ou serviço; diferenciais; percepção do mercado sobre; custo e rentabilidade... - Informações sobre o público-alvo: idade; localização; escolaridade; profissão; gostos pessoais; renda média; hábitos de consumo e assim por diante. - Dados e pesquisa sobre o mercado e análise de concorrentes: dimensão que a empresa ocupa no mercado; área/nicho de atuação; sazonalidade; crescimento nos últimos anos; quem são os concorrentes – diretos e indiretos; análise de estratégia e posicionamento dos concorrentes. - Objetivos do projeto: aumentar as vendas, lançar um novo produto ou sua nova versão, reforçar a imagem da marca, estabelecer um posicionamento; conquistar leads; conquistar novos seguidores nas redes sociais...esses são apenas alguns exemplos de objetivos. Aqui, o céu é o limite! - Orçamento disponível: existem projetos pequenos, médios, grandes, com objetivos a curto e longo prazo...não há regra. Porém, é preciso definir um orçamento para que, no momento de definir as ações, os especialistas possam direcionar a verba da melhor maneira possível. - Prazos: com os detalhes acima definidos, chegou a hora de pensar em um cronograma e definir prazos para as ações. Assim, o projeto tem datas, objetivos e metas a serem seguidas. Agora que você já sabe o que é e como montar um briefing com as informações mais necessárias e ideais, lembre-se: o objetivo principal desse material é centralizar informações relevantes, nada que você considere importante deve ser deixado de lado, afinal, quanto mais detalhes a equipe de marketing tem, mais detalhado e certeiro o projeto será. Falando em equipe de marketing, contar com especialistas é o passo número um para que um projeto, campanha e afins sejam colocados em prática da maneira mais inteligente possível. Uma equipe especialista vai, além de analisar o briefing com cautela, fazer pesquisas para complementá-lo e sugerir, solicitar, buscar muito mais informações para acrescentar no que a empresa precisa. Entre em contato com a Emotive e vamos juntos criar um projeto de sucesso? Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce