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Missão, visão e valores: como definir os da minha empresa?

No meio corporativo os termos missão, visão e valores são comuns e devem estar presentes. Funcionando como um tripé em uma organização, a definição dessa tríade é o que garante desenvolvimento empresarial e toda a base necessária para criar estratégias inteligentes em uma empresa.

Quando um negócio é criado, é preciso conhecê-lo nos mínimos detalhes. Isso significa definir a identidade da empresa e compreender quais são os seus diferenciais, qual é o seu foco e o seu propósito.

Afinal, é preciso de uma estrutura sólida para que um negócio funcione a longo prazo. Ao definir missão, visão e valores, é criada uma estrutura para que a empresa se guie no cotidiano, construindo um planejamento estratégico certeiro e tomando decisões com maior facilidade.



Missão, visão e valores: passo a passo


O tripé missão, visão e valores diz respeito à identidade da empresa como um todo, ou seja, são definições que marcam o seu porquê, seus diferenciais, suas razões.

Além disso, diz respeito ao propósito da empresa, aonde ela quer chegar e quais são os seus princípios.

Definir esses detalhes garante uma identidade que funcionará como uma base sólida que facilita a tomada de decisões, afinal os objetivos e porquês estão definidos.

Dessa maneira, auxilia a criar um planejamento estratégico, campanhas e a movimentar a empresa na direção desejada.

Para que você possa criar os conceitos dentro da sua empresa, confira o que é cada um dos termos e mãos à obra!



#1 Missão


A missão de uma empresa é o seu propósito, ou seja, por que ela foi criada, a sua finalidade de existência, a razão pela qual o negócio atua diariamente.

Além de ajudar no entendimento do objetivo da empresa, funciona como uma maneira de fortalecer a motivação e deixar claro aos funcionários o propósito que deve ser transmitido ao público geral.

Para definir a missão, é preciso responder a perguntas como: o que a empresa faz, como faz e para quem faz.

É importante lembrar que, por se tratar da base de uma empresa, a missão não deve ser mudada com tanta frequência, afinal, funciona como algo sólido que deve guiar e nortear a caminhada do negócio.

O principal papel da missão é definir a identidade da empresa e definir um norte para a equipe, funcionando como um fator motivacional.

Isso porque, quando a equipe sabe do motivo que guia a empresa, do porque estão fazendo o que estão fazendo, sentem-se parte e compreendem a importância de buscar o sucesso.

Da mesma maneira, ter a missão bem definida auxilia no planejamento de marketing, já que a comunicação também se baseia no propósito da empresa.

A missão pode ser uma definição detalhada e minuciosa ou, como no caso de muitas empresas, uma frase que sintetiza o propósito, como no caso da Disney “tornar as pessoas felizes” e da Coca-Cola “refrescar o mundo”.



#2 Visão


O segundo ponto do tripé missão, visão e valores diz respeito ao que a empresa visualiza para o seu futuro, ou seja, representa onde ela deseja chegar e o que deseja conquistar.

Na prática, definir a visão é como antecipar o futuro. Isso significa que a ideia é descrever uma visão da empresa no futuro, detalhando como a mesma será vista pelo mercado depois de executar o seu planejamento e buscar o que deseja.

Diferente da missão que não deve ser alterada com tanta frequência, a visão pode sofrer alterações conforme o tempo, afinal, novos objetivos podem surgir, alterando a visão de futuro que a empresa terá para si mesma.

A Nike, por exemplo, define a sua visão como “ser uma referência em artigos esportivos mantendo assim um vínculo com qualidade de vida e de pessoas”.

Já a Avon tem a sua visão baseada em “ser a companhia que melhor entende e satisfaz as necessidades de produtos, serviços e auto realização das mulheres no mundo todo.”

É fácil perceber a diferença da missão, não é?

A visão literalmente visualiza um futuro, o que possibilita que a empresa se planeje para alcançar essa meta, deixando tudo mais claro para a equipe.




#3 Valores

 
Os valores de uma empresa determinam a maneira que ela irá agir para cumprir os objetivos desejados. Por isso mesmo é que missão, visão e valores formam um tripé: um interfere no outro.
 
Consistem em atitudes e crenças que funcionam como uma filosofia a ser seguida dentro da empresa, portanto deve ser bem comunicada aos colaboradores.
 
É importante que os valores estejam conectados com os objetivos e sejam relevantes para o público alvo da empresa, já que auxiliam a compor a imagem da empresa através da sua comunicação.

Os valores da Coca-Cola, por exemplo, são: liderança, paixão, integridade, responsabilidade, colaboração, inovação e qualidade.

O ideal é que essa tríade de conceitos seja definida logo ao início de uma empresa. Porém, nada impede que seja definida em um momento diferente, afinal, o importante é compreender a importância e começar!

 
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