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O poder do storytelling no marketing digital

O termo Storytelling pode até soar desconhecido, mas vai muito além de um nome técnico em inglês: esse conceito atravessa gerações e é utilizado diariamente por todos nós, mesmo sem sabermos! Mas, como se relaciona e funciona o storytelling no marketing digital? Continue a leitura para entender!

Contar histórias é o que conecta os seres humanos. Desde os primórdios, é através de histórias que nos identificamos, conectamos, aproximamos. É também dessa maneira que informações foram e são repassadas.

E, se contar histórias faz parte das nossas relações, não estaria de fora do marketing, afinal, é a partir de estratégias que se aproximam do nosso modo de viver que marcas conseguem se conectar com os consumidores.

Seja em histórias criadas ou reais, a identificação é, hoje, peça chave do marketing digital. A humanização, que anda lado a lado com a conexão entre marca e consumidor, é essencial para que indivíduos se vejam representados em peças, campanhas, histórias da marca.

Assim, há maiores chances de que o consumidor se sinta cativado, representado, se relacione com a empresa. Dessa maneira, o público passa a ver a marca muito além de uma fornecedora de produtos e/ou serviços: é “alguém” querido, que se importa, se conecta e entende as dores desse público.

Quando falamos em dores, não necessariamente são histórias tristes! As “dores” podem ser motivacionais e, inclusive, a resolução de algo simples, como um serviço ou produto que facilmente resolve o “problema” do cliente.

É, então, através do storytelling no marketing digital, que esse caminho entre um bom relacionamento e maior conexão entre marca e consumidor se encurta.


Storytelling no marketing digital: como funciona e quais as vantagens?
 
O Storytellng é uma excelente ferramenta para compartilhamento de conhecimento e informação no geral.

O “pulo do gato” nessa estratégia é, muito além de compartilhar uma história, saber como envolver e cativar o público-alvo de forma criativa e emocional, realmente se tornando uma história que chama a atenção em meio a tantas chamadas, campanhas e afins no meio digital.

Essa arte de contar histórias funciona muito bem porque nosso cérebro retém mais facilmente histórias do que dados.  Isso significa que através de uma narrativa que contém som, fala, movimento, escrita estratégica e afins, o cérebro se conecta rapidamente e quer ouvir, entender, chegar ao final do que está sendo contado.

Como o objetivo é prender a atenção e gerar conexão, é preciso entender claramente quem é o público-alvo da marca (como em todas as ações!).

Apenas assim é possível criar um storytelling envolvente e estratégico de fato.

O storytelling no marketing digital pode ocorrer de diversas formas, mas alguns pontos devem ser levados em consideração. Para isso, é preciso que a história...

- prenda a atenção;

- chame atenção rapidamente;

- seja visual;

- desperte emoções (gatilhos são úteis!);

- seja interativa;

- apresente um personagem ou uma situação (conflito);

- entregue uma resolução desse conflito;

- tenha início, meio e fim;

- mensagem e contexto;

- relação direta e indireta com o nicho da marca.

Uma narrativa bem contada, mesmo com a necessidade de uma ligação emocional, não necessariamente precisa ser sobre uma superação de vida!

A criatividade é quem manda: pode ser engraçado, motivacional, relacionado com “memes”, envolver curiosidades e, algo muito utilizado hoje em dia, casos reais de influenciadores, pessoas públicas e até mesmo o próprio cliente.

Ao final da história, há dois principais caminhos: conduzir diretamente a uma venda – um bom exemplo é no story do Instagram, com o “arrasta pra cima” direcionando a uma página de venda ou captura de leads – ou não, conduzindo a conversa apenas a uma identificação que reforçará o branding da marca e a conexão do consumidor.

Além da vantagem de gerar identificação e humanização – facilitando e aumentando as vendas, o branding é reforçado e há maiores chances da marca se tornar referência no nicho, destacando-se no mercado em que atua.

Da mesma maneira, você oferece uma experiência ao consumidor, que percebe a diferença e valoriza.

Gerar influência na vida do público-alvo é também uma excelente e muito importante vantagem, assim como estar presente com histórias significativas, demonstrando profundidade e conhecimento.

Clique aqui e assista a um vídeo com excelente uso de storytelling da Dove, na campanha Retratos da Beleza. Sem direcionar para vendas, a marca reforçou um de seus pilares: a importância de elevar a autoestima das mulheres, criando uma experiência real tanto para quem participou da campanha quanto para os milhares que assistiram.

Interessante, não é?

É possível oferecer muito mais ao cliente do que o produto ou serviço, conquistando espaço genuíno no dia a dia dessa pessoa. No final, as chances de conquistar um cliente fiel são muito maiores através de estratégias como o storytelling no marketing digital.


Conte com a equipe da Emotive Comunicação para criar e apresentar histórias aproveitando ao máximo todos os pilares da sua empresa, desenvolvendo conexão real com o público-alvo! Entre em contato :)


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação