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Campanha sazonal de marketing: o que é e como criar?

Você já deve ter percebido que em datas como dia das mães, páscoa, dia da mulher e afins, diversas empresas criam campanhas ou promoções específicas relacionadas à data, certo? Essas datas pontuais são também conhecidas como datas sazonais, muito importantes no calendário comercial e, ainda mais, para uma campanha sazonal de marketing inteligente e bem pensada.

Continue a leitura para entender mais sobre!

 

Toda empresa tem determinadas épocas do ano em que as vendas aumentam ou tendem a aumentar consideravelmente.

Normalmente, são períodos como Black Friday, Natal, Páscoa, Carnaval...ou seja, datas específicas que são comemoradas e celebradas nacionalmente, já que tem relevância e se tornam pauta na rotina dos consumidores.

Quando se aproxima o dia das mães, por exemplo, percebemos empresas de todos os ramos criando promoções específicas para movimentar e aumentar as vendas.

Seja com descontos, brindes ou campanhas (em comercial, postagens, folders) muito bem pensadas, aproveitar a sazonalidade é crucial para fazer parte de datas importantes para os consumidores e potencializar as vendas, já que também são datas em que os clientes estão mais propensos a realizar mais compras.

 
Como aproveitar ao máximo uma campanha sazonal de marketing?
 
Como o próprio nome diz, é um período sazonal, ou seja, tem curta duração.

Por isso, é preciso pensar com antecedência e programar campanhas previamente para que possam ser criadas ações interessantes e que de fato irão engajar.

Além disso, uma data como o dia dos pais não necessariamente se prende ao dia específico, pode se estender em alguns dias antes e outros depois, criando como uma “semana do dia dos pais” – como acontece com a Black Friday, que dura até semanas!

Assim, promoções mais longas podem ser aproveitadas e o retorno é maior ainda.

Muito além de oferecer produtos com descontos, promoções exclusivas (como “compre um e ganhe outro”, “venha com a sua mãe e o segundo par de sapatos sai com 50% de desconto), uma campanha sazonal de marketing também tem o objetivo de fortalecer a imagem da empresa e mantê-la na mente do consumidor.

E as chances de fidelização, nesses períodos, também são grandes! Isso porque nessas datas sazonais os clientes já estão mais abertos a “ouvir” sua proposta, prestar atenção na empresa e nos produtos ou serviços, já criando um relacionamento inicial.

Para fidelizar esses consumidores, o bom atendimento e um excelente pós-venda são chave de ouro para ir além de apenas oferecer uma boa promoção – o que já é meio caminho andado!

Quando o cliente se sente valorizado (antes, durante e após a compra), as chances de retorno são muito maiores, já que ele criou um vínculo com a empresa. Por isso é tão importante treinar a equipe para oferecer um atendimento de alta qualidade e padronizado.

 
4 dicas para acertar na campanha de marketing sazonal

1 - Planeje com antecedência!
 
Como existem muitas datas sazonais, é importante que no início ou final de cada ano sejam definidas as datas que farão parte das campanhas sazonais do ano seguinte ou atual.

Assim, estratégias já são definidas e pensadas para que nada seja feito em cima da hora - até porque, muitas vezes, algumas datas são bem próximas!

É importante definir o maior número de detalhes o mais cedo possível, como qual será a mensagem da campanha, o objetivo, se terá alguma promoção específica, quanto tempo irá durar e assim por diante.

 
2 - Defina a mensagem da campanha

Como toda campanha de marketing, definir a mensagem é parte importante do processo, além de tópicos como:

- o que de fato você quer transmitir ao cliente;
- como essa mensagem se relaciona com a empresa e sua missão;
- como isso o convencerá de fazer uma compra;

Aqui, o importante é pensar quais sensações e sentimentos você quer despertar no cliente, conectando ele, as emoções e os produtos e/ou serviços, a fim de conduzi-lo para uma compra.

3 - Escolha formatos e meios de comunicação

Cada campanha pode precisar de um meio de comunicação diferente, ou vários para uma só!

Redes sociais, WhatsApp, e-mail marketing, SMS, folders...existem diversas possibilidades e cada campanha sazonal pode precisar de um ou outro.

4 - Crie um cronograma

Com as escolhas feitas e a estratégia definida, criar um cronograma é crucial para que exista uma linha do tempo e tarefas que serão feitas para o início – e acompanhamento – de uma campanha.

Assim, toda a equipe estará ciente da data sazonal e cada setor terá a sua função.

Dica extra: busque as datas de nicho!

Além das datas mais comuns, celebradas por todos (como dia dos pais, dia dos avós, dia das crianças, natal...), existem datas de nicho que, como o nome diz, são extremamente “nichadas” e não farão sentido para todas as empresas.

Existe, por exemplo, o Dia do Hambúrguer, que pode ser aproveitado por supermercados, cervejarias, hamburguerias, restaurantes e afins. Faz sentido e funciona muito bem, não é?!

Agora que você já tem as principais dicas para pensar em uma excelente campanha sazonal de marketing, que tal contar com uma equipe especialista para fazer todo o planejamento de marketing da sua empresa?

Assim, nenhuma data passa despercebida e os canais de comunicação são utilizados das melhores e mais inteligentes maneiras.

Entre em contato com a equipe da Emotive Comunicação e vamos juntos nessa!


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação