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O poder do copywriting na estratégia de marketing

O poder do copywriting na estratégia de marketing
 
A linguagem visual tem sido cada vez mais abraçada pelos consumidores. Vídeos curtos, imagens, GIFs e “memes” estão mais presentes nas mídias sociais. Porém, a linguagem escrita não perdeu a sua força, pelo contrário! Um excelente exemplo dessa força é o copywriting, estratégia de escrita para aumentar a conversão.

Continue a leitura para entender como essa técnica funciona e qual a sua importância em uma estratégia de marketing completa, sólida e inteligente!

 
O que é o copywriting?

O copywriting, também conhecido como “copy” é a estratégia de produzir conteúdos escritos com o objetivo de persuadir/convencer/levar o leitor a concluir determinada ação, seja acessar um link, finalizar um cadastro e se tornar lead ou comprar o produto.

Basicamente, são textos escritos com técnicas persuasivas para vender ideias, produtos ou serviços. Ou seja, cada frase é pensada para conversar da maneira certa com o leitor e, sutilmente, convencê-lo a realizar determinada ação.

A técnica é utilizada em diversas campanhas e conteúdos, como slogans, landing pages, roteiro para vendas, textos para anúncios pagos, SMS e conteúdos orgânicos como um todo.

É possível aplicar aonde for preciso e faz toda a diferença, afinal, não se trata de apenas escrever sobre o produto ou serviço da maneira certa, e sim sobre escrever aplicando detalhes em palavras e frases que auxiliam na maneira como o leitor percebe a marca, seu valor e então tem mais chances de converter.

Marketing de conteúdo X Copywriting

Muito se fala sobre o marketing de conteúdo, muito utilizado hoje em dia para que marcas se comuniquem de maneira estratégia com os públicos.

Porém, é importante pontuar que o marketing de conteúdo e o copywriting não são as mesmas coisas!

O primeiro tem foco em oferecer conteúdo de valor, visando informar, entreter ou educar, por exemplo. São os conteúdos desenvolvidos sem a necessidade de incluir um produto como foco na postagem, e sim com o objetivo de entregar algo ao consumidor/leitor, que valoriza a marca ao desenvolver maior conexão.

Já o copywriting tem o objetivo de gerar vendas, portanto o foco é mais direcionado no que a marca oferece e quer vender.

Apesar da diferença, os dois devem andar lado a lado em uma estratégia completa.

Como funciona o copywriting?

Para que o copywriting seja bem utilizado, é preciso analisar alguns detalhes e, no momento da escrita, tê-los em mente. São eles:

- A persona do produto e/ou marca

A definição da persona é uma etapa muito importante para iniciar um texto persuasivo. Assim, o conteúdo criado é direcionado para o consumidor ideal.

As palavras, frases e gatilhos mentais utilizados são desenvolvidos de acordo com as características dessa persona.

Por exemplo, ao vender um equipamento novo no mercado para veterinários, é possível destacar como essa compra será um diferencial na imagem do profissional, que contará com o melhor e mais novo equipamento disponível.

Por outro lado, uma copy para um coach pode focar na sensibilidade e falar diretamente com o leitor, como se fosse uma conversa pessoal e íntima, utilizando de frases sutis e leves, porém poderosas, como “você é capaz de transformar a sua vida”.

- A facilidade de compreensão do texto

Sim, é preciso escrever com cautela e incluir detalhes capazes de convencer o leitor.

Porém, de nada adianta entregar um texto muito longo, complexo e confuso.

Assim como citado no tópico sobre a persona, é necessário pensar em como o leitor receberá esse texto.

Em outras palavras, o copywriter (profissional do copywriting) precisa pensar como se fosse essa persona, para assim entregar um conteúdo funcional.

- Identificar um problema, solucioná-lo e convidar para a ação final

Na maioria dos casos, uma copy com o objetivo de persuadir o leitor vai além de apenas expor as vantagens de um produto ou serviço.

Com o objetivo de utilizar gatilhos mentais e atingir a mente do leitor, uma lógica muito utilizada e bastante funcional funciona da seguinte maneira:

Após expor e chamar a atenção para um problema, é oferecida uma solução. Essa solução, no caso, envolve o produto/serviço oferecido pela marca. Assim o texto segue com uma oferta ou promessa verdadeira, finalizando com uma call-to-action (CTA) convidando o leitor que se interessou a finalizar a jornada.

Uma copy envolve emoções, sentimentos e gatilhos, afinal, é a maneira mais certeira de envolver o leitor na mentalidade da marca e fazê-lo acreditar que esse produto ou serviço é o ideal para solucionar o seu problema, seja ele qual for.

Interessante, né? O copywriting é poderoso e faz toda a diferença na conversão! Porém, para que seja certeiro e funcione, é importante contar com uma equipe especialista no assunto, como o time da Agência Emotive.

Somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes! Vamos trabalhar juntos e elevar a sua marca? Entre em contato!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação
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