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Live commerce: a tendência de consumo que veio pra ficar

É o contexto que define as novas maneiras de consumo. A partir de acontecimentos e mudanças na percepção e modo de agir dos consumidores, novas formas de divulgação, venda e negócios precisam ser adotadas, como é o caso do live commerce: uma tendência que se tornou realidade após a pandemia.

Com a necessidade de fechar as portas momentaneamente no início da pandemia da COVID-19, em 2020, empresas de todos os setores – especialmente varejo - precisaram buscar novas maneiras de seguir oferecendo seus produtos e serviços.

Nesse ponto, os canais digitais já eram muito usados para divulgação e venda, é claro. Instagram, loja virtual, facebook e até mesmo Whatsapp já faziam parte da realidade dos consumidores.

Porém, foi preciso ir além: tornar o digital o “único” meio por algum tempo. Foi então que as empresas precisaram expandir e explorar ainda mais os recursos das redes sociais e as lives se tornaram um grande sucesso que persiste até hoje pela facilidade, comodidade e agilidade para os consumidores.


Live commerce: unindo o físico e o virtual
 
Transmissões ao vivo pela internet para mostrar produtos aos seguidores e consumidores: esse é o objetivo do live commerce.
 
Essa modalidade, também conhecida como Live Stream Shopping e Shop Streaming, já é uma realidade na China há anos, mas teve um “up” no mundo inteiro com a pandemia.

A criatividade unida à necessidade fez viralizar essa modalidade que segue em alta até hoje, mesmo sem estarmos vivendo um isolamento como o anterior.

Fato é que os consumidores já vinham se tornando cada vez mais digitais e hoje, após conhecerem métodos como o live commerce, não abandonam mais a experiência facilitada, que já vinha sendo adotada através das lojas virtuais.

O live commerce, hoje uma realidade, é uma nova modalidade de compra virtual, aumentando o leque de opções para empresas e consumidores.

De pequenas a grandes marcas, locais, regionais ou nacionais, empresas de diversos setores adotaram esse formato e apresentam excelentes resultados.

O funcionamento é simples: uma live, com data e horário marcado – podendo ser surpresa dentro de uma estratégia, que tal? – apresentada direto da loja, fábrica ou estoque, onde funcionários/representantes apresentam produtos disponíveis e valores.

No caso de marcas menores e locais, há até mesmo a possibilidade de “reservar” produtos, criando uma venda automática.

Já para marcas maiores e mais abrangentes, um direcionamento para a loja virtual é o ideal.

Em ambos os casos, o live commerce oferece duas vantagens:

1 – Apresentar o produto, mostrar detalhes e variações, evitando a necessidade de ida até a loja por parte do consumidor apenas para conhecer o produto. Nesse caso, o mesmo pode decidir o que deseja na própria live e visitar a loja apenas para finalizar a compra, encurtando o processo.

2 – A possibilidade de visualizar produtos que estão disponíveis apenas em lojas virtuais, trazendo mais “realidade” para o consumidor, que gosta de visualizar o máximo possível do produto antes da compra.


Estratégias e atualizações no formato de live commerce

Como todo novo formato, o live commerce foi ganhando desdobramentos e sendo adaptado para estratégias de marketing das mais diversas.

Através da interação entre o porta-voz da empresa e o cliente, em tempo real, a live pode se tornar muito mais do que uma venda, e sim um bate-papo interativo, aproximando cliente e marca.

Uma das estratégias mais inteligentes e atuais, nesse sentido, é a união de influenciadores digitais em lives, seja relatando sua experiência, tirando dúvidas, conversando com a marca sobre o produto ou serviço e, é claro, direcionando a uma compra.

Além disso, esse método oferece ferramentas que direcionam o consumidor para o aplicativo ou site, capturando leads – sempre muito importantes!

A gamificação (uso de técnicas de design de jogos) também é uma estratégia muito válida para melhorar a experiência do internauta.

O conteúdo das lives deve ser pensado estrategicamente também: quais produtos serão oferecidos? Serão ofertas exclusivas para a live? O que o consumidor que assistir ganha, qual o diferencial?

Oferecer bônus, descontos extras, novidades em primeira mão e afins são ótimas ideias para que a live seja um conteúdo exclusivo, logo, considerado “imperdível” pelo público, assim como a união com influenciadores referência no nicho da marca.

Indo além de B2C (business to consumer), empresas B2B (business to business) também podem se beneficiar do live commerce através de lives fechadas para representantes e parceiros, por exemplo.


Live commerce 2.0: aplicativos em ação
 
Com a ascensão de aplicativos como TikTok e Kwai, as lives vão muito além do Instagram e Facebook: Na China – pioneira em live commerce -, por exemplo, o Kwai já lançou um formato de interação em lives que permite aos usuários a finalização da compra dentro do próprio aplicativo, sem a necessidade de abrir diversas vagas, o pagamento é feito na própria tela da live, rapidamente.
 
 
Com o endosso do creator/influencer na plataforma, as vendas são facilitadas entre o público usuário do aplicativo.

O TikTok, aplicativo já queridinho dos brasileiros, também apresenta esse função e, de quebra, oferece o TikTok Shopping, onde é possível adicionar links em determinados conteúdos e apresentações que direcionam o usuário para uma página de produtos, expostos em um catálogo no qual pode ser feita uma compra – tal qual a página “shopping” do Instagram.

Como você pode perceber, o live commerce não é mais uma tendência: é uma realidade. Vêm ganhando espaço, atualizações e adicionais que facilitam o processo, como é o caso dos aplicativos.

Seja qual for a plataforma, é importante analisar estrategicamente maneiras de incluir a sua empresa nessa nova maneira de consumo, a qual hoje é muito valorizada pelos consumidores.


É importante lembrar que além de marcar presença nos novos formatos, é preciso apresentar redes sociais bem organizadas e alimentadas com conteúdos interessantes e que fazem sentido para o público-alvo.
 
Assim, conseguem-se mais seguidores que, automaticamente, estarão propensos a participar das live commerce.
 
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