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Loja virtual: estratégias e cases de sucesso

Com a preferência pela compra online cada vez maior e mais frequente entre os consumidores, ter uma loja virtual que gera lucro é o objetivo de milhares de empreendedores. Mas não basta criar um e-commerce, é preciso trabalhar o marketing como um todo e investir em estratégias específicas e bem trabalhadas.

Hoje vamos apresentar algumas estratégias, dicas e cases de clientes da Emotive que fizeram o seu negócio decolar com a loja virtual. Vamos lá?


Loja virtual: estamos apenas no início dessa nova era
 
De acordo com Ecommerce Brasil, em 2020 as lojas virtuais alcançaram quase 20 bi de acessos.

Já em 2022, pesquisa feita pelo indicador MCC-ENET e divulgada pela CNN nos traz um novo – e excelente – dado: o setor de vendas do mercado online brasileiro cresceu 20,56% em janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano passado.

A pesquisa também analisa um dado muito importante e bacana para os empreendedores que já tem ou estão iniciando uma loja virtual: o crescimento do pagamento via PIX.

Ainda novidade para muitos, em dezembro de 2021 o PIX já representava 4% do pagamento das compras online. Daqui pra frente é, com certeza, perceber um crescimento cada vez maior.

Da parte dos empreendedores, é ideal estar de olho nessas atualizações para que se possa ofertar diversos formatos para o consumidor.


Dicas e estratégias para lojas virtuais
 
Com todos esses dados, fica fácil perceber: a loja virtual já não é mais uma visão do futuro, é o presente em crescente expansão.

Porém, para que um e-commerce seja rentável, é preciso trabalhar o marketing com estratégia. Confira algumas sugestões:

- Design adequado e usabilidade de alta qualidade

Assim como ao abrir o perfil do Instagram da marca, o consumidor deve ser encantado ao “chegar” na primeira página do e-commerce.

Isso significa não só manter a identidade visual em destaque através das cores, fontes, ícones e logotipo, mas também ter um design moderno, adequado a imagem da marca e, acima de tudo, altamente funcional.

Além disso, tratando de vendas online, é ESSENCIAL utilizar imagens de boa qualidade, não economize nas fotos e nas variações de ângulos.

De nada adianta um site complicado, no qual o consumidor não encontra os itens ou tem que percorrer um longo caminho e abrir diversas abas. Facilite ao máximo!

Em relação à usabilidade, é importantíssimo verificar a loja virtual no computador, celular, tablet e afins, para que funcione perfeitamente em todos os formatos.

- Descubra quem é sua buyer persona

Conhecer a persona que movimenta o segmento em que a sua marca se encontra é o primeiro passo para criar qualquer conteúdo e até mesmo definir descrições e estilo da loja virtual.

A persona, ou buyer persona, é a representação do cliente ideal da loja virtual, ou seja, a personificação do público que consome os produtos oferecidos pela marca.

Essa definição é feita a partir de busca de dados gerais do mercado e do segmento em questão, além de dados próprios que a empresa já tem e pesquisa nas redes sociais da própria marca, por exemplo.

Assim, conhecendo quem é o consumidor ideal e quais seus hábitos de consumo, se torna mais fácil direcionar estratégias e campanhas.

- SEO: conteúdo orgânico

O SEO (Search Engine Optimization ou, em tradução, Otimização de mecanismos de busca) é a estratégia responsável por posicionar a marca no Google através de um conjunto de ações que auxiliam o buscador e perceber a página como relevante, assim a colocando para o “topo” da pesquisa.

Criar conteúdo orgânico em lojas virtuais é possível e deve ser feito! O blog é um excelente aliado nesse sentido, já que além de demonstrar autoridade no assunto e desenvolver relacionamento com o cliente, que passa a ver a marca como uma “amiga”, é o espaço perfeito para incluir palavras-chaves relacionadas aos produtos e assim aparecer no Google e demais buscadores.

Assim, muitos visitantes que nem mesmo pensavam em comprar um produto, encontram informações interessantes e conhecem a marca, se tornando novos clientes.

- Redes sociais alinhadas

As redes sociais de marcas que tem loja virtual devem ser bem trabalhadas para manter a comunicação alinhada e instigar o seguidor a visitar a loja e comprar.

Além de conteúdos informativos, divertidos e interativos, é possível criar campanhas que direcionam ao site, por exemplo.

E, não menos importante, manter a mesma linha de comunicação em todas as redes demonstra força e autoridade no mercado.

- Promoções inteligentes e campanhas criativas

Aproveitar datas especiais e sazonais (como dia das mães, páscoa, natal...) é uma ótima estratégia para aumentar os lucros de um e-commerce.

Como é um assunto que está em alta, chama a atenção facilmente. Além disso, costuma gerar mais vendas justamente por atender a demanda da época.

- E-mail marketing: relacionamento e branding

O e-mail marketing é uma estratégia de excelente custo benefício, já que seu custo de implementação é relativamente baixo e seu alcance pode ser muito alto.

É importante capturar leads (cadastros de possíveis clientes), o que pode ser feito através de landing pages que oferecem materiais ricos, como ebooks, descontos, etc.

Caso você já tenha uma base de contatos, devem ser incluídos também, focando em ações de retenção (ofertas personalizadas, por exemplo).

É através do e-mail marketing, também, que podemos criar ações onde na jornada de compra percebemos uma desistência do consumidor e enviamos e-mails com mensagens do tipo “ei, o produto que você estava de olho está aqui!”.

É bastante poderoso!

- Mídia paga: estratégia de sucesso

Para fechar com chave de ouro as dicas de estratégias, temos a mídia paga como uma excelente aliada no aumento do lucro da loja virtual.

Justamente por poder investir um valor para que a loja apareça mais para um público maior é que essa estratégia é tão poderosa e funcional.

Porém, para que funcionem bem, os anúncios de mídia paga devem ser muito bem direcionados e feitos com atenção, utilizando as palavras certas e aparecendo nos canais que fazem mais sentido para a marca.

Clique aqui e leia mais sobe mídia paga!

Case de sucesso de loja virtual: crescimento de 93,21% nas vendas!

A equipe da Emotive é especialista em conectar empresas a potenciais clientes através de estratégias em diversos canais, como foi o caso de um cliente do segmento de equipamentos e insumos para produção de cerveja artesanal!

Começamos com a meta de aumentar as vendas nos 12 meses seguintes em 30% e chegamos a 93,21%! Tudo isso com estratégias bem direcionadas, tais como:

- Gerenciamento completo de redes sociais

Criação de conteúdo orgânico frequente com objetivo de educar o internauta sobre o mercado de produção de cerveja artesanal.

- Gestão de tráfego pago com objetivo de levar mais pessoas para dentro da loja virtual
 
Trabalho específico para todas as etapas do funil de vendas, criando anúncios específicos para cada estágio do processo de compra.

- Otimização de campanhas na rede de pesquisa e rede de display com objetivo de atrair novos potenciais clientes para a loja virtual.

Para impactar quem visitou o site e não comprou através de anúncios de remarketing.





 

Demais, não é?
 
Com estratégias bem direcionadas para o público-alvo da loja virtual e campanhas criativas e inteligentes, é possível ter um ROI (retorno sobre investimento) excelente e muito maior do que se esperava.

Clique aqui para conhecer mais sobre os projetos especiais para lojas virtuais e depoimentos de clientes da Emotive.


Entre em contato e vamos juntos fazer a sua loja virtual decolar!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação