O que é o Marketing de Conteúdo e como conseguir ótimos resultados com ele?

Você assiste a comerciais, presta atenção em outdoors e em anúncios de jornal e revista? Mesmo que sua resposta seja sim, eles certamente não afetam tanto os seus hábitos de consumo quanto antigamente.

Propagandas interruptivas e que muitas vezes não tem nenhuma relação com as suas preferências já não impactam tanto quanto antigamente, afinal os consumidores, mais do que nunca, têm poder sobre o que consomem, seja na TV ou mais ainda online.

Mas se essa estratégia já não funciona tão bem como antes, como agir para que seu público conheça e se interesse pelos seus produtos e serviços?

É aí que surge o Marketing de Conteúdo: uma estratégia de atração de clientes através de conteúdo relevante, frequente e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e assim gerar mais oportunidades de negócios.
 
A metodologia Inbound

O Inbound Marketing é a estratégia mais eficiente de Marketing Digital da atualidade. E, dentro dele, está o Marketing de Conteúdo.

O Inbound Marketing se baseia na estratégia de captar o interesse das pessoas de forma não invasiva ou interruptiva.
Ao contrário das propagandas agressivas seu objetivo é atrair o público de forma gradativa e sutil.
Você deixa que ele venha até sua empresa no tempo dele e ele dá permissão para que você passe a sua mensagem. Devido a isso, o Inbound também chamado é chamado de marketing de atração.
Para isso, o Inbound se baseia em quatro pilares:

  • Atrair: por meio de conteúdo relevante, frequente e valioso, ele atrai visitantes interessados no seu negócio;
     
  • Converter: a segunda etapa consiste em transformar visitantes em leads, aproximando-os mais do seu negócio e transformando-os em potenciais clientes;
     
  • Vender: a partir do momento em que seu lead cria interesse no produto ou serviço que sua empresa oferece, este é o momento de você mostrar que oferece exatamente o que ele precisa e, então, fechar a venda;
     
  • Encantar: a relação entre empresa e cliente não termina na venda. O Inbound prega um relacionamento duradouro, em que você oferece todo o suporte necessário, além de encantar o cliente com materiais interessantes e um atendimento competente.
     
Benefícios do Marketing de Conteúdo

Trazemos agora os principais benefícios de implementar o marketing de conteúdo na sua empresa.

Aumenta o tráfego do seu site
Produzir conteúdo relevante, frequente e valioso é a melhor forma de deixar seu site bem ranqueado no Google e, consequentemente, aumentar a quantidade de acessos diários.

Aumenta a visibilidade da sua empresa
Contribui para que mais pessoas conheçam a sua marca e os produtos e serviços que sua empresa oferece.
Além disso, as pessoas possuem maior propensão a comprar de marcas que conhecem e confiam.


Aumenta o engajamento com a marca
O engajamento visa construir um relacionamento próximo e constante com uma audiência mais seletiva.

Educa o mercado
A produção de conteúdo vai também ajudar a responder às dúvidas dos clientes e os ensinar tudo que precisam saber para tomar a decisão de compra.

Gera vendas
Com toda essa estratégia bem planejada e executada, a etapa final do processo vai colher os frutos, ou seja, a chance de ampliar as vendas da sua empresa irão aumentar.
 
Quer saber como implementar uma estratégia eficiente de marketing de conteúdo? 
 Clique aqui e fale Conosco.

Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação