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Mídia Programática: o que é e quais as vantagens?

Mídia Programática: o que é e quais as vantagens?

Investir em publicidade online faz toda a diferença em uma estratégia de marketing sólida e eficaz, afinal, atinge o público-alvo com maior assertividade e personalização, aumentando as chances de venda. Apesar desse formato tradicional de publicidade online ser eficaz, quem está ganhando espaço atualmente é a mídia programática, oferecendo outro nível de anúncios no meio digital.

Embora o nome soe diferente e até desconhecido, a mídia programática faz parte do cotidiano dos consumidores e tem feito parte da estratégia de diversas organizações, de diferentes portes.

Para compreender de fato como esse formato funciona, acompanhe o artigo!

Mídia Programática: o futuro já chegou

O formato tradicional da compra de espaço publicitário segue o caminho lógico e já conhecido no qual empresas adquirem um anúncio direto com os veículos de comunicação, logo, comprando a audiência inteira do site, sem uma grande segmentação.

Dessa maneira, é feita uma “aposta” com base em pesquisas como o público-alvo do veículo, número de visualizações, visitas no site, etc. São dados válidos e úteis, porém um tanto rasos.

Com a mídia programática, a segmentação é a palavra chave para criar campanhas de sucesso.

Na prática, é um formato de compra e venda de mídia digital (ou espaços publicitários online) de forma automatizada e pensando em públicos específicos, ou seja, com maior segmentação e personalização, o que torna tudo mais efetivo.

Esse processo de compra e venda de espaços publicitários online acontece em tempo real, com a grande vantagem de poder exibir um anúncio para um cliente específico.

Ou seja, o contexto é mais focado no particular do que no geral, como acontece no formato tradicional onde a mídia vai alcançar muitos usuários, porém nem todos são ou serão os clientes ideais.

Com a mídia programática, é possível personalizar a mensagem para o usuário certo, no momento certo e com contexto particular.

Assim, o consumidor ideal recebe um anúncio certeiro conforme os seus interesses específicos e as chances de conversão são bem maiores. Incrível, né?

 
Mídia Programática na prática: como funciona?

Com essa estratégia é possível limitar os anúncios de maneira detalhada nos mínimos detalhes, como através de dados demográficos, idade, sexo, etc.

Porém, o grande diferencial é a precisão dos clientes ideias para receber determinado anúncio.

Na prática, os algoritmos e cookies analisam o comportamento dos usuários, coletam dados e os disponibilizam em espaços publicitários precisos para que marcas anunciem a esses consumidores.

O consumidor em si não percebe diferença em formatos de anúncios, ou seja, eles estão ocorrendo o tempo inteiro.

No caso da mídia programática, funciona como um “leilão” entre anunciantes que já tem definido o seu público-alvo e aguardam pela oferta de empresas e sites configurados para esse tipo de publicidade.

O anunciante interessado dá um lance e, conseguindo esse espaço, tem o anúncio exibido para esse cliente.

Tudo isso acontece antes mesmo da página que o usuário clicou ser carregada totalmente, ou seja, acontece em poucos segundos.

O processo é totalmente automatizado e ocorre através de plataformas como a Criteo e até mesmo o Google AdWords, que conta com uma rede de sites parceiros que disponibilizam seu espaço para o anúncio de mídia.

 

As grandes vantagens da mídia programática são:

- Segmentação aprimorada, já que garante maior precisão ao escolher o público que irá receber o anúncio, garantindo que alcance consumidores realmente interessados em assuntos similares ou relacionados ao que estão buscando.

- Praticidade: como é automático, se torna muito mais simples. O formato tradicional envolve um processo manual e mais lento, necessitando mais profissionais envolvidos e mais tempo para fazer tudo. No caso do formato programático, o trabalho é direto, automático e rápido.

- Custo-benefício: com uma segmentação qualificada a chance de conversão é muito maior. Assim, as campanhas são mais eficientes e a verba é utilizada de maneira estratégica.

- Maior alcance: por ser automático, é torna possível anunciar em diversos sites ao mesmo tempo. Ou seja, não é necessário fazer o contato individual com cada espaço publicitário, possibilitando o anúncio rápido e constante sem perder o timing.

Agora que você já sabe o que é a mídia programática e como ela é vantajosa para marcas que buscam se destacar e crescer no meio digital, que tal dar o próximo passo e investir com maior assertividade e precisão?

Conte com a equipe da Agência Emotive, somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes! Entre em contato. 

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação
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