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O poder da identidade visual para empresas

A identidade visual é o conjunto de elementos visuais que caracterizam uma marca através de símbolos, cores, formas e fontes, por exemplo.

Juntos, esses detalhes formam a identidade da empresa, ou seja, o conceito desenvolvido para criar a imagem que a mesma irá transmitir para o público.

É a representação do negócio em detalhes que fazem toda a diferença.



Identidade visual: o poder do diferencial


Independente do mercado ou da área, existem diversas empresas que podem oferecer produtos ou serviços similares.

O papel da identidade visual é criar a “cara” da empresa, para que não seja apenas mais uma do ramo. Assim, é gerado um diferencial que é traduzido através desses elementos, cores, fontes, etc.

Além de demonstrar profissionalismo, auxilia com que o cliente lembre da marca por causa desses itens – gerando ainda mais autoridade e cativando novos clientes.

Dentre os principais itens visuais que a identidade contempla, alguns são: logo, frases, slogans, tipografias, ilustrações, fontes, ícones e cores.

Esse conjunto não apenas representa a marca, mas também conversa com o público e determina como a empresa será associada e lembrada.

Por isso, a identidade deve ser desenvolvida a partir de análise, estudo e teste. É o que define a primeira impressão e a futura construção do branding!

Muito além do logotipo, todos os elementos definidos na identidade podem e devem ser utilizados em demais materiais institucionais, como apresentações, propostas, orçamentos, embalagens e redes sociais, por exemplo.

É com a criação contínua de materiais e peças (tanto gráficos quanto digitais) que a empresa é promovida de acordo com a linguagem e mensagem que deseja transmitir.

Deve ser um trabalho contínuo e coerente, portanto a importância de uma identidade bem desenvolvida.



Branding, marketing e identidade no planejamento estratégico


Lado a lado com a identidade, o branding é a construção de uma marca forte.

É o trabalho feito para que a empresa seja apresentada com o propósito definido, abraçando também a linguagem – tanto tom de voz quanto escrita em canais online - e maneiras e formatos utilizados até os ideais defendidos pela empresa e o modo de fazer conteúdo.

Pensando em um planejamento de marketing, a identidade visual é essencial. Apesar de ser muito utilizada no off-line em peças gráficas – o cartão de visitas é o exemplo clássico muito utilizado até hoje - as mídias devem conter os elementos para reforçar a marca e manter a imagem da empresa.

O poder do uso dos elementos é criar e desenvolver uma imagem que torne a empresa memorável, como diversas marcas que o público costuma associar rapidamente através de cores, fontes e símbolos.

Um excelente exemplo é a cor vermelha que rapidamente é associada ao McDonald’s. Ou, o símbolo do Starbucks, que não precisa vir acompanhado do nome da marca para ser lembrado, assim como o símbolo da Ferrari – o cavalo – que é automaticamente associado.

Assim por diante, diversas empresas geram associações através de elementos das suas identidades e, com a construção do branding e do posicionamento digital, se tornam marcas de sucesso sem que ao menos o público perceba esses passos, que envolvem o consciente e o inconsciente.

É um trabalho minucioso que requer atenção e estudo, pois define a primeira impressão da marca e como a mesma será associada, lembrada e vista pelo público.

Para que seja feito de maneira certeira, é importante contar com profissionais para o desenvolvimento da identidade visual, já que saberão definir as cores, fontes, símbolos e a logo – além de aplicar corretamente em materiais - para que atinja o público desejado.

Interessante, não é mesmo? Esperamos que a conversa tenha sido útil para o seu negócio! Conte com a equipe Emotive para desenvolver a identidade da sua marca e auxiliar no crescimento, prosperidade e fortalecimento no mercado.


 
Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação