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A importância do Blog Corporativo na estratégia de marketing

Com a relação entre marca e usuário cada vez mais próxima através das redes sociais, o papel do consumidor está ainda mais presente e ativo nas mídias, determinando seu interesse e possibilidade de se tornar cliente. Por isso, é essencial contar com uma estratégia que contemple vários formatos e canais, como o Blog Corporativo.

Esse formato pode ser um fator determinante para um ótimo planejamento de marketing. Continue lendo para entender mais e começar o blog da sua empresa!

O que é um blog corporativo?

O blog nada mais é do que uma área de conteúdo dentro do site da empresa. Normalmente como uma opção no menu, é um espaço destinado à criação de conteúdo de valor para alcançar novos consumidores e fortalecer o branding.

Diferente das postagens em redes sociais, o blog corporativo funciona através de artigos que, quando feitos com estratégia, desempenham papel importante no crescimento da marca.

Apesar do crescimento constante das redes como Instagram e Facebook (também de grande importância na estratégia), é essencial que a marca esteja presente em outras plataformas. Utilizando o blog corporativo, é possível alcançar novos clientes através do Google, como ferramenta de pesquisa.

Hoje, é um dos canais mais eficazes e ágeis para que a empresa seja encontrada (já que muitos consumidores buscam assuntos que podem levar ao site) e também para reforçar e construir a imagem da marca.


Principais vantagens da área blog para uma empresa

- AUTORIDADE: ao demonstrar conhecimento sobre assuntos relacionados à marca, fica claro para o cliente o domínio que a mesma tem, reforçando a qualificação e se tornando referência.

Por exemplo, uma empresa de quadros personalizados pode criar artigos sobre dicas para decoração em apartamento, entrevistar um arquiteto e até mesmo explicar sobre materiais e impressões.

São assuntos relacionados que conversam com o produto e, sutilmente, mostram ao cliente como essa marca é a melhor opção – através da autoridade, do relacionamento e da possibilidade de após ler, ser direcionado para a compra.

- CREDIBILIDADE: a área blog também pode ser utilizada para mostrar todos os benefícios e vantagens dos produtos e/ou serviços. Desde explicar a história da marca, contar sobre o funcionamento, explicar mais sobre o processo e os materiais utilizados até mostrar feedbacks e cases de sucesso - tudo isso demonstra confiança e qualidade.

- SEO e posicionamento no Google: com o uso de SEO (Search Engine Optimization) nos artigos, muitos visitantes podem chegar ao site através dos conteúdos e assim conhecer a empresa.

É também importante manter uma frequência de postagens e falar de assuntos populares, quando possível.

- LEADS e INBOUND MARKETING: Ao captar mais leitores e possíveis clientes com o uso do SEO, o conteúdo oferecido no blog pode ser usado para converter visitantes em leads e futuros clientes.  Oferecer assinatura para receber novidades, descontos e artigos é uma das maneiras mais utilizadas, por exemplo.


A criação de conteúdo no blog corporativo deve ser constante, já que não necessariamente traz novos consumidores de maneira imediata - ao contrário de um anúncio específico, por exemplo.

O processo do conteúdo de valor é OFERECER informação, se relacionar com o visitante/consumidor e se tornar uma empresa “querida” e útil para ele.
Assim, gerando autoridade, conquistando esse consumidor com conteúdo e tendo ele como lead para campanhas, é possível que ele se torne um cliente fiel, indique para mais pessoas e veja a marca como referência.

Conte com a Agência Emotive para criar campanhas estratégicas e de sucesso para a sua empresa! 


Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação