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Mídia espontânea: o que é e qual a sua importância?

Desenvolver uma estratégia de marketing que abraça vários canais e formatos de comunicação é a chave para a boa divulgação de um negócio, como é o caso da mídia espontânea, muito importante e valiosa para a construção da imagem de uma empresa.

Dentro das possibilidades de mídia no marketing digital existem três principais: Owned (Mídia Própria), Paid (Mídia Paga) e Earned (Mídia Espontânea).

O uso inteligente de cada uma das mídias é essencial para o bom funcionamento das outras, já que estão interligadas e quando trabalhadas estrategicamente apresentam ótimos resultados.

Acompanhe o texto para entender mais sobre os tipos de mídia e a importância da espontânea, nosso assunto principal.


 
O que é a Earned Media?

 
Também conhecida como ganha ou orgânica, a mídia espontânea é toda aquela feita por terceiros sem um investimento financeiro ou qualquer outra interferência direta da marca – por isso o espontâneo, ganho, orgânico.

Para compreender melhor, vamos analisar os outros dois tipos de mídia!

A Owned – mídia própria – é, bem como o nome diz, toda a mídia produzida diretamente pela empresa em seus canais próprios como blog, redes sociais, landing pages, e-mail marketing, etc.

Funciona bem para criar relações de longo prazo, porém costuma demorar um pouco para deslanchar, já que sozinha não tem tanto peso.

Já a Paid – mídia paga – é justamente toda mídia que envolve um investimento financeiro a terceiros para que possa acontecer.

São os anúncios e campanhas em Facebook ADS, Google Adwords, mídia programática, patrocínio a influenciadores e até mesmo compra de espaços publicitários tanto no meio digital quanto tradicional (jornal, rádio, outdoor...).

Tem ótimos benefícios como a divulgação em massa e a conquista mais rápida de novos clientes, além de gerar maior confiança ao público.

Nesse sentido, a mídia espontânea é exatamente uma mídia que não é produzida nem pela própria marca nem por algum terceiro que é contratado.

É uma mídia literalmente ganha, ou seja, produzida espontaneamente por alguém ou algum portal.

De indicação de clientes a influenciadores que citam a marca (sem algum acordo, de maneira espontânea) até releases em portais de notícias/jornais e citações da marca em redes sociais, esse tipo de mídia é valioso.

Como citado nas mídias Própria e Paga, ambas começam uma construção de credibilidade, porém é a espontânea que influencia de maneira natural a imagem da marca, que passa a ser vista como referência.

Isso porque a indicação veio de um terceiro - e hoje isso é importantíssimo, pois pessoas confiam em pessoas (no caso da indicação vinda de amigos e conhecidos) e, especialmente no caso de influenciadores e portais, confiam também em personalidades que têm uma imagem forte no mercado.

Principais possibilidades de mídia espontânea: influenciadores, buzz em mídia de massa (conteúdo que viraliza), menções em sites de nicho (ótimo para empresas menores), avaliação em sites (TripAdvisor, Yelp, Google Meu Negócio e site próprio), eventos (feiras e exposições), além do clássico “boca a boca”.


 
Como conquistar a mídia espontânea?

 
Como é uma mídia que acontece de maneira natural e sem interferências da empresa, não é possível contar com alguma garantia de quando e como irá acontecer.

Mas é possível se apoiar em técnicas e estratégias que impulsionam esse relacionamento e aumentam as chances, como o investimento na interação.

O consumidor 3.0 é mais participativo e valoriza o relacionamento no processo de compra, portanto uma das maneiras de conquistar esse consumidor e aumentar as chances da mídia espontânea é valorizar a interação, ou seja, responder comentários, e-mails, dúvidas - tudo de maneira inteligente e personalizada.

Outras maneiras de viabilizar e aumentar as chances:

- Investir na criação de conteúdos virais;

- Participar de assuntos atuais (dos sérios aos “memes”) e abrir conversas, incentivando a interação dos usuários.

- Incentivar o compartilhamento, demonstrar valorização através da interação e repost de avaliações e marcações em redes sociais.

- Iniciar relacionamento com influenciadores através de conversas, interação e até mesmo envio de produtos como “recebidos”, estreitando um relacionamento de valor.

- Contratar assessoria de imprensa e estabelecer proximidade com jornalistas.

Além dessas estratégias que podem variar de acordo com cada negócio, as mídias (própria, paga e espontânea) estão interligadas, portanto é crucial investir nas duas primeiras para estabelecer um conteúdo forte, criativo e estratégico que incentive a mídia ganha.

A lógica é simples: quanto melhor a comunicação própria de uma marca e maior aparição em canais através de anúncios, a marca fica em evidência, passa a ser vista como referência e assim mais e mais pessoas - sejam clientes fidelizados, em potencial ou influenciadores e jornalistas - passam a perceber a marca, sua força e naturalmente terão interesse em conhecer e, tendo uma experiência positiva, compartilhar a indicação.

Por isso é tão importante contar com uma agência especialista em conteúdo e mídia, como é o caso da Agência Emotive.

 
Entre em contato e vamos criar uma estratégia sólida para garantir boa visibilidade e desenvolver uma imagem forte da sua empresa no mercado!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação