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Marketing human to human (H2H): a importância da conexão

Em meio a uma vida cada vez mais tecnológica e automatizada onde o uso de redes sociais e o envolvimento entre marca-consumidor é cada vez maior, é preciso que as tendências de marketing se atualizem e correspondam às necessidades dos usuários. Com o marketing human to human (H2H), chegou a hora de valorizar a conexão e a experiência.


Humanização, conexão e experiência: os princípios do H2H

Vivemos a era da humanização, ou seja, de maior conexão entre pessoa e pessoa, muito além de marca e empresa.

Esse formato de marketing valoriza essa conexão e busca humanizar a marca como um todo, gerando maior identificação entre os usuários e assim cativando mais, o que automaticamente gera maior reconhecimento, referência e vendas.

A ideia é que o contato estabelecido entre marca e consumidor seja não apenas constante e através de diversos canais, mas também mais humano, reduzindo aquele formato automático e robotizado em que o cliente percebe e sente falta de um tratamento individual.

Assim, se cria uma comunidade entre marca e consumidores/usuários que se identificam com os valores, posicionamentos, veem e percebem a marca como uma “amiga”.

Esse tipo de marketing surgiu para repensar os já conhecidos formatos B2B e B2C – também funcionais e importantes -  e introduzir esse novo pensamento mais humano.



Marketing human to human: como funciona e quais as vantagens?

Com foco em experiência, deve-se oferecer uma sensação de pertencimento e comunidade.

Além do já conhecido Inbound marketing, onde se oferece conteúdo de valor e não com foco direto em venda, mas sim com foco em auxiliar, ajudar e solucionar problemas e dúvidas - para assim direcionar ao produto - o marketing human to human acrescenta a criação de um conteúdo mais genuíno.

Muito além do conteúdo, se trata do atendimento, da comunicação nos canais, na abertura de espaços para conversas e trocas. Não necessariamente se oferece um produto no final do contato, a ideia é o contato em si, a proximidade, o relacionamento.

A grande vantagem dessa comunicação mais direta entre marca e cliente é uma tomada de decisão mais rápida, já que o cliente sabe que está conversando diretamente com a marca (ou, ao menos, sua persona) e isso desperta emoção, sentimento - que, no final das contas, é o principal fator de decisão.

Além disso, o consumidor passa a ver a marca com outros olhos e certamente vai lembrar da mesma quando precisar do produto ou serviço, já que hoje se consome mais do que o produto, mas também a experiência.  



Como aplicar a estratégia de marketing human to human (H2H)?

Para aplicar essa estratégia, devem-se considerar todos os canais e unificar a comunicação com a mesma linguagem (de acordo com o público-alvo).

As redes sociais e o e-mail marketing para nutrição de leads e consumidores são os principais canais para se trabalhar a humanização de forma leve, próxima e individual.

De respostas em comentários nas redes até o desenvolvimento de e-mail com tratamento mais humano, a persona da marca deve ser bem definida e o contato deve ser constante.

Além disso, devem-se considerar as diferenças de cada rede. O Twitter, por exemplo, é a rede em que marcas podem participar dos “memes”, fazer tweets divertidos e responder de forma mais jovem.

Já o Facebook pode pedir um pouco mais de seriedade, porém sem perder a persona e a linguagem única da marca.

Algumas marcas também apostam nas Brand Personas, como a Magazine Luiza (com o uso da Magalu, personagem que aparece nas redes) e o Ponto Frio (com o uso do Pinguim como “cara” da marca).

Assim, além das respostas bem humoradas e cativantes, as marcas aproximam o consumidor com um personagem que gera ainda mais conexão.

O marketing sensorial também pode ser unido na construção da humanização, além de continuar o Inbound Marketing através de e-mails com tom de voz mais íntimo e próximo.

Não apenas em respostas divertidas e leves, mas esse tipo de marketing também pode ser aplicado em campanhas de maneira emotiva, inspiracional, sensível e inclusiva. O objetivo é abrir espaços e permitir conversas, o que também gera engajamento e maior alcance.

Ótimos exemplos de marketing human to human são: o twitter da Netflix, do Nubank e do Spotify. Perceba como a comunicação é fluida, leve e constante.
As vantagens são grandes e transformadoras! Através de um investimento em comunicação, atendimento e um planejamento estratégico é possível conquistar e cativar clientes que irão valorizar não apenas o produto/serviço, mas a marca como um todo.

 
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