Inbound e outbound marketing: entenda as diferenças Metas SMART: como definir metas inteligentes? Postado por admin em 23 de Junho de 2021 em Mercado Em meio a uma vida cada vez mais tecnológica e automatizada onde o uso de redes sociais e o envolvimento entre marca-consumidor é cada vez maior, é preciso que as tendências de marketing se atualizem e correspondam às necessidades dos usuários. Com o marketing human to human (H2H), chegou a hora de valorizar a conexão e a experiência. Humanização, conexão e experiência: os princípios do H2H Vivemos a era da humanização, ou seja, de maior conexão entre pessoa e pessoa, muito além de marca e empresa. Esse formato de marketing valoriza essa conexão e busca humanizar a marca como um todo, gerando maior identificação entre os usuários e assim cativando mais, o que automaticamente gera maior reconhecimento, referência e vendas. A ideia é que o contato estabelecido entre marca e consumidor seja não apenas constante e através de diversos canais, mas também mais humano, reduzindo aquele formato automático e robotizado em que o cliente percebe e sente falta de um tratamento individual. Assim, se cria uma comunidade entre marca e consumidores/usuários que se identificam com os valores, posicionamentos, veem e percebem a marca como uma “amiga”. Esse tipo de marketing surgiu para repensar os já conhecidos formatos B2B e B2C – também funcionais e importantes - e introduzir esse novo pensamento mais humano. Marketing human to human: como funciona e quais as vantagens? Com foco em experiência, deve-se oferecer uma sensação de pertencimento e comunidade. Além do já conhecido Inbound marketing, onde se oferece conteúdo de valor e não com foco direto em venda, mas sim com foco em auxiliar, ajudar e solucionar problemas e dúvidas - para assim direcionar ao produto - o marketing human to human acrescenta a criação de um conteúdo mais genuíno. Muito além do conteúdo, se trata do atendimento, da comunicação nos canais, na abertura de espaços para conversas e trocas. Não necessariamente se oferece um produto no final do contato, a ideia é o contato em si, a proximidade, o relacionamento. A grande vantagem dessa comunicação mais direta entre marca e cliente é uma tomada de decisão mais rápida, já que o cliente sabe que está conversando diretamente com a marca (ou, ao menos, sua persona) e isso desperta emoção, sentimento - que, no final das contas, é o principal fator de decisão. Além disso, o consumidor passa a ver a marca com outros olhos e certamente vai lembrar da mesma quando precisar do produto ou serviço, já que hoje se consome mais do que o produto, mas também a experiência. Como aplicar a estratégia de marketing human to human (H2H)? Para aplicar essa estratégia, devem-se considerar todos os canais e unificar a comunicação com a mesma linguagem (de acordo com o público-alvo). As redes sociais e o e-mail marketing para nutrição de leads e consumidores são os principais canais para se trabalhar a humanização de forma leve, próxima e individual. De respostas em comentários nas redes até o desenvolvimento de e-mail com tratamento mais humano, a persona da marca deve ser bem definida e o contato deve ser constante. Além disso, devem-se considerar as diferenças de cada rede. O Twitter, por exemplo, é a rede em que marcas podem participar dos “memes”, fazer tweets divertidos e responder de forma mais jovem. Já o Facebook pode pedir um pouco mais de seriedade, porém sem perder a persona e a linguagem única da marca. Algumas marcas também apostam nas Brand Personas, como a Magazine Luiza (com o uso da Magalu, personagem que aparece nas redes) e o Ponto Frio (com o uso do Pinguim como “cara” da marca). Assim, além das respostas bem humoradas e cativantes, as marcas aproximam o consumidor com um personagem que gera ainda mais conexão. O marketing sensorial também pode ser unido na construção da humanização, além de continuar o Inbound Marketing através de e-mails com tom de voz mais íntimo e próximo. Não apenas em respostas divertidas e leves, mas esse tipo de marketing também pode ser aplicado em campanhas de maneira emotiva, inspiracional, sensível e inclusiva. O objetivo é abrir espaços e permitir conversas, o que também gera engajamento e maior alcance. Ótimos exemplos de marketing human to human são: o twitter da Netflix, do Nubank e do Spotify. Perceba como a comunicação é fluida, leve e constante. As vantagens são grandes e transformadoras! Através de um investimento em comunicação, atendimento e um planejamento estratégico é possível conquistar e cativar clientes que irão valorizar não apenas o produto/serviço, mas a marca como um todo. Para uma estratégia completa, atual e sólida, conte com a equipe Emotive Comunicação! Entre em contato conosco Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 1 Artigos Relacionados Tipos de concorrência entre empresas: conheça e identifique os principais modelos Tendência de Mercado: o que é e como impacta o Marketing Customer Experience: entenda a importância de investir nessa estratégia Assessoria de marketing X Consultoria de marketing: qual a diferença?