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Influenciadores digitais na estratégia de marketing: devo investir?

O marketing não é uma via de mão única. Muito além da necessidade de a própria empresa fortalecer a sua imagem, é importante contar com colaborações externas para diversificar o planejamento e alcançar mais pessoas, assim como fazem os influenciadores digitais na estratégia de marketing de uma empresa.

Com a ascensão do ambiente digital para o fortalecimento de marcas, estar presentes nos canais como Instagram, Facebook e afins já não é um diferencial, e sim necessidade.

Afinal, os consumidores estão cada vez mais conectados e, para que tenham a marca em suas mentes, é preciso que a percebam e notem nas redes sociais e demais canais digitais.

Mas, muito além de divulgação nos canais próprios, as parcerias e colaborações surgiram para que uma empresa possa alcançar novos públicos e fortalecer o seu nome no mercado, criando conexões mentais para que o consumidor lembre e esteja sempre com o nome da marca em mente.

Dessa maneira, aparecendo em outros canais que não apenas os próprios, se torna possível alcançar uma divulgação ainda maior.


Assim como nos comerciais de televisão, existem possibilidades de anunciar em formatos digitais, como os anúncios que aparecem em redes sociais.

A estratégia com influenciadores digitais é também um formato de anúncio que funciona através de uma colaboração, mas que vai além e pode fortalecer uma empresa em um nível extraordinário.Mas, como saber quando devo investir em influenciadores? Como funciona trabalhar com essa profissão tão nova? Continue a leitura para entender!


Influenciadores digitais na estratégia de marketing: como funciona?
 
O influenciador digital é, na prática, uma pessoa que possui forte presença e influência nas redes sociais.
 
São pessoas que costumam dividir o seu dia a dia nas redes sociais e/ou criar conteúdos específicos sobre determinado tema.

Temos, por exemplo, influenciadores do nicho de alimentação, que compartilham receitas, dicas de produtos e rotina de exercício. Assim como temos influenciadores de games, decoração, estudos e assim por diante.

Hoje, existem influenciadores de vários tamanhos e nichos, literalmente para todos os tipos de público. Afinal, todos os tipos de públicos estão presentes no ambiente digital, é uma demanda que existe e não cessa.

Diferente do que se pode imaginar, influenciadores não são apenas celebridades, muito pelo contrário!

Hoje, vemos influenciadores com 5, 15 mil ou 5 milhões de seguidores. O que importa, na prática, é de fato a influência dessa pessoa.

No dia a dia, influenciadores têm e oferecem interações frequentes com o público, conquistando de uma maneira pessoal, íntima e muito natural. Assim, a relação de seguidor e influenciador é de muita admiração e, principalmente, confiança.

É aqui que mora o pulo do gato: com tanta confiança e credibilidade, influenciadores conseguem transmitir mensagens com muita clareza para o público, que confia na indicação e vai atrás do produto ou serviço divulgado.

Porém, é preciso pontuar que nem sempre fazer uma campanha com um influenciador significa que as vendas vão aumentar magicamente. Em muitos casos, essa é uma construção que se faz com o público que vê a marca na conta desse influenciador, se interessa, confere e não necessariamente se torna consumidor nesse exato momento.

Mas, com certeza passa a considerar e lembrar da marca, tão querida pelo influenciador que ele confia.

Justamente por isso o marketing de influencia é tão poderoso: funciona a curto, médio e longo prazo. Quando feito com estratégia e atenção, funciona perfeitamente.

Dessa forma, contar com influenciadores digitais na estratégia de marketing é um investimento tão poderoso e vantajoso.


Quando e como investir em influenciadores digitais para campanhas?

Investir em influenciadores digitais é importante, mas é necessário pensar estrategicamente para que seja a pessoa certa, com o público ideal e que dê match com a marca em diversos pontos.

Assim o investimento é mais certeiro e não há risco de transmitir a mensagem errada.

Para iniciar uma campanha de divulgação em parceria com influenciadores digitais, é importante considerar, para escolher o influenciador e definir a campanha:

- O objetivo;

- O público-alvo que se deseja alcançar;

- O tom da campanha;

- O canal (ou vários!);

- Engajamento do influenciador;

- Campanhas anteriores já produzidas por ele;

- Compatibilidade de investimento financeiro;

- Criatividade e linguagem do influenciador.

Analisando todos os pontos com cautela, é possível chegar ao influenciador ideal.

Quanto às campanhas, é importante analisar o produto ou serviço que será divulgado para que seja entregue um briefing completo ao influenciador.

Detalhes como se pronuncia o nome da marca e qual o pronome, relações que podem ou não ser feitas no conteúdo, formato desejado (post no feed, story, reels, tweet...) e afins são necessários para que haja um alinhamento entre influenciador e marca.

Apesar disso, é preciso confiar na liberdade criativa do profissional, afinal, é ele quem conhece o próprio público e saberá quando funciona melhor um conteúdo em tom humorístico ou emocional, por exemplo.

Agora que você entendeu como funciona a parceria com influenciadores digitais na estratégia de marketing, que tal investir nessa tendência tão promissora e atual na sua empresa?

Para produzir campanhas estratégicas e inteligentes, conte com a equipe da Emotive, somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes. 


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação