E-mail marketing para fidelização de clientes: uma estratégia valiosa! Checklist de marketing digital para a sua empresa Postado por admin em 8 de Março de 2022 em Publicidade O marketing não é uma via de mão única. Muito além da necessidade de a própria empresa fortalecer a sua imagem, é importante contar com colaborações externas para diversificar o planejamento e alcançar mais pessoas, assim como fazem os influenciadores digitais na estratégia de marketing de uma empresa. Com a ascensão do ambiente digital para o fortalecimento de marcas, estar presentes nos canais como Instagram, Facebook e afins já não é um diferencial, e sim necessidade. Afinal, os consumidores estão cada vez mais conectados e, para que tenham a marca em suas mentes, é preciso que a percebam e notem nas redes sociais e demais canais digitais. Mas, muito além de divulgação nos canais próprios, as parcerias e colaborações surgiram para que uma empresa possa alcançar novos públicos e fortalecer o seu nome no mercado, criando conexões mentais para que o consumidor lembre e esteja sempre com o nome da marca em mente. Dessa maneira, aparecendo em outros canais que não apenas os próprios, se torna possível alcançar uma divulgação ainda maior. Leia também: posicionamento de marca – o que é e como definir? Assim como nos comerciais de televisão, existem possibilidades de anunciar em formatos digitais, como os anúncios que aparecem em redes sociais. A estratégia com influenciadores digitais é também um formato de anúncio que funciona através de uma colaboração, mas que vai além e pode fortalecer uma empresa em um nível extraordinário.Mas, como saber quando devo investir em influenciadores? Como funciona trabalhar com essa profissão tão nova? Continue a leitura para entender! Influenciadores digitais na estratégia de marketing: como funciona? O influenciador digital é, na prática, uma pessoa que possui forte presença e influência nas redes sociais. São pessoas que costumam dividir o seu dia a dia nas redes sociais e/ou criar conteúdos específicos sobre determinado tema. Temos, por exemplo, influenciadores do nicho de alimentação, que compartilham receitas, dicas de produtos e rotina de exercício. Assim como temos influenciadores de games, decoração, estudos e assim por diante. Hoje, existem influenciadores de vários tamanhos e nichos, literalmente para todos os tipos de público. Afinal, todos os tipos de públicos estão presentes no ambiente digital, é uma demanda que existe e não cessa. Diferente do que se pode imaginar, influenciadores não são apenas celebridades, muito pelo contrário! Hoje, vemos influenciadores com 5, 15 mil ou 5 milhões de seguidores. O que importa, na prática, é de fato a influência dessa pessoa. No dia a dia, influenciadores têm e oferecem interações frequentes com o público, conquistando de uma maneira pessoal, íntima e muito natural. Assim, a relação de seguidor e influenciador é de muita admiração e, principalmente, confiança. É aqui que mora o pulo do gato: com tanta confiança e credibilidade, influenciadores conseguem transmitir mensagens com muita clareza para o público, que confia na indicação e vai atrás do produto ou serviço divulgado. Porém, é preciso pontuar que nem sempre fazer uma campanha com um influenciador significa que as vendas vão aumentar magicamente. Em muitos casos, essa é uma construção que se faz com o público que vê a marca na conta desse influenciador, se interessa, confere e não necessariamente se torna consumidor nesse exato momento. Mas, com certeza passa a considerar e lembrar da marca, tão querida pelo influenciador que ele confia. Justamente por isso o marketing de influencia é tão poderoso: funciona a curto, médio e longo prazo. Quando feito com estratégia e atenção, funciona perfeitamente. Dessa forma, contar com influenciadores digitais na estratégia de marketing é um investimento tão poderoso e vantajoso. Quando e como investir em influenciadores digitais para campanhas? Investir em influenciadores digitais é importante, mas é necessário pensar estrategicamente para que seja a pessoa certa, com o público ideal e que dê match com a marca em diversos pontos. Assim o investimento é mais certeiro e não há risco de transmitir a mensagem errada. Para iniciar uma campanha de divulgação em parceria com influenciadores digitais, é importante considerar, para escolher o influenciador e definir a campanha: - O objetivo; - O público-alvo que se deseja alcançar; - O tom da campanha; - O canal (ou vários!); - Engajamento do influenciador; - Campanhas anteriores já produzidas por ele; - Compatibilidade de investimento financeiro; - Criatividade e linguagem do influenciador. Analisando todos os pontos com cautela, é possível chegar ao influenciador ideal. Quanto às campanhas, é importante analisar o produto ou serviço que será divulgado para que seja entregue um briefing completo ao influenciador. Detalhes como se pronuncia o nome da marca e qual o pronome, relações que podem ou não ser feitas no conteúdo, formato desejado (post no feed, story, reels, tweet...) e afins são necessários para que haja um alinhamento entre influenciador e marca. Apesar disso, é preciso confiar na liberdade criativa do profissional, afinal, é ele quem conhece o próprio público e saberá quando funciona melhor um conteúdo em tom humorístico ou emocional, por exemplo. Agora que você entendeu como funciona a parceria com influenciadores digitais na estratégia de marketing, que tal investir nessa tendência tão promissora e atual na sua empresa? Para produzir campanhas estratégicas e inteligentes, conte com a equipe da Emotive, somos especialistas em conectar empresas e potenciais clientes. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce