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Checklist de marketing digital para a sua empresa

Começar uma empresa não é tarefa simples. Existem muitos detalhes envolvidos para que o plano possa ser colocado em ação de maneira eficiente. De burocracias até contratação de equipe e produção, é também importante investir desde já no marketing da empresa. Para que essa tarefa não seja tão complicada, confira um checklist de marketing digital para a sua empresa!

O marketing digital é indispensável para uma empresa, esteja ela no seu início - muito mesmo antes de uma inauguração - ou já em um momento de crescimento, afinal, é através de estratégias bem elaboradas que se constrói posicionamento, credibilidade, se alcança um número maior de pessoas e consequentemente se percebe o aumento nas vendas e procura.

Confira a checklist de marketing desenvolvida pela equipe Emotive e coloque em prática na sua empresa. Boa leitura e mãos à obra!


Checklist de marketing digital para colocar em prática
 
#1 Partindo do princípio: detalhes que formam a base
Antes de começar a produzir conteúdo e materiais para os canais, é preciso definir detalhes que serão a base de todos eles, como:

- Identidade visual;

- Branding;

- Objetivos;

- Público-alvo;

- Personas;

- Linha editorial;

- Referências;

O primeiro passo é pensar nos objetivos que a sua empresa busca alcançar. Assim os pontos importantes do marketing serão definidos, a fim de alcançar os objetivos em específico.

Afinal, o marketing digital é completamente único e personalizável.

Alguns objetivos possíveis: vender mais, atrair mais clientes, conquistar leads, fidelizar o público, se tornar referência na área, aumentar a visibilidade, conquistar uma base de seguidores fiéis e assim por diante.

A identidade visual e o branding são necessários desde muito antes do marketing, mas farão parte dele e por isso devem estar lado a lado.

Já o público-alvo e as personas são cruciais para saber quem é o público ideal do produto/serviço e, através da persona, criar uma representação do cliente ideal, possibilitando uma melhor compreensão de quem é o público, como ele se relaciona, como se posiciona e age, etc.

Assim, todo o marketing digital é direcionado para esse público, que é o que de fato irá consumir. É muito importante!

#2 Site

Contar com um site profissional é importante para todos os profissionais e empresas de todas as áreas.

Funcionando como um portfolio que transmite profissionalismo e segurança, o site abriga todas as informações importantes e garante presença digital no Google, indo além das redes sociais.

Pode também funcionar como loja virtual, meio de contato, registro de feedbacks e assim por diante.

#3 Blog e SEO

O blog é uma página inserida no site da empresa. Funciona como um meio para publicar conteúdos e demonstrar autoridade, comprovando que a empresa tem domínio no que faz.

Uma empresa de cosméticos naturais pode, por exemplo, publicar um artigo sobre as vantagens do uso de produtos sustentáveis, dicas para consumir de maneira consciente e assim por diante.

Além da criação de conteúdo em si, o blog é o espaço perfeito para investir em SEO (otimização de conteúdo através de palavras-chave) e assim garantir que o público irá encontrar e se deparar com o blog através de pesquisas no Google, aumentando a visibilidade.

#4 Redes sociais

Um dos tópicos mais importantes em uma checklist de marketing digital, as redes sociais são, de fato, os canais mais utilizados hoje em dia.

Dentre tantas disponíveis, Instagram, Facebook, Twitter e TikTok são as mais utilizadas.

Apesar disso, nem sempre é preciso estar presente em todas. Tudo depende dos objetivos da empresa e de “onde” está o seu público-alvo.

Assim como no blog, as redes sociais não precisam ter apenas foco direto em venda, mas também em criação de conteúdo que conversa com o público-alvo. O que vale, aqui, é a constância e o conteúdo de qualidade! 

Variar os formatos é também importante. Publicações em feed, story, reels, thread no twitter e assim por diante podem alcançar nichos específicos do público-alvo, além de demonstrar que a empresa está por dentro de assuntos e formatos do momento.
 

#5 E-mail marketing
 
Um dos principais pilares para a fidelização de clientes e aumento nas vendas, o e-mail marketing é uma das principais maneiras para manter contato com o público de modo mais direto e pessoal, desenvolvendo uma relação de maior proximidade, algo muito valorizado hoje.

Além disso, auxilia no trabalho de manter a marca na mente do consumidor.

#6 Landing pages

As landing pages são perfeitas para capturar o cliente ideal. Denominados leads, são pessoas que se cadastram em páginas de captura nas quais algo é oferecido em troca: ebooks, vídeos informativos “exclusivos”, informativos, infográficos, descontos, etc.

A partir disso, esses leads passam a receber novidades através do e-mail marketing, por exemplo.


#7 Anúncios

O conteúdo orgânico é via de regra na produção de conteúdo, porém para que seja possível agilizar o processo da presença da marca nos canais digitais, anúncios são uma excelente opção.

Seja no Google ou nas redes sociais, anúncios são personalizados para que alcancem exatamente o público-alvo desejado, e por isso devem ser feitos com muita estratégia.

#8 Ferramentas para acompanhar e medir resultados

Produzir é importante, mas acompanhar e medir resultado de ações é crucial para que seja medido o que funcionou, o que pode ser melhorado e o que talvez possa ser descartado.

Dessa maneira, apenas o que está funcionando é mantido e, no caso de anúncios, o investimento não é desperdiçado.

 
Marketing digital: comece a investir já!
 
Quando uma empresa está alinhada com as práticas de marketing digital, os resultados são visíveis. Para isso, é claro, é preciso definir pontos estratégicos e inteligentes – como os citados acima -, visando uma eficiência nos resultados.

Apesar disso, no marketing digital as definições e escolhas não necessariamente precisam ser fixas. Isso significa que é possível – e importante, de tempos e tempos – analisar, mensurar, conferir resultados e, se preciso, alterar algumas estratégias, seja em detalhes ou pontos maiores.

Ainda sim, tudo deve ser feito com cautela, afinal, a imagem transmitida ao público – seja através de canais digitais, atendimento, identidade visual – é percebida rapidamente e deve sempre buscar um impacto o mais positivo possível.

Agora que você já sabe a importância do marketing e conferiu a checklist de marketing digital, que tal conversar com especialistas na área e terceirizar esse ponto tão importante na sua empresa?

Com ajuda especialista o investimento é feito com maior segurança e a estratégia é feita com muito cuidado para que seja a melhor possível. Assim, os resultados são visíveis rapidamente.

Entre em contato com a Emotive Comunicação e vamos juntos criar um planejamento que atende a checklist e muito mais!


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação