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Google Trends: conheça a ferramenta que auxilia no crescimento da sua marca

O Google nasceu em 1998 como um mecanismo de busca online com o objetivo de facilitar o encontro de serviços, produtos e informações. Com o avanço das redes sociais e o uso do marketing digital, o serviço foi além e passou a disponibilizar ferramentas que auxiliam o crescimento de marcas no meio digital, como o Google Trends.

Hoje, o Google é uma corporação que oferece tecnologia avançada e produtos com diversas aplicações, a nível pessoal e profissional. Além disso, o aperfeiçoamento facilita e melhora a experiência do usuário na navegação digital.

O Google Trends é uma das ferramentas mais utilizadas para aperfeiçoar o marketing digital e campanhas de empresas de todos os ramos. Continue a leitura para entender como funciona e quais suas vantagens!


Google Trends: acompanhando tendências em tempo real
 
O Google Trends, do inglês Tendências, foi criado em 2006 e disponibilizado gratuitamente desde então para toda e qualquer pessoa.

A ferramenta é um buscador de tendências mundiais, ou seja, o Google Trends exibe os temas que estão sendo pesquisados no momento.

Além disso, através de palavras-chave, você encontra demais palavras, termos, expressões e assuntos mais buscados relacionado ao que você buscou, abrindo um leque de possibilidades para produção de conteúdo.

O Trends foi criado para facilitar o trabalho de quem produz conteúdo na Internet, disponibilizando as tendências em primeira mão e oferecendo uma gama de assuntos relacionados ao que você procurou, gerando uma gama de conteúdos e insights.

Assim é possível descobrir as principais tendências do momento, seja a nível mundial ou nacional – além da possibilidade de filtrar por período de tempo - e estar sempre à frente nas campanhas de marketing da sua empresa.

 
Como o Google Trends funciona?
 
As informações disponíveis na ferramenta são geradas pela própria base do buscador, que é o mais utilizado em todo o mundo.
 
Acessando a ferramenta, é possível realizar comparações entre diferentes termos de pesquisa e, inclusive, analisar a sazonalidade de algum assunto durante um período longo de tempo.

Assim fica muito mais fácil perceber quando um assunto volta à tona, quando deixa de ser tendência e quais outros ficam no seu lugar.

Ao pesquisar um termo no Trends, a ferramenta cria um gráfico que mostra a variação das buscas sobre o assunto. Na prática, isso auxilia no entendimento do comportamento do usuário, que é cíclico.

Ao acessar a primeira página, de cara é possível ver o que mais está sendo buscado e falado no momento:

 

 
Ao pesquisar por um termo específico, rapidamente são apresentados os dados:
 




Motivos para usar o Google Trends

 
Na prática, o Google Trends faz parte da rotina de quem produz conteúdo e trabalha com Marketing Digital, afinal, com a ferramenta há uma precisão muito maior na definição de termos que serão utilizados nos conteúdos e, é claro, no entendimento do que está em alta e pode agradar o seu público.

Lembre-se que não é todo conteúdo em alta que conversa com o seu público-alvo! É importante analisar como tal assunto pode se encaixar com a sua marca da melhor maneira.

Confira abaixo os principais motivos para usar o Trends:

#1 Produção de conteúdo eficaz

A produção de conteúdo digital, especialmente quando se trata de sites, blogs e campanhas que utilizam palavras-chave, se beneficiam – e muito – do Google Trends, já que é possível encontrar os termos mais buscados no momento e utilizá-los no SEO (Search Engine Optimization) do conteúdo, o que facilita com que o conteúdo seja encontrado pelo público, gerando maior relevância, audiência e vendas.


#2 Preveja as tendências
 
No Google Trends é possível analisar picos de interesse sobre diversos assuntos, ou seja, você consegue analisar quando houve uma alta significava em anos anteriores para planejar para o momento atual.

Essa é a melhor maneira de organizar um calendário editorial para que ele não apenas cumpra a obrigação de criar conteúdo sobre os assuntos em alta e datas comemorativas, mas para que seja eficaz e traga resultados.

#3 Compare termos para escolher o que trará mais resultado

Muitos termos são sinônimos, mas isso não significa que tenham o mesmo número de busca. Comparar termos garante uma escolha mais eficaz, ou seja, garante escolher o termo que é mais buscado pelos usuários, o que aumenta as chances de alcançar uma audiência maior.

O Google Trends é uma ferramenta auxiliar, ou seja, acompanha diversas outras técnicas de Marketing Digital e produção de conteúdo, desde SEO até copywriting e anúncios. É importante unir técnicas para que os resultados obtidos na ferramenta sejam bem utilizados e de fato eficazes.


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