Fale Conosco pelo WhatsApp

5 dicas para criar um e-mail marketing eficaz e não ser ignorado

Apesar do avanço das redes sociais e conteúdos rápidos, o e-mail marketing segue como um canal de comunicação altamente eficaz em estratégias de marketing para empresas de todos os setores. Mas, não basta disparar e-mails, é preciso entregar conteúdos estratégicos e criativos. Confira as dicas da Emotive e mãos à obra!

E-mail marketing: o que é e como funciona?
 

O uso do e-mail marketing como parte de campanhas é mais comum do que se imagina.
 
Você já deve ter percebido que, ao se inscrever ou criar conta em um site, loja virtual ou newsletter, por exemplo, passa a receber e-mails promocionais e com conteúdos, não é?

Isso é o e-mail marketing: a utilização do e-mail em campanhas de marketing digital, com o objetivo de criar, estreitar e manter um relacionamento com os clientes – ou potenciais clientes.

Mas, não se engane: e-mail marketing é muito diferente de spam, afinal, quem o recebe concordou em estar nessa lista. Além disso, há a opção de cancelar o recebimento, o que demonstra que houve e há uma escolha do cliente e/ou usuário em seguir recebendo.

Sendo assim, o e-mail marketing é um excelente método para reforçar o branding de uma marca, criar um relacionamento com os cadastrados por meio de conteúdos de fato interessantes e, é claro, promoções exclusivas.

Focando na estratégia, é também possível trabalhar a partir do funil de vendas, ou seja, enviar mensagens que estejam de acordo com o estágio de cada pessoa.


E-mail marketing criativo e estratégico: o “pulo do gato” no relacionamento com o cliente

E-mails que atingem o público-alvo de maneira certeira, com escrita criativa e que engaja, transformam esses cadastrados na lista em leitores, que genuinamente se interessam e abrem os e-mails.
 
Isso resulta em algo muito importante para uma empresa: o envolvimento do usuário.

Quanto mais se envolve, mais tem interesse e mais consome. Além disso, passa a recomendar a marca para mais pessoas, gerando uma divulgação gratuita. É como conquistar – e cultivar – fãs da marca. 


Dicas para criar conteúdo eficaz para e-mail marketing de sucesso
 

#1 Títulos atraentes
 
Quando um leitor recebe um e-mail, o fator decisivo que os fará abrir ou não o e-mail é o título, afinal, é a primeira mensagem do conteúdo.

Um título interessante e/ou intrigante e o reconhecimento fácil da marca na caixa de entrada são as primeiras chances de impressionar o leitor ao ponto de fazê-lo abrir o conteúdo.

O segredo aqui é instigar curiosidade suficiente para que o usuário clique e visualize o e-mail. Porém, sem clickbait: é preciso ser honesto e verdadeiro, sem promessas falsas no título.  Essa é a chave para um bom relacionamento.

De acordo com o Marketing Strategy Headquarters, 33% das pessoas abrem um e-mail com base no título que o acompanha e, quando o título leva o nome do destinatário, ocorre um aumento de mais 22% de abertura.

#2 Você conhece o seu público?

De nada adianta o envio de e-mail bem construído quando o público que o recebe “não fala a mesma língua”.

Se o objetivo é criar ou aprimorar o relacionamento com o consumidor, é preciso estar de acordo com as preferências e demais dados sobre ele.

A linguagem, estilo de comunicação e demais detalhes são definidos a partir do perfil do público-alvo.

Idade, região, estilo de vida, objetivo, profissão e afins são alguns dos pontos analisados sobre o público que definem como a mensagem deve ser enviada enquanto tom de linguagem, tamanho de texto, uso de referências pop/memes ou não...quanto mais próximo do estilo de vida do consumidor, melhor!

#3 Sem spam por aqui!

Cair na caixa de spam é o principal cuidado quando se trata de chegar até o leitor, pois dificilmente as pessoas abrem essa pasta do e-mail. Além disso, é preciso combinar: não transmite confiança.

Quando se cria um e-mail marketing, é preciso tomar alguns cuidados, como não utilizar termos imperativos (Compre! Faça! Abra!), pois são barrados por ferramentas anti-spam dos e-mails.

Mas não é preciso se preocupar: existem ferramentas que verificam elementos básicos do e-mail e sinalizam o que pode ser lido como spam, facilitando o processo.

#4 Conteúdos interessantes

O trabalho de pesquisa e criação é um dos principais pontos quando se escreve e-mail marketing. Além das técnicas persuasivas de copywriting, o tema do conteúdo em si deve ser bem definido.

Manter uma rotina de busca de inspirações, como acompanhar novidades, notícias e sites/blogs da área para ter sempre as notícias em primeira mão é essencial, afinal, é como uma corrida: é preciso estar à frente nos assuntos e ser um dos primeiros a enviar o e-mail relacionado.

Porém, nem sempre há tanta novidade, não é? É preciso, também, ter as chamadas “ideias de gaveta” sempre à mão. Reserve todas as ideias, insights e sugestões da equipe, pois poderão vir a calhar!

#5 O poder das palavras: CTAs e gatilhos mentais

Se há um canal em que as Call to action (chamadas para ação) e gatilhos mentais funcionam muito bem, é no e-mail marketing.

Isso porque se o leitor já abriu o e-mail, significa que já está interessado. As chances de que ele siga as “instruções” são enormes!

Os gatilhos mentais são recursos que o cérebro utiliza para tomar decisões rapidamente, trabalhando através do inconsciente. Quando um leitor vê a frase “últimos itens disponíveis” ou “últimas 3h de desconto”, sabe que é preciso correr e age instintivamente.

Já as CTAs são maneiras de instruir o leitor a realizar alguma ação – nesse caso, uma conversão, como realizar uma compra, baixar um material, seguir outra rede social da marca, baixar um aplicativo, curtir um post e assim por diante. São as famosas frases finais, como “Quer saber mais sobre? Nos siga no instagram e continue a leitura nos destaques”. Muito poderosas! 

Criar um e-mail marketing eficaz e com constância não é tarefa fácil, afinal, envolve diversas tarefas: pesquisa, análise, escrita, testes, design, layout...é de fato um trabalho em equipe.
Mas, é um trabalho que vale a pena ser feito, já que converte muito bem quando feito de maneira certeira e inteligente.

Conte com a equipe da agência Emotive para gerenciar os contatos da sua marca, crescer a lista e gerar conversões fantásticas através de e-mails eficazes. Entre em contato conosco :) 


Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação