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Essência de marca (Brand Essence): o que é, importância e exemplos

Você saberia se definir em poucas palavras? Para muitas pessoas isso já é difícil, agora imagine para definir uma marca! É justamente essa a lógica da essência de marca: resumir em poucos termos a alma do negócio, de maneira que transmita claramente ao público algo único da mesma.

É comum ouvirmos falar que “a propaganda é a alma do negócio”, e de fato é. Porém, muito antes de pensar na propaganda, nas campanhas e estratégias de marketing, é preciso refletir sobre a essência do negócio em si, a alma da empresa.

O branding, conjunto de ações que tem como objetivo tornar a marca mais forte e presente no mercado através do reforço da sua imagem e detalhes únicos, para que sela seja reconhecida, admirada e desejada pelo público, é essencial na construção de uma marca, certo?

Afinal, é assim que se constrói a identidade de uma marca, a sua personalidade.

A essência de marca (Brand Essence) é um dos pontos na hora de criar uma marca forte e memorável, mas que deve ser visto como uma base para tudo o que vem depois. Portanto, muito antes de criar o logotipo, definir valores da empresa e iniciar campanhas, é preciso definir a essência da marca.


Essência de marca: o que é na prática?
 
O Brand Essence é literalmente a alma da marca, uma definição que permite criar uma base sólida para tudo que a marca representa, para que assim ela transmita transparência, consistência e autenticidade.

Na prática, a essência de marca é uma definição que permite colocar a alma do negócio em palavras.

Agora está fazendo mais sentido, não é?

Em poucas – mas bem escolhidas – palavras, é possível transmitir a marca como um todo.

E, muito além disso, transmitir uma sensação, um pensamento, sentimento ou emoção nos consumidores, tudo isso através de poucas palavras que juntas representam a marca e seu propósito.
Aliás, propósito é uma palavra chave nessa definição.

Isso porque já é mais do que comprovado que consumidores optam por comprar de marcas com as quais eles se identificam, como um “match” entre a personalidade do consumidor com a essência da marca. Fazer esse encontro acontecer é o objetivo!

 
Porém, para que isso aconteça natural e verdadeiramente, as palavras escolhidas e a pequena frase formada devem ser completamente verdadeiras.

É muito fácil que os consumidores, hoje mais antenados do que nunca, percebam quando a marca não é verdadeira com os seus valores, o que quebra a confiança e, automaticamente, não apenas faz com que a empresa perca vendas, mas transmite uma imagem ruim que dificilmente é reconstruída para essa pessoa.

Para definir a essência da marca é preciso, então, considerar o público-alvo e encontrar uma maneira de unir a essência real da marca com termos que transmitem as sensações e pensamentos que os consumidores ideais (público-alvo) buscam em uma marca.

Exemplos de essência de marca

Agora, vamos conferir na prática exemplos reais de declarações de essência de marca de grandes empresas.

Perceba como são pouquíssimas palavras, afinal, não é uma propaganda: é uma mensagem clara, direta e que reflete o mais íntimo propósito da marca.

Em muitos casos, essa declaração não é utilizada de fato em todas as campanhas, mas ela é a guia para que o restante seja criado.

Assim, palavras se repetem, termos similares são utilizados, e sutilmente se cria uma conexão mental muito poderosa.

Nike: Spotlighting athlete and stories (em tradução livre, criando/gerando destaque a atletas e histórias);

Airbnb: Belong Anywhere (em tradução livre, Pertença em qualquer lugar);

Volvo: Safety e For Everyone Safety (em tradução, Segurança e Para a Segurança de Todos);

Adobe: Creativity for All (em tradução, Criatividade para Todos);

Disney: Magic (em tradução, Magia).

Panvel Farmácias: Bem você. Você bem.

Além de funcionar como uma base para todas as estratégias da empresa, afinal, deverão seguir a essência da marca, outros pontos importantes de definir o brand essence, são:

- Diferencial: conhecer o diferencial competitivo da empresa é ideal para atrair os consumidores ideais, e através dessa definição podemos nos aproximar desses consumidores.

Para a BMW, por exemplo, o foco é alcançar consumidores que buscam uma ótima experiência dirigindo. Mas para a Volvo, é chegar ao público que valoriza segurança acima de tudo.

Além da importância de se aproximar dos consumidores ideais, com o brand essence é mais fácil reforçar o diferencial da marca, criando mais espaço para ela no mercado.

- Melhoria no marketing: com uma declaração bem feita, o marketing automaticamente se torna mais aprimorado, já que há um guia, uma base para tudo que será criado.

Se a sua marca se define como “honesta e especialista”, por exemplo, isso é o que guiará todas as peças e campanhas, não apenas nos demais textos, mas em imagens, cores, fontes...tudo deve compor essa imagem que transmite e garante a declaração da marca.

- Confiança: através de uma comunicação mais humanizada com auxílio da essência de marca, podemos reforçar o lado emotivo da marca, gerando maior conexão com o público, que confia no que a empresa está dizendo – fator muito importante para o consumidor atual.

- Consistência no mercado: em um mercado cada vez mais competitivo, em muitos casos é difícil estar de olho em todas as tendências e manter uma identidade sólida ao mesmo tempo.

Porém, ainda sim é preciso acompanhar as tendências e estar/participar nos assuntos do momento, certo?

Com uma essência de marca bem definida, é possível adaptar a tendência na declaração da marca, no seu propósito.

E, falando sobre consistência, lembre-se que essa definição deve ser consistente, portanto não é interessante renovar com frequência: deve ser sólido.

E então, você acha que a sua marca tem uma essência bem definida? Pode ser isso que está faltando para uma identidade mais completa, sólida, inteligente e eficaz.


Entre em contato com a equipe Emotive e vamos juntos criar uma declaração bem elaborada e estratégica para alavancar a sua marca!

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