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A importância dos leads e como qualificar para converter

Um dos maiores desafios para empresas de todas as áreas é conquistar novos consumidores e manter o fluxo de vendas sempre ativo e em alta. Porém, para que isso seja possível, é preciso se aproximar de consumidores qualificados, ou seja, pessoas que já demonstram certo interesse no produto ou serviço e tem maiores chances de realizar uma compra. Essa é a importância dos leads, termo muito popular no marketing e realmente essencial. Continue a leitura para entender e colocar em ação!

O que são e qual a importância dos leads?

Quando uma empresa está presente no meio digital, tem canais (como rede sociais, site, landing pages, etc) feitos para receber a visita de usuários, certo?

Quando um usuário chega a um dos canais da empresa, ele se torna um visitante. Esse é o primeiro contato dele com a empresa, por isso os canais devem ser bem feitos e trabalhados para mantê-lo por mais tempo na visita.

Hoje, o foco de muitas empresas é atrair visitantes, afinal, há lógica: quanto mais pessoas acessam suas páginas (especialmente o site), maiores as chances de venda, a marca se torna mais conhecida, recomendada e assim por diante.

Porém, esse é um clássico caso em que números não são tudo.

Sim, é muito importante conquistar o maior número possível de visitantes no site da sua empresa, mas de nada adianta apenas atrair visitantes, é preciso cativá-los ao ponto de se tornarem leads qualificados.

Leads nada mais são do que visitantes que fornecem dados de contato - como nome, e-mail, telefone e afins - em troca de alguma oferta da empresa (e-books, materiais ricos, descontos exclusivos para quem se cadastra, etc).


No momento em que esse visitante fornece dados, se torna um lead. A importância dos leads é muito valiosa, já que são os visitantes que demonstram interesse no seu segmento ao se interessarem em receber um material sobre o assunto, por exemplo.
 
Assim, são consumidores que tem maiores chances de realizar uma compra. É literalmente alcançar o seu público-alvo!
 
Não basta conquistar, é preciso nutrir e qualificar os leads

Para pensar em leads, lembre-se: são potenciais clientes já mais qualificados, com maiores chances de realizar compras.

Mas para que os leads se mantenham ativos e interessados, é necessário nutri-los e qualificá-los.

Isso significa que muito além daquela primeira vantagem que eles receberam em troca de preencher seus dados, a comunicação deve ser mantida, é preciso oferecer valor e conteúdo.

Uma das maneiras mais utilizadas é o e-mail marketing, através do qual podem ser enviados conteúdos, promoções, novidades em primeira mão. Hoje, o WhatsApp também é bastante utilizado.

Dessa maneira o cliente passa a conhecer ainda mais a empresa e perceber como ela se destaca e é referência na área.

Para conquistar essa visão do cliente é preciso, claro, criar conteúdo de qualidade, que podem e devem variar entre conteúdos educacionais, informativos, emotivos e que incluem vantagens para esse cliente, mostrando a ele que por estar cadastrado é especial e recebe oportunidades “exclusivas”.

Quando o volume de leads começa a crescer, a equipe precisa investir em qualificação dos leads internamente. Isso porque são muitos contatos, muitas possibilidades e, apesar de já serem pessoas mais interessadas e direcionadas a consumir, existem maneiras de direcionar conteúdos a quem já está em uma etapa mais próxima da compra, agilizando o processo e aumentando as vendas sem perder essa chance.


Qualificação de leads: como funciona?

Um visitante se torna lead e o lead se torna suspect, que logo após se torna um prospect.

Identificar essas etapas é um processo fundamental no trabalho de marketing e que auxilia na qualificação dos leads, ou seja, no processo de identificar em que etapa esse lead está e assim direcionar conteúdos e estratégias, acelerando o processo entre o desejo de compra e a realização da compra de fato.

O suspect é um “suspeito comprador”, se enquadra bem no público-alvo e dificilmente será alguém que não irá evoluir para um cliente no futuro.

Já o prospect é um contato (lead) que já está em fase de decisão de compra, muito próximo de se tornar um cliente.

Identificar em que etapa esse lead está é importante para não “bombardear” um recém lead com milhares de ofertas e e-mails, por exemplo, já que ele está apenas no início do contato.

Nesse caso, o time de marketing pode focar em estratégias para que o lead conheça a empresa e suas vantagens pouco a pouco.

Já um prospect pode ser trabalhado pela equipe de vendas e receber ofertas bem mais direcionadas, pois já começou a separar itens no carrinho de compras, começou a preencher dados para entrega e assim por diante.

Todos esses detalhes de perfis de cada lead podem ser analisados através de softwares (como o Lead Scoring) e até mesmo manualmente.

O objetivo é que os times de marketing e vendas trabalhem lado a lado e saibam em que momento cada lead está para entender qual ainda precisa ser mais bem qualificado e qual já está mais próximo de uma compra, precisando apenas de um último “empurrãozinho”.

Qualificar os leads, além de garantir manter o lead interessado e aumentar as vendas, é uma excelente maneira de investir corretamente em anúncios e estratégias, gerando economia a longo prazo - sempre importante, não é?

Agora que você já conhece a importância dos leads e percebeu que é uma estratégia de fator decisivo no marketing e nas vendas de uma empresa, que tal contar com uma equipe especialista para qualificar os seus leads?


Entre em contato com a equipe da Agência Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar e ser adorado pelos consumidores!



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