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Marketing emocional: aumente as vendas através das emoções

A emoção é o que move o ser humano. Sem emoção, não teríamos motivações, sonhos, desejos e, o principal: conexões. E, se a emoção faz parte de maneira tão significativa das nossas vidas, é claro que também estaria presente no marketing, afinal, as estratégias são criadas a partir do que o consumidor valoriza. Continue a leitura e entenda como o marketing emocional pode transformar o seu negócio,

Marketing emocional: o que é?

Como o nome sugere, o marketing emocional é uma estratégia que trabalha com a emoção para se conectar com o consumidor e, assim, busca o convencer, persuadir, motivar a tomar uma decisão, como fechar uma compra, finalizar um cadastro e assim por diante.

O objetivo é estimular a partir das emoções e fazer com que o consumidor se sinta conectado com o serviço, produto ou a própria marca através das próprias emoções, levando a uma compra, por exemplo.

As emoções tem papel poderoso na tomada de decisões de todos nós.

Se unirmos uma estratégia de marketing a esse fato, podemos criar ações que convertem simplesmente por despertar uma emoção específica no público-alvo da marca ou ação.

Imagine dois cenários:

No primeiro, uma marca de manteiga apresenta o produto em imagens simples, apenas do produto, com as suas qualidades escritas ao redor. “Saborosa”, “saudável”, “menor adição de gordura”, “recomendada por nutricionistas”. O foco, aqui, são informações. O produto é bem apresentado, de fato.

Porém, no segundo cenário, a imagem não é apenas da manteiga, e sim de uma família sentada à mesa, vestindo pijamas, no café da manhã. A imagem é bem construída para que te remeta aos seus momentos em família, além de conter chamadas não diretas ao produto, e sim ao sentimento, como “aquela que acompanha o cheirinho de pão quentinho e momentos inesquecíveis com quem você ama”. Abaixo, o logotipo da marca.

É fácil perceber a diferença, certo?

Sem precisar citar as qualidades – pois a marca, idealmente, já vem construindo a sua imagem no mercado há mais tempo – a peça foca na emoção, na memória, no sentimento, na nostalgia.

E esse é apenas um exemplo! As emoções utilizadas no marketing emocional podem envolver medo, tristeza, sentimento de urgência, amor e assim por diante.

 
Vantagens de incluir emoções nas ações de marketing: muito além das vendas
 
Além de estimular compras diretas, o marketing emocional é uma estratégia que garante maior conexão com o consumidor, o que auxilia no branding da marca e na imagem que a mesma passa a ter para ele: de referência, autoridade e, nesse caso, até “amizade”.
 
Automaticamente, consumidores são fidelizados, afinal, a conexão através da emoção é a mais forte e duradoura.

Você com certeza lembra de algum comercial de uma marca que viu há anos por ter se identificado ou relacionado a algo na sua vida, certo?

O marketing emocional faz com que o consumidor grave a marca na mente com maior facilidade, já que relaciona emoções e sentimentos a marca. A curto e longo prazo, isso faz com que, ao precisar de um produto ou serviço X, lembre da sua empresa.

Essa estratégia também “promete” sentimentos e emoções, a partir do momento em que demonstra ao cliente que, consumindo o produto ou serviço, ele será mais feliz, terá mais disposição, etc. Basicamente, é possível gerar um sentimento de motivação e assim estimular a compra.

Muito além de usar o marketing emocional para anúncio direto de um produto, é essencial usar essas estratégias em conteúdos. Dessa forma, é possível criar conteúdos emotivos, humanizados, que despertam sensações e a vontade de compartilhar.

Assim, a marca recebe uma divulgação gratuita e, principalmente, gera uma associação necessária entre a imagem geral da marca e a peça emotiva que fez para vender um produto específico.

A Natura, por exemplo, compartilha conteúdos focados em estimular o autocuidado, o bem-estar, a quebra de padrões estéticos e assim por diante.

3 dicas para começar a investir no marketing emocional – e exemplos!
 
#1 Analise bem o público-alvo
 
Se a emoção é a base dessa estratégia, é preciso que o público-alvo seja bem selecionado, afinal, vale mais atingir um menor grupo específico que de fato consome do que alcançar um grupo maior e mais diluído, que provavelmente não prestará atenção e, automaticamente, não irá consumir.

As emoções e demais estratégias utilizadas devem estar de acordo com o perfil desse público em diversos aspectos: idade, região onde mora, faixa etária...

#2 Foco no storytelling

Criar uma narrativa interessante é a chave de ouro para desenvolver uma ação de marketing emocional completa e sólida, já que emoções e o ato de contar histórias andam lado a lado.

Investir em storytelling é o segredo do sucesso nesse caso, pois garante histórias significativas e emocionantes.

Clique aqui e entenda mais sobre storytelling!

#3 Surpreenda seja autêntico

Sim, é importante se conectar com o público-alvo através de emoções, termos, imagens e detalhes que fazem parte do gosto e do perfil desse público.

Porém, para criar um conteúdo autêntico e que se destaca, vale a pena surpreender, como ao criar uma “reviravolta” inesperada.

O foco é fazer “menos do mesmo” e mostrar diferencial!

Confira os vídeos abaixo que usam do marketing emocional e tiveram destaque em seus nichos de mercado:

A história de Sofia – Filme da Panvel

Feliz Natal – Grupo Zaffari

Agora que você já sabe como o marketing emocional pode transformar a comunicação da sua empresa, que tal dar o próximo passo e contar a Agência Emotive para desenvolver ações estratégicas e conquistar o coração do seu público-alvo?

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