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Slow Content: conheça e aplique essa tendência promissora

Slow Content: conheça e aplique essa tendência promissora

Você já ouviu falar que a qualidade é mais importante do que a quantidade? Hoje, enquanto vivemos uma era tecnológica na qual os conteúdos são cada vez mais rápidos, instantâneos e as informações não cessam, estamos também vivenciando uma transformação no marketing de conteúdo através de uma nova abordagem: o Slow Content – ou, em tradução literal, “conteúdo lento”.

O Slow Content prioriza a qualidade do conteúdo acima da quantidade, ou seja, a importância nessa abordagem é produzir de maneira mais gradual e sem a pressão da instantaneidade e velocidade – o que é comum em um ambiente digital como as redes sociais.

Assim, são conteúdos desenvolvidos com mais tempo de produção, o que possibilita um estudo mais profundo e atento do tema e, automaticamente, se torna um conteúdo com maior valor agregado ao consumidor.

É um conteúdo que diz respeito à, realmente, fazer a diferença para o consumidor/seguidor/leitor, já que é mais aprofundado nos detalhes e, assim, garante uma produção mais autêntica e próxima do público de interesse.


A importância do relacionamento com o consumidor e o Slow Content como estratégia

É fato que o consumidor atual valoriza muito o relacionamento com a marca.

Muito além de se identificar com o produto e/ou serviço, ele costuma buscar um sentimento de proximidade e conexão com a marca, o que envolve não apenas um bom atendimento e tratamento, mas também uma identificação mútua entre marca-público. É como uma amizade!


Hoje, desenvolver isso muito bem é a chave de ouro para conquistar consumidores fiéis e que se tornam porta-vozes da marca.

Com o Slow Content, o consumidor percebe um conteúdo mais completo, embasado e não tão superficial e valoriza isso, afinal, está consumindo algo diferente e mais aprofundado.

Assim, ao receber conteúdo focado em qualidade, os consumidores passam a estabelecer uma relação de confiança, o que possibilita uma audiência sólida e muito mais engajada, já que são pessoas que realmente se interessam e se identificam com a marca e seus conteúdos de qualidade.

Não se trata de criar diversos conteúdos aprofundados e com mais informações e nunca mais produzir conteúdos rápidos, mas sim, de priorizar essa abordagem e desenvolver um planejamento com base no foco em qualidade – mesmo que isso signifique menos publicações. A longo prazo, os resultados são satisfatórios!


4 vantagens do Slow Content

Além da grande vantagem do relacionamento com o consumidor – o que gera conexão, fidelidade e divulgação espontânea – outras vantagens da abordagem do slow content, são:

#1 Maior autenticidade

Indo contra a lógica de definir um tema, pesquisar sobre nos mesmos canais e buscadores e então criar um compilado de informações, o Slow Content busca encontrar informações em materiais diferentes, como artigos, livros, podcasts, conversas com especialistas e assim por diante.

Dessa maneira, se torna possível criar um conteúdo que foge do básico e genérico, se tornando muito mais autêntico, com identidade ainda mais definida e com um toque de diferencial em relação à concorrência.

#2 Construção de autoridade

Conteúdos rasos são facilmente esquecidos.

Em contrapartida, conteúdos embasados, profundos e autênticos chamam a atenção e prendem o consumidor, que percebe esse diferencial e valoriza ainda mais a marca pelo seu empenho e dedicação.

Além disso, ele fica na espera de mais conteúdos nesse estilo, o que auxilia na construção da imagem da marca como referência na área.

#3 Destaque em meio a concorrência

Em meio à produção acelerada de conteúdo, criar tendo o foco na qualidade auxilia no destaque em meio à concorrência, afinal, serão conteúdos mais autênticos e que, com certeza, chamam a atenção do público.

#4 Aumento no engajamento real

Apesar de o Slow Content priorizar os conteúdos que, em muitos casos, pedem mais tempo de produção e então nem sempre a conta terá conteúdos diários ou múltiplos ao dia, isso não significa que o engajamento será menor.

Em muitos casos, conteúdos mais aprofundados geram maior identificação e assim garantem mais curtidas, comentários e, principalmente, compartilhamentos. Afinal, quando um conteúdo é bom, os consumidores querem que mais pessoas vejam, assim, compartilham, enviam para amigos, etc.

O Slow Content também pode ser definido por “postar com propósito” e, para isso, contar com uma agência especialista é essencial!

Assim, o planejamento de marketing e comunicação se torna adequado ao propósito da marca e a possibilidade de que conteúdos que demandam maior pesquisa e estudo sejam priorizados se torna mais real, afinal, a equipe está 100% focada nisso.

Entre em contato com a Agência Emotive e vamos, juntos, desenvolver um conteúdo de valor, autêntico e ideal para o público da sua empresa! 

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação
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