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Marketing Omnichannel: a importância da integração dos canais

Marketing Omnichannel: a importância da integração dos canais

O marketing omnichannel é uma das principais tendências logísticas atuais! Isso porque tem seu foco na melhoria da experiência do consumidor, aprimorando o relacionamento e facilitando a jornada de compras.

A valorização da experiência pelo consumidor foi e é uma das principais mudanças na maneira de consumo atual. Muito além de ótimos produtos e serviços, os consumidores buscam uma experiência completa, facilitada e ágil.

Isso diz respeito a proporcionar um ótimo atendimento, uma comunicação adequada e constante nas redes sociais e alinhamento de valores e posicionamento, o que é muito importante para uma estratégia de marketing de sucesso.

Porém, além do marketing digital em si, a experiência de compra do cliente pode – e deve – acompanhar as necessidades e mudanças atuais.

Marketing Omnichannel: estratégias e vantagens para todos os negócios
 
O marketing omnichannel é uma estratégia responsável pela integração dos canais nas quais a marca está presente, e todos devem funcionar de maneira integrada e complementar.

O objetivo é estar à disposição dos consumidores nos diferentes canais, possibilitando a integração entre eles e oferecendo a possibilidade de atendimento em mais de um deles, porém com a mesma qualidade e experiência.

Assim, a ideia é que exista uma comunicação, linguagem e mensagem unificadas, que sejam constantes em todos os canais, proporcionando uma experiência única, sólida e fluida para o consumidor. 

Dessa maneira, o objetivo é que o cliente não perceba diferença no atendimento entre um canal e outro. A experiência se mantém e a jornada de compra e/ou atendimento é unificada, garantindo a facilidade de transição entre os canais, ao consumidor.

Um consumidor pode, por exemplo, iniciar um atendimento no Instagram e migrar para o WhatsApp. Começar a conversa no chat do Facebook e finalizar através de chamada telefônica. Ou, no caso de empresas que possuem lojas físicas, fazer a compra online e retirar no espaço, presencialmente.

A grande importância da fluidez no atendimento é oferecer ao cliente toda a atenção possível, independente do canal. Assim, a jornada de compra é facilitada, garantindo maior adesão e automaticamente aumentando as vendas.

Da mesma maneira, o caminho entre desejo e aquisição se torna mais rápido, afinal, não há impedimentos para a conclusão da compra ou atendimento.

É importante lembrar que, além de facilitar a compra em si, o marketing que integra todos os canais também deve focar no atendimento. Assim, o serviço de atendimento ao cliente deve ser capaz de auxiliar o cliente independente da origem da abordagem, ou seja, de qual canal surgiu a questão. Dessa maneira o consumidor pode ter um problema em uma compra através do site e solicitar ajuda no chat do Facebook, por exemplo.

Com essa estratégia, o consumidor é impactado de forma sólida e consistente, o que demonstra a ele profissionalismo e humanização – o que, automaticamente, auxilia na construção do branding, transmitindo ao consumidor uma imagem positiva da marca e aumentando as chances de fidelização.

 
Marketing Omnichannel: experiência completa e autonomia para o consumidor
 
Atualmente, o consumidor pesquisa muito antes de finalizar uma compra – seja presencialmente ou online. Em muitos casos, inclusive, une as duas coisas: visita a loja, experimenta um produto. Analisa o valor no site, confere se é diferente, se há desconto, frete grátis, etc. Busca o Instagram, analisa opiniões e assim por diante.

No geral, as marcas já funcionam de maneira multicanais, ou seja, estão presentes em vários canais. Porém, nem sempre isso significa que a estratégia seja também a de marketing omnichannel.

Para garantir essa estratégia, é preciso uma excelente comunicação entre os profissionais envolvidos na empresa, de todas as áreas: atendimento, marketing, vendas, etc.

Assim, é possível definir um alinhamento no atendimento e garantir que a comunicação seja adequada em todos os canais.

Para além disso, o sistema de gestão deve ser único, possibilitando a consulta de informações por toda a equipe: preço, estoque, possibilidade de desconto, código de produto, soluções, etc. Dica: um sistema de CRM auxilia muito na centralização dessas informações.

Dessa maneira, se torna mais simples solucionar o problema ou auxiliar o cliente da maneira que for por diversos profissionais em variados canais.

Interessante, né? Você já considerou integrar os canais utilizados pela sua empresa? Pode ser o fator que fará a diferença!

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