Customer Experience: entenda a importância de investir nessa estratégia Tipos de concorrência entre empresas: conheça e identifique os principais modelos Postado por admin em 5 de Outubro de 2022 em Mercado Construir um planejamento de marketing sólido, de qualidade e, acima de tudo, estratégico, é unir detalhes e conteúdos que vão do clássico e tradicional ao atual e...ao futuro. Na prática, isso é analisar tendências, futurismos e traçar planos estratégicos para ter excelentes resultados. Prepare papel e caneta, continue a leitura e entenda tudo sobre a importância da tendência de mercado O que é Tendência de Mercado? Tendências são como orientações ou indícios de assuntos, tópicos ou preferências que estão se tornando um comportamento comum, aos poucos. Ou seja, a tendência é o pontapé inicial de um comportamento que vem se construindo e se tornará concreto. Nesse meio tempo, a tendência pode ser muito bem utilizada no marketing para acompanhar essa mudança de comportamento do consumidor, como diz Kotler (2000), estudioso do Marketing e referência na área, “uma tendência é uma direção ou sequência de eventos que tem determinado impulso e direção”. A tendência de mercado é utilizada, no marketing, para analisar a mudança de comportamento dos consumidores, que de tempos em tempos reformulam pensamentos, preferências e adquirem novas maneiras de se relacionar com o mundo, além da sua maneira de consumir e se relacionar com marcas. As tendências surgem a partir da necessidade de inovação e impactam a sociedade como um todo em diversos aspectos: sociais, culturais, econômicos, no âmbito da comunicação e do consumo. Sendo assim, ao perceber o nascimento de uma tendência é possível antecipar o comportamento futuro do consumidor e adaptar a estratégia da marca para que ela acompanhe não apenas a tendência, como também o novo modo de pensar do consumidor. Além disso, a tendência de mercado é o que dita novos lançamentos, para que produtos ou serviços estejam de acordo com o que o consumidor está – e estará – buscando. Os 3 tipos de Tendência de Mercado Philip Kotler, pesquisador e profissional considerado “o pai do marketing”, dividiu as tendências de mercado em 3 grandes grupos, que variam conforme o grau de confiabilidade e duração, visto que tendências mudam constantemente e nem sempre são uma aposta certeira com sucesso garantido. Com as 3 categorias, é possível identificar o “nível” de confiabilidade e certeza de uma tendência, para que profissionais do marketing – e empresas – possam investir nas tendências que trarão um retorno mais certeiro. #1 Modismos Os Modismos são tendências com alto grau de imprevisibilidade e de curta duração, ou seja, são tendências que vem e vão rapidamente. Para empresas, investir em Modismos pode ser interesse para um ganho rápido e momentâneo, desde que a tendência seja antecipada rapidamente e a estratégia seja bem trabalhada. Alguns exemplos de Modismos são as franquias que se tornam “febre” por pouco tempo, como as temakerias, hamburguerias “gourmet” e lojas de frozen yogurt. Além disso, os Modismos estão muito presentes na moda, arquitetura e mídia. #2 Tendências Subindo o grau de confiabilidade e duração, as Tendências revelam como será o futuro e se mantém por muito mais tempo, além de abranger várias esferas do mercado. Um grande exemplo de Tendência que ainda está em crescimento – e já vemos que é o futuro – é o trabalho remoto, que impulsionou o surgimento de facilidades como o Coworking. Da mesma maneira, o segmento de alimentação saudável se tornou uma tendência no hábito dos consumidores nos últimos anos e, assim como o trabalho remoto, é algo que veio para ficar. #3 Megatendências Já as Megatendências vão além de mudanças momentâneas ou que duram alguns anos: são transformações culturais, políticas ou tecnológicas que influenciam por um longo período de tempo – passando de uma década. Megatendências muito atuais são os carros inteligentes e o desenvolvimento do Metaverso, ou seja, são tendências que de fato transformam a cultura. A importância das Tendências de Mercado para o Marketing Antecipar tendências é tão importante quanto definir uma estratégia de qualidade, afinal, são tópico que andam de mãos dadas! Estar atento à tendência de mercado do momento pode fazer toda a diferença em um planejamento de marketing, aumentando as vendas e situando a marca no mercado: muitas marcas se tornam referência quando antecipam uma tendência e a utilizam com sabedoria no timing certo, seja através de conteúdos, campanhas ou lançamento de linhas de produtos. Assim, além de atentar às expectativas e necessidades do público que está em constante transformação de comportamento, a marca que prevê tendências e abraça as novidades está à frente da concorrência e “ganha pontos” com o consumidor, se tornando autoridade na área. Isso faz toda a diferença! Interessante, não é? Porém, é preciso ter em mente que não é porque algo é tendência que DEVE ser abraçado pela empresa. É importante – e necessário – analisar cada caso, afinal, cada empresa tem um público diferente, com necessidades diferentes e preferências particulares. É estratégia, estratégia e estratégia ;) Achou interessante e percebeu que a sua empresa precisa de uma mãozinha para analisar novidades e cada tendência do mercado que surgir? Conte com uma equipe especialista no assunto e não perca nenhuma novidade daqui pra frente! Entre em contato com a equipe da Agência Emotive hoje mesmo. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Construir um planejamento de marketing sólido, de qualidade e, acima de tudo, estratégico, é unir detalhes e conteúdos que vão do clássico e tradicional ao atual e...ao futuro. Na prática, isso é analisar tendências, futurismos e traçar planos estratégicos para ter excelentes resultados. 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