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Tipos de concorrência entre empresas: conheça e identifique os principais modelos

Dizem que “a grama do vizinho sempre é mais verde”, mas será que é mesmo? Existem vários tipos de concorrência entre empresas e, muito além de conhecer seus concorrentes para buscar uma diferenciação, entender o tipo de concorrência existente é muito importante para adaptar o seu negócio conforme a necessidade.

O mundo dos negócios é baseado na concorrência, isso é fato.

É a concorrência que determina preços, prazos, padrões de qualidade e inúmeros outros pontos e valores para que a empresa se coloque no mercado buscando ao mesmo tempo diferenciação e aproximação da concorrência.

Entender os tipos de concorrência entre empresas ajuda a identificar se de fato a grama do vizinho é mais verde e o que vocês têm em comum e o que não, com o objetivo de adequar a sua empresa ao mercado e trazer o máximo possível de consumidores para o seu negócio – e não dividi-los tanto com os concorrentes.

Continue a leitura do material preparado pela equipe Emotive e comece a semana buscando sempre melhorar o seu negócio!

Tipos de concorrência entre empresas: 2 principais modelos

Determinar preços, quantidades e padrões de produção e qualidade, estratégia de marketing...tudo o que envolve o funcionamento da empresa, desde a produção até o marketing é definido após a análise da concorrência entre empresas.

Afinal, é preciso entender o que já está sendo feito e como está sendo feito.

Ao mesmo tempo em que é interessante buscar uma diferenciação para gerar destaque no mercado, é preciso estar próximo do que já funciona para entregar o que os consumidores já querem e esperam.
Ou seja, o ideal é um mix entre os dois pontos.

Para isso é preciso analisar a sua concorrência, e fazer isso com certa frequência.

Além disso, através das análises é possível antecipar necessidades do público e oferecer antes que os seus concorrentes. Faz sentido, não é?

Com isso em mente, conheça os 2 principais tipos de concorrência entre empresas e faça o exercício de pensar nos seus concorrentes no decorrer das definições.


Concorrência Perfeita
 
A concorrência perfeita é a considera ideal por muitos economistas, pois esse modelo é caracterizado por muita oferta e muita procura.

Em outras palavras, muitos vendedores e muitos compradores.
 
Como há muita opção similar, é muito baixa a diferenciação entre os produtos (às vezes, é nula).

Dessa forma as empresas e os consumidores não conseguem influenciar o mercado de maneira individual.

Na teoria esse cenário favorece um equilíbrio natural nos preços pela relação entre a oferta e a demanda.

Além disso, há mais liberdade para entrar ou sair da atividade.

Um excelente exemplo é o mercado de grãos – como milho e soja –, por terem uma enorme demanda e um produto idêntico.

Se uma empresa produtora de soja tentar elevar individualmente o seu preço, ela perderá muitos consumidores pois eles irão preferir comprar do concorrente, que oferece o mesmo produto por um preço menor.

O mesmo acontece caso uma produtora de milho decida abaixar muito o preço do produto, pois preços muito baixos não costumam ser sustentáveis a longo prazo.

Concorrência Imperfeita

Fazendo um contraponto com a concorrência perfeita, no modelo de concorrência Imperfeita há maior desequilíbrio entre a oferta e a procura.

Esse cenário ocorre quando existe uma ou poucas empresas que, sozinhas, conseguem influenciar no preço de mercado e na quantidade vendida.

O mesmo acontece quando há poucos consumidores ou um único que seja poderoso.

Quanto aos produtos, pode existir falta de diferenciação ou muita distinção, assim como os preços podem ser próximos ou muito diferentes.

Esse modelo de concorrência é dividida em partes, as quais são:

A) Monopólio

É quando uma única empresa oferece um determinado produto ou serviço. Assim, há apenas um vendedor ou produtor para muitos compradores.

Nesse caso, pelo poder e força da empresa, ela mesmo teria o poder de determinar os preços que considerasse mais convenientes, sejam eles altos ou baixos.

Exemplo: patentes e direitos autorais.

B) Monopsônio

Sendo o oposto do Monopólio, o Monopsônio é quando há muitos vendedores para um único comprador.

Nesse sentido, o consumidor é quem teria a palavra final sobre o preço enquanto os vendedores teriam que se adaptar.

Exemplo: obras públicas e indústria de armas pesadas.

C) Oligopólio

Similar ao Monopólio, esse modelo ocorre quando um pequeno grupo de organizações detém parcela significativa do mercando.

A diferença entre os dois é que nesse modelo o mercado é comandado por um grupo empresarial e não por uma única empresa.

Assim, poucas empresas concorrem pela preferência do consumidor, o que indica que os preços podem ser maiores que em um mercado competitivo.

Economistas dividem o modelo em dois subgrupos:

Puro: produtos similares, sem diferenciação;

Diferenciado: produtos com diferenciação evidente.

D) Oligopsônio

Esse modelo se dá quando existe uma parcela pequena de compradores para vários vendedores, portanto quem determina os preços são os próprios compradores, que tem o poder de escolha enquanto as empresas devem se adaptar. 

Exemplo: muitos produtores de tabaco fornecem a matéria-prima para algumas principais e grandes fabricantes de cigarro.

E) Monopólio bilateral

Nesse caso coexistem o monopólio da oferta e da demanda, ou seja, tanto o vendedor quanto o comprador podem influenciar os preços, abrindo espaço para o poder de negociação das partes.

Exemplo: relação entre empresas privadas e governo.

Agora que você já conhece os dois principais tipos de concorrência entre empresas, que tal investigar e analisar os seus concorrentes para identificar a dinâmica existente?

Isso é essencial para colocar a sua empresa no mercado de maneira inteligente e estratégica, além do benefício de prever a necessidade do consumidor ou até mesmo o que pode ser uma brecha de diferenciação.

Conte com a equipe Emotive para uma análise profunda e especialista dos seus concorrentes com o objetivo de posicionar a sua empresa da melhor maneira, tanto na relação com os concorrentes quanto com os consumidores.






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