Dia das Mães: O Boticário O que é o Marketing de Conteúdo e como conseguir ótimos resultados com ele? Postado por admin em 8 de Outubro de 2018 em Publicidade 1. Descubra o seu público e o que interessa a ele Já ouviu aquela frase “Quem quer vender pra todo mundo não vende pra ninguém?” Pois então, é fundamental saber quem é o seu público-alvo: faixa etária média, sexo, preferências, região em que vive e comportamento. Desta forma, poderá criar conteúdos e campanhas que sejam de real interesse do seu cliente em potencial. 2. Defina as suas metas Quais são seus objetivos a curto e longo prazo? Divulgar sua marca? Ampliar a presença digital da empresa? Levar os clientes até sua loja física? Vender produtos e serviços on-line? Tenha isso em mente na hora de traçar suas estratégias de comunicação. 3. Conheça a concorrência e outras páginas de interesse Uma boa fonte de inspiração para a sua empresa no que diz respeito a temas, linguagem, estratégias de vendas, pode ser as páginas de concorrentes que estejam alcançando sucesso nas redes sociais e até de marcas de outros produtos e serviços de outros segmentos que também se comuniquem com o seu público. Aprenda o que eles fazem de positivo e adapte para a sua realidade. 4. Monte um planejamento sólido Comece fazendo um cronograma semanal, com um post diário, por exemplo. Na segunda-feira poderá focar no produto, na terça-feira falar sobre comportamento, na quarta-feira contar uma curiosidade, na quinta-feira trazer uma dica de uso etc. Depois, faça o planejamento mensal, e, assim por diante. 5. Crie conexão/relacionamento com o seu público As redes sociais são uma via de mão dupla. Então, não adianta falar sozinho. Responda os questionamentos dos usuários, peça a opinião deles, crie ações para trazer mais o público para a página, compartilhe histórias positivas de algum cliente com a sua marca, etc. Assim, você vai ganhando sua confiança e conquistando novos seguidores fiéis à sua marca. 6. Fortaleça a presença digital da sua marca Sabemos que é enorme a quantidade de pessoas que acessam as redes sociais diariamente. Independentemente de quem seja o seu público-alvo, ele está nas redes sociais! Então, aproveite. Dê visibilidade à sua marca, seja coerente e informativo. Dissemine apenas a verdade, transmitindo credibilidade. Crie uma estratégia de branding – que engloba não somente o conteúdo, mas também a identidade visual e a forma como os conteúdos são postados e, com o tempo, tenha uma marca forte e imponente. 7. Invista em Conteúdo Relevante Vale ressaltar que ao contrário da venda tradicional, que funcionava bem em épocas passadas – em que o vendedor abordava o cliente e demonstrava as funcionalidades –, as estratégias de venda atuais exigem outras técnicas. Por isso, a construção de identidade e relacionamento com o cliente é cada vez mais importante. Construa uma estratégia baseada na diversificação de conteúdo. Você não quer ser aquele vendedor chato que tenta empurrar um produto a todo custo, não é? Poste curiosidades, dicas, novidades, assuntos indiretamente relacionados ao seu produto. Se for falar especificamente sobre um produto, não se restrinja apenas à venda direta. Divulgue vídeos explicando seu funcionamento, seus benefícios. Mostre os diferenciais de uso, características principais. 8. Desenvolva ações criativas Chame o seu público para participar e compartilhar o conteúdo com mais pessoas. O engajamento vale ouro, literalmente, nas redes sociais. Pense em concursos culturais, por exemplo, para atrair mais pessoas para a sua página. Outra prática muito boa é criar conteúdos com perguntas, instigando a participação das pessoas. Nunca se esqueça: interação é tudo. 9. Invista em campanhas É sabido que o alcance orgânico das redes sociais - principalmente o Facebook – é muito baixo. Torna-se então imprescindível destinar uma verba mensal para impulsionar posts estratégicos e campanhas pagas para aumentar o seu público. A maioria das redes sociais, como Instagram e Facebook, possuem ótimas ferramentas de segmentação de público. Por exemplo, se seu público-alvo é formato por Mulheres entre 30 e 50 anos; moradoras de Porto Alegre/RS; pertencentes à classe A; com afinidade para compras pela internet, é perfeitamente possível destinar anúncios especificamente para elas. Quem não faz parte desta segmentação de público nem terá acesso ao conteúdo divulgado. Desta forma, você evita desperdício de verba e atinge diretamente quem te interessa. 10. Monitore e melhore seus resultados Além de saber planejar bem suas estratégias e campanhas, outro fator essencial é saber mensurar os resultados da sua página. Não vale só postar se você não souber os resultados do que está fazendo. Por isso, é fundamental medir o desempenho das suas publicações. Conheça os horários de pico na sua página e os posts que tiverem mais sucesso. Ajuste o seu planejamento com base nessas métricas, para cada vez mais melhorar seus resultados. Gostou das Dicas? Ainda ficou com dúvidas sobre como Alavancar Suas Vendas Pelas Redes Sociais? Clique aqui e fale conosco. Estamos prontos para te ajudar ;) Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce