7 Tendências de Marketing para 2022 Missão, visão e valores: como definir os da minha empresa? Postado por admin em 12 de Janeiro de 2022 em Mercado Lojas virtuais já são uma realidade no dia a dia do consumidor, que está bem habituado a essa maneira de consumo e, em muitos casos, até mesmo prefere! Se você pensa em abrir uma loja virtual, confira as dicas da Agência Emotive - das mais básicas às que farão a diferença no sucesso da loja. Praticidade, facilidade e agilidade são alguns dos benefícios mais atrativos das lojas virtuais. A possibilidade de finalizar uma compra no computador ou até mesmo no celular foi uma grande mudança na maneira de consumo e, automaticamente, na comunicação como um todo. De acordo com Ecommerce Brasil, em 2020 as lojas virtuais alcançaram quase 20 bi de acessos. Demais, não é? Junto ao avanço do consumo através de loja virtual tivemos um marco importante nesse crescimento: a pandemia. O momento vivido fez com que empresários precisassem inovar e pensar em novos formatos e, além disso, um marco importante é o crescimento de pequenos e médios empreendedores, que buscaram na expansão digital uma nova fonte de renda. Assim, vemos que as lojas virtuais – que já vinham em alta – tiveram um aumento significado de dois anos pra cá, indicando que esse formato seguirá em alta e promete números muito maiores daqui pra frente. O meio digital apresenta muitas oportunidades para empresas que buscam expandir e ampliar o seu alcance e a sua gama de clientes, assim como oferece diversas possibilidades para quem deseja empreender apenas no digital, com esse foco desde o início – como milhares e milhares de lojas. Passos básicos para criar uma loja virtual Criar uma loja virtual envolve muitos detalhes: dos mais simples aos mais complexos. Porém, podemos pensar nesses como os principais passos para iniciar o planejamento: - Ideia, nome e identidade visual Antes de qualquer coisa, é preciso definir o que será a loja virtual. Quais produtos ou serviços serão oferecidos, como funcionará a produção e/ou estoque, qual será o diferencial e assim por diante. Junto a esse norte, é o momento de definir um nome e uma identidade visual que estejam alinhados ao propósito da loja. A identidade será utilizada tanto no site quanto nas redes sociais e materiais gráficos, é importantíssimo! Importante: o nome precisa ser único, pois será a url do site e também o nome nas redes sociais. Dessa forma, é importante conferir na plataforma de registro de domínio se o nome que você busca está disponível. - Registro de domínio e escolha de plataforma Seguindo os passos, depois de definido um nome que esteja disponível para registro de domínio, é preciso registrar para que a sua loja virtual tenha um link personalizado na internet, por exemplo: www.nomedasualoja.com.br Assim como uma loja física, a loja virtual precisa de estrutura. Nesse caso, sendo digital funciona através da escolha de uma plataforma ideal, de um layout desenvolvido por especialista (para que o site seja funcional e atrativo) e diversas definições dentro da plataforma, como meios de pagamento, chats, etc. - Organização, meios de pagamento e envio Assim como em uma loja física, a organização é importante em uma loja virtual. Separar itens por categorias é o ideal para facilitar a jornada de compras do consumidor. Além disso, é preciso definir e ajustar os meios de pagamento, como cartões de crédito, paypal, boleto bancário, pix, etc. Nesse momento, também é preciso formalizar os meios de envio, ligando a loja virtual a empresas como Correios, FeedEx e assim por diante. 4 dicas para ter uma loja virtual de sucesso Indo além dos passos básicos, que são o primeiro norte que irá guiar todo o restante da loja, é preciso pensar com estratégia e contar com diferenciais, para assim ter destaque no mercado. 1. Adapte para mobile Hoje, não basta apenas iniciar uma loja virtual. É preciso que ela seja adaptada para o mobile, ou seja, para uso no navegador do celular. Isso é imprescindível! 2. Faça testes com frequência Entrar na sua própria loja como um cliente é ideal para que você possa conferir como está o funcionamento. Conferir se o site está demorando a carregar, se a organização está correta, se o caminho entre o carrinho de compras e o pagamento está funcionando rapidamente e assim por diante. Isso reduz a chance de perder uma compra, afinal, ao menor sinal de complicação ou complexidade extrema o cliente perde o interesse, já que uma loja virtual deve ser simples e rápida. 3. Otimização é o segredo Para aumentar o número de visitantes, otimizar a loja para os mecanismos de busca é o segredo! Isso significa trabalhar o SEO (Search Engine Optimization) para que, de acordo com o termo que o usuário busque, a loja apareça com maior facilidade e a chance de ser acessada seja maior. O SEO é trabalhado através de palavras-chaves em vários espaços da loja virtual, como títulos, subtítulos, descrição de imagens e, considerando uma estratégia ainda mais potente: através de conteúdos em blog (anexado ao site). 4. Aposte nos links patrocinados Assim como o SEO, os links patrocinados são uma excelente estratégia para crescimento. Basicamente, é uma maneira de deixar o seu site no “topo” do Google quando uma pesquisa é feita – de acordo com as palavras-chaves utilizadas. São os links que acompanham o escrito “Anúncio” ao lado. Agora que você já entendeu como funcionam os principais detalhes da criação de uma loja virtual, temos uma dica bônus: contar com uma agência parceira especialista no assunto! Lojas virtuais exigem ainda mais detalhes burocráticos – como certificados digitais e inclusão de plugins que possibilitam as opções na loja. O processo de criação de uma loja virtual envolve diversos pontos que precisam ser feitos corretamente, a fim de garantir a segurança do seu site. Além disso, uma agência especialista como a Emotive desenvolve e coloca em prática planejamentos de marketing e campanhas específicas para o crescimento da loja e o aumento de vendas, que tal? Entre em contato e vamos juntos criar ou aprimorar a sua loja virtual! 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