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Metas SMART: como definir metas inteligentes?

Metas SMART: como definir metas inteligentes?

Definir metas é uma estratégia importante para os negócios que buscam crescer ou se aprimorar. Porém, não é uma tarefa tão simples como pode parecer, afinal, não basta a definição, as metas também devem ser realistas e inteligentes. Metas SMART é uma ferramenta poderosa para definir e alcançar metas de forma estratégica. Siga a leitura e saiba como executar objetivos inteligentes na sua empresa!

Metas SMART: o que são?
 
Seja no momento de lançamento de uma empresa ou durante um momento de expansão, as metas fazem parte do dia a dia de um negócio.

Expandir, lançar uma nova unidade, conquistar novos clientes, capturar mais leads, ajustar o orçamento... todos esses exemplos de metas são válidos, porém partem de um processo que não é aprofundado e assim pode cair em esquecimento no futuro.

Definir metas de maneira inteligente, realista e com estratégias específicas torna o processo mais garantido e, mesmo que detalhes possam ser alterados no caminho, facilita que o objetivo seja alcançado.

O propósito das Metas SMART é justamente este: pensar além das metas em si e observar, estudar, planejar o que de fato será feito, como, até quando é o prazo, e assim por diante.


SMART: specific, measurable, achievable, relevant e time based

Sendo uma metodologia estratégica e eficiente (criada em 1891 pelo estadunidense George Doran) para a criação de metas, a SMART parte de cinco pontos - suas siglas - que funcionam como um checklist que garante os detalhes definidos de maneira inteligente e significativa.

SPECIFIC (específico)

Definir metas específicas e precisas, são o caminho para que se tenha um alto impacto e, realmente, sejam cumpridas já que é difícil atingir um objetivo quando ele é muito amplo.

Por exemplo: ao invés de ter como objetivo aumentar as vendas, apenas, é mais interessante definir um aumento específico, como aumentar as vendas em 20%.

MEASURABLE (mensurável)

Para que as metas não sejam apenas faladas entre equipe e possam ser percebidas e analisadas de fato, mensurar os resultados - através de KPI's, por exemplo - é muito importante!

Assim a empresa acompanha o progresso e pode ajustar ações, visando sempre o melhor desempenho.

No caso do aumento de vendas, o principal indicador poderia ser o aumento do faturamento.

ACHIEVABLE (alcançável)

Uma meta inteligente é uma meta realmente alcançável!

Ou seja, é mais importante definir um objetivo realista e que possa motivar a equipe, já que é possível visualizar isso acontecendo de acordo com as possibilidades e estrutura de cada empresa, ao invés de estipular metas muito maiores do que a possibilidade atual.

Assim, essa meta em específico, será traçada e tem chances de realmente ser alcançada, sem desmotivar ou desanimar no meio do processo.

RELEVANT (relevante)

Para que uma meta cause um efeito direto, é necessário que seja relevante para gestores e equipe, ou seja, que faça sentido no momento atual e traga benefícios de fato.

TIME-BASED (temporal)

Definir o prazo para que a meta seja alcançada é tão importante quanto sua relevância.

Pois, torna-a real e ajuda a traçar um planejamento efetivo, com estratégias e ações para que seja alcançada no final.

Nesse caso, o aumento de vendas em 20% poderia ser pensado com um prazo de um ano.

Exemplos e benefícios da metodologia

As metas SMART podem ser aplicadas em diversos setores da empresa, como:

  1. Duplicar o número de leads qualificados alcançados em seis meses;
  2. Contratar mais dois profissionais para o setor de vendas até janeiro;
  3. Comprar novos equipamentos necessários para o setor de produção em até três meses;
  4. Lançar um novo produto (já em desenvolvimento) em até um ano, com estratégias de marketing inovadoras;
  5. Melhorar a comunicação interna com novos formatos de reuniões e contato entre equipe em até dois meses;
  6. Implementar novas estratégias de marketing no planejamento para 2022, a ser feito até novembro;
  7. Fechar cinco novas turmas do curso X em até seis meses, utilizando estratégias de marketing human to human e destinando
    mais 20% de verba para anúncios. A mensuração ocorre através das matrículas e do aumento de interesse e busca. 

Já os benefícios da metodologia são vários:

  • Auxilia na maximização de produtividade, afinal, objetivos bem estabelecidos e realistas motivam a equipe;
  • Aumento da disciplina;
  • Planejamentos alcançáveis ajudam a visualizar um futuro promissor;
  • Quando uma meta é atingida, se torna mais simples visualizar e implementar novas;
  • Otimização de processos;
  • Transparência nos projetos e processos: a equipe como um todo visualiza o progresso e se sente parte do objetivo e não apenas do resultado alcançado;
  •  Gestão mais efetiva.
     
Interessante, né!? As metas SMART podem ser uma excelente chave para elevar uma empresa ao seu máximo e conquistar tudo aquilo que almeja.

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