Como definir minha verba de marketing? R$ 9.321,00 em vendas sem loja física nem virtual Postado por admin em 13 de Abril de 2020 em Publicidade Hoje vamos falar um pouco sobre marketing digital para pequenas empresas, como funciona, suas características e porque você está cometendo um grande erro caso sua empresa ainda não invista nisso. Garantir uma presença forte na internet O que você faz quando possui uma dúvida ou está buscando algo? De duas uma: ou você vai perguntar pra alguém em quem confia ou vai buscar no Google. O Google é o maior buscador online do mundo. Portanto, estar presente nos resultados das pesquisas quando alguém buscar algo relacionado ao que você vende não é mais uma opção, mas sim uma obrigação. Além do Google, as redes sociais hoje em dia também são ferramentas onde as pessoas tendem a pesquisar sobre produtos, serviços e empresas. Sendo assim, é essencial ter presença digital. Um bom planejamento de marketing deve incluir essas estratégias. Construir uma audiência qualificada Como você se relaciona hoje com sua audiência? Você sabe quem são os seus clientes? Seus hábitos de consumo? Seus comportamentos? Suas profissões? As principais mídias digitais (google, facebook, linkedin, instagram) possuem ferramentas completas de segmentação de público. Isso permite que você atraia as pessoas que realmente estão interessadas e possuam sinergia com o que sua empresa oferece. Por exemplo, se seu público-alvo são mulheres entre 30 e 40 anos, com filhos pequenos, que noivaram recentemente, é possível criar conteúdos e direciona-los somente para esse perfil. Assim, seu investimento se torna mais assertivo. A partir do momento em que essas pessoas são atraídas para o seu funil de vendas, é possível trabalhar conteúdos que sejam relevantes pra elas, a fim de fideliza-las, para que com o tempo se tornem seus clientes. Desbanque a concorrência A porcentagem de empresas brasileiras que investem em marketing digital ainda é muito pequena. Isso comprova que o quanto antes você entrar nesse mercado, melhor será. Isso te diferenciará de grande parte de seus concorrentes. Já ouviu aquela frase “quem chega primeiro bebe água limpa.”? Pois então. O momento é agora! Além do mais, estar presente nos meios digitais gera mais credibilidade. Vai dizer que você nunca ficou ressabiado ao pesquisar uma marca na internet e não encontra-la no google nem nas redes sociais? Baixo investimento Com as ferramentas existentes hoje, com o alto poder de segmentação e com as mais variadas estratégias de otimização do site para mecanismos de busca, investir em Marketing Digital tornou-se muito mais barato do que investir na mídia tradicional. Apesar de ser barato, o investimento se faz necessário, principalmente porque o alcance orgânico dos conteúdos em blogs e redes sociais é muito pouco representativo. Por outro lado, não será necessário investir pesado para atingir uma audiência qualificada. Tenha isso em mente. Mensure resultados com precisão Outra vantagem do Marketing Digital é que ele é muito mais mensurável do que qualquer ação off-line. Vamos comparar uma campanha de Outdoor com uma campanha de E-mail Marketing. No caso do outdoor, você pode até ter uma estimativa de quantas pessoas passaram na frente do seu outdoor. Mas quantas realmente pararam e leram a mensagem? Impossível saber. Por outro lado, quando você dispara um e-mail marketing, consegue saber o número exato de pessoas que abriram o email e o número exato de pessoas que clicaram em algum link. E o mais fantástico: consegue saber até mesmo quantas pessoas efetuaram uma compra no seu site após terem visualizado ou clicado no e-mail em questão. Incrível né? Então para de postergar e inicie sua trajetória no marketing digital. O quanto antes você investir em marketing digital, mais vantagem levará em cima dos seus concorrentes. Quer saber a melhor forma de iniciar um planejamento de marketing digital de sucesso? Entre em contato com nossa equipe! Agência de Publicidade Porto Alegre – Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 1 Artigos Relacionados Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas Personalização em massa: o futuro do e-commerce Tendências de vendas online para 2025: o futuro do e-commerce