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Marketing de Serviços: o que é e como aplicar essa estratégia

Com cada vez mais profissionais que trabalham oferecendo serviços baseados na promessa de entrega e experiência – e não produtos palpáveis -, é imprescindível buscar uma estratégia de marketing alinhada a esses ideais. O marketing de serviço surgiu para atender empresas e profissionais que oferecem serviços baseados na intangibilidade, ou seja, que não podem ser vistos ou tocados.

Essa abordagem do marketing é adaptada à demanda por trabalho profissional e potencializa a entrega de valor ao cliente, considerando a sua experiência antes, durante e depois da contratação/compra de um serviço oferecido por um profissional.

Para conquistar e fidelizar o seu público, o profissional que oferece serviços deve trabalhar estratégias focadas em satisfazer o público e convencer novos possíveis clientes da qualidade do serviço ofertado.

Para entender mais sobre o marketing de serviço e como ele funciona, continue a leitura e mãos à obra!


Marketing de Serviços: o que é?
 
Diferente do marketing de produto, a abordagem focada em serviços busca apoiar a venda de experiências, ou seja, atividades que não envolvem a posse de um bem.
 
Consultorias, por exemplo, são um excelente caso de marketing focado em serviços, afinal, não há um produto palpável entregue, e sim uma experiência que deve não apenas entregar o que foi prometido no momento como também após, deixando o cliente com uma experiência satisfatória e útil.

Tendo isso em mente, o Marketing de Serviços tem como objetivo gerar valor aos serviços ofertados por uma empresa ou profissional.

Diferente do marketing de produto que foca naquilo que já é comercializado, nessa abordagem o foco é convencer o cliente do quão valioso o serviço é através de uma promessa de entrega do serviço.


Marketing de Serviços: características e tipos
 
Para entender se um negócio ou estratégia se encaixa nessa abordagem, confira as quatro principais características que definem o marketing de serviços:

• Intangibilidade: o serviço não pode ser tocado ou visto;

• Inseparabilidade: o serviço está vinculado ao prestador e não existe sem que haja contato entre ele e o cliente;

• Variabilidade: o serviço varia de cliente para cliente, não existindo padronização;

• Perecibilidade: o serviço não pode ser estocado ou reaproveitado.

Kotler, uma das maiores referências do marketing atual, também definiu os três tipos de marketing aplicados ao setor de serviços:

• Marketing Externo: Busca criar uma imagem positiva da empresa para atrair novos clientes através da divulgação do serviço e o reforço do branding do profissional;

• Marketing Interno: Tem o foco nos colaboradores, visto que o seu bem-estar está automaticamente conectado com a entrega de boas experiências para os consumidores. Treinamentos, motivação, amparo e atenção aos colaboradores são alguns dos pilares;

• Marketing Interativo: Estabelece uma conexão entre colaboradores e clientes, pois através de cada interação e ação a percepção que o cliente tem sobre a empresa é construída.

 
A importância do Marketing de Serviços
 
Conquistar novos clientes custa muito mais do que manter os atuais, em especial para serviços que não acompanham um produto palpável, e sim um resultado e uma experiência que são entregues ao cliente.

O marketing direcionado ao setor de serviços foca em desenvolver um relacionamento entre empresa e clientes através da geração de valor aos serviços disponibilizados, trabalhando a fidelização desse cliente através de uma experiência positiva e uma entrega que vai além da expectativa do serviço ofertado.

Assim, o marketing de serviços deve trabalhar o antes, durante e depois do atendimento para que o cliente se sinta querido e valorizado.

Aplicar o marketing para serviços é possível através de algumas estratégias, como:

- Manter-se focado nas pessoas e trabalhar a humanização nas redes sociais, mostrando-se como profissional e amigo;

- Produzir conteúdo de valor para se mostrar autoridade no assunto, além de conteúdos educativos e que demonstrem provas sociais de outros clientes, como relatos e feedbacks;

- Trabalhar a sua marca pessoal e construir comunidade nas redes sociais;

- Definir o seu diferencial e focar nesse ponto para construir a sua marca, destacando-se da concorrência;

- Fazer parcerias com outros profissionais e oferecer serviços em conjunto;

- Definir metas com ações e prazos claros;

- Montar um plano de ação de captação de clientes e acompanhamento após o serviço entregue;

- Estruturar um excelente serviço que entregue muito mais do que o esperado, surpreendendo o cliente.

 
Os 8 P’s do marketing focado em serviços
 
Essa abordagem é também representada por 8 princípios que estão associados com cada etapa utilizada para o convencimento do público, sendo úteis para a criação de estratégias internas e externas.
 
Produto: aquilo que está por trás do serviço ofertado, ou seja, o que é gerado de valor ao cliente;

Pessoas: gestor, colaboradores e cliente. Nesse princípio se busca motivar e qualificar a equipe para manter um serviço de qualidade, além de acompanhar os processos e a interação com o cliente;

Praça: descreve o local do trabalho – online, pessoalmente, na casa do cliente, em um local próprio...;

Preço: precificação dos serviços e como serão precificados considerando a variabilidade;

Promoção: representa toda a comunicação com o público através da promoção e divulgação dos serviços oferecidos;

Processo: representa o fluxo de trabalho utilizado para satisfazer o cliente e além de atender, surpreender suas expectativas;

Prova física: aquilo que o cliente pode ver e ajuda a construir a imagem que ele tem da empresa, como site, landing page, redes sociais, relatos de outros clientes...;

Produtividade e qualidade: entregas dentro dos prazos acordados e que estejam de acordo com o padrão de qualidade da empresa.

Agora que você já sabe o que é o marketing de serviços, que tal incluí-lo na estratégia de marketing da sua empresa?

Através de ações bem elaboradas é possível estreitar o relacionamento entre marca e cliente, gerando fidelização e construindo autoridade na área.


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