KPIs do E-commerce: conheça os principais indicadores para o seu negócio A importância de ter um bom script de vendas para vender mais e melhor Postado por admin em 7 de Julho de 2023 em Publicidade Com cada vez mais profissionais que trabalham oferecendo serviços baseados na promessa de entrega e experiência – e não produtos palpáveis -, é imprescindível buscar uma estratégia de marketing alinhada a esses ideais. O marketing de serviço surgiu para atender empresas e profissionais que oferecem serviços baseados na intangibilidade, ou seja, que não podem ser vistos ou tocados. Essa abordagem do marketing é adaptada à demanda por trabalho profissional e potencializa a entrega de valor ao cliente, considerando a sua experiência antes, durante e depois da contratação/compra de um serviço oferecido por um profissional. Para conquistar e fidelizar o seu público, o profissional que oferece serviços deve trabalhar estratégias focadas em satisfazer o público e convencer novos possíveis clientes da qualidade do serviço ofertado. Para entender mais sobre o marketing de serviço e como ele funciona, continue a leitura e mãos à obra! Marketing de Serviços: o que é? Diferente do marketing de produto, a abordagem focada em serviços busca apoiar a venda de experiências, ou seja, atividades que não envolvem a posse de um bem. Consultorias, por exemplo, são um excelente caso de marketing focado em serviços, afinal, não há um produto palpável entregue, e sim uma experiência que deve não apenas entregar o que foi prometido no momento como também após, deixando o cliente com uma experiência satisfatória e útil. Tendo isso em mente, o Marketing de Serviços tem como objetivo gerar valor aos serviços ofertados por uma empresa ou profissional. Diferente do marketing de produto que foca naquilo que já é comercializado, nessa abordagem o foco é convencer o cliente do quão valioso o serviço é através de uma promessa de entrega do serviço. Marketing de Serviços: características e tipos Para entender se um negócio ou estratégia se encaixa nessa abordagem, confira as quatro principais características que definem o marketing de serviços: • Intangibilidade: o serviço não pode ser tocado ou visto; • Inseparabilidade: o serviço está vinculado ao prestador e não existe sem que haja contato entre ele e o cliente; • Variabilidade: o serviço varia de cliente para cliente, não existindo padronização; • Perecibilidade: o serviço não pode ser estocado ou reaproveitado. Kotler, uma das maiores referências do marketing atual, também definiu os três tipos de marketing aplicados ao setor de serviços: • Marketing Externo: Busca criar uma imagem positiva da empresa para atrair novos clientes através da divulgação do serviço e o reforço do branding do profissional; • Marketing Interno: Tem o foco nos colaboradores, visto que o seu bem-estar está automaticamente conectado com a entrega de boas experiências para os consumidores. Treinamentos, motivação, amparo e atenção aos colaboradores são alguns dos pilares; • Marketing Interativo: Estabelece uma conexão entre colaboradores e clientes, pois através de cada interação e ação a percepção que o cliente tem sobre a empresa é construída. A importância do Marketing de Serviços Conquistar novos clientes custa muito mais do que manter os atuais, em especial para serviços que não acompanham um produto palpável, e sim um resultado e uma experiência que são entregues ao cliente. O marketing direcionado ao setor de serviços foca em desenvolver um relacionamento entre empresa e clientes através da geração de valor aos serviços disponibilizados, trabalhando a fidelização desse cliente através de uma experiência positiva e uma entrega que vai além da expectativa do serviço ofertado. Assim, o marketing de serviços deve trabalhar o antes, durante e depois do atendimento para que o cliente se sinta querido e valorizado. Aplicar o marketing para serviços é possível através de algumas estratégias, como: - Manter-se focado nas pessoas e trabalhar a humanização nas redes sociais, mostrando-se como profissional e amigo; - Produzir conteúdo de valor para se mostrar autoridade no assunto, além de conteúdos educativos e que demonstrem provas sociais de outros clientes, como relatos e feedbacks; - Trabalhar a sua marca pessoal e construir comunidade nas redes sociais; - Definir o seu diferencial e focar nesse ponto para construir a sua marca, destacando-se da concorrência; - Fazer parcerias com outros profissionais e oferecer serviços em conjunto; - Definir metas com ações e prazos claros; - Montar um plano de ação de captação de clientes e acompanhamento após o serviço entregue; - Estruturar um excelente serviço que entregue muito mais do que o esperado, surpreendendo o cliente. Os 8 P’s do marketing focado em serviços Essa abordagem é também representada por 8 princípios que estão associados com cada etapa utilizada para o convencimento do público, sendo úteis para a criação de estratégias internas e externas. Produto: aquilo que está por trás do serviço ofertado, ou seja, o que é gerado de valor ao cliente; Pessoas: gestor, colaboradores e cliente. Nesse princípio se busca motivar e qualificar a equipe para manter um serviço de qualidade, além de acompanhar os processos e a interação com o cliente; Praça: descreve o local do trabalho – online, pessoalmente, na casa do cliente, em um local próprio...; Preço: precificação dos serviços e como serão precificados considerando a variabilidade; Promoção: representa toda a comunicação com o público através da promoção e divulgação dos serviços oferecidos; Processo: representa o fluxo de trabalho utilizado para satisfazer o cliente e além de atender, surpreender suas expectativas; Prova física: aquilo que o cliente pode ver e ajuda a construir a imagem que ele tem da empresa, como site, landing page, redes sociais, relatos de outros clientes...; Produtividade e qualidade: entregas dentro dos prazos acordados e que estejam de acordo com o padrão de qualidade da empresa. Agora que você já sabe o que é o marketing de serviços, que tal incluí-lo na estratégia de marketing da sua empresa? Através de ações bem elaboradas é possível estreitar o relacionamento entre marca e cliente, gerando fidelização e construindo autoridade na área. Entre em contato com a Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar! Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Com cada vez mais profissionais que trabalham oferecendo serviços baseados na promessa de entrega e experiência – e não produtos palpáveis -, é imprescindível buscar uma estratégia de marketing alinhada a esses ideais. O marketing de serviço surgiu para atender empresas e profissionais que oferecem serviços baseados na intangibilidade, ou seja, que não podem ser vistos ou tocados. 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