Marketing de Serviços: o que é e como aplicar essa estratégia Google Bard: confira as atualizações da ferramenta de Inteligência Artificial do Google Postado por admin em 13 de Julho de 2023 em Publicidade Apesar de ser visto de tal maneira, saber vender não é algo inato. Muitos vendedores têm, previamente, boas habilidades de comunicação, liderança e gestão, porém para que as vendas sejam uma constante é preciso prática e estratégias como ter um bom script de vendas para vender mais e melhor. Assim como o produto ou serviço deve contar com um bom marketing por trás, o processo de vendas deve ser visto como uma prioridade e como algo a ser estudado, praticado e aprimorado constantemente. Continue a leitura para entender o que é um script de vendas e como esse material pode alavancar um negócio ao trazer mais sucesso às vendas! Script de vendas: se vender é arte, ter um roteiro faz parte Há quem diga que vender é uma arte. E, se toda arte segue um roteiro pra suceder, para vender não seria diferente. Apesar de a espontaneidade ser valorizada – e recomendada -, isso não significa que um vendedor não possa se preparar para uma reunião comercial. Um script de vendas é um roteiro que guia e orienta o vendedor durante a interação com o cliente, o preparando para trilhar um caminho consistente e eficaz na conversa com o cliente, levando a uma nova venda. De respostas e perguntas frequentas, gatilhos de persuasão e fechamento da venda, um script de vendas auxilia no processo de abordagens personalizadas para cada etapa da jornada de compras e até mesmo para cada perfil de cliente. Além disso, contar com um script de vendas mantém a comunicação alinhada entre toda a equipe, o que garante consistência em diversos cenários, mantendo a imagem da empresa, seu tom de voz e o seu branding independente da situação ou vendedor. Motivos para ter um bom script de vendas • Aumento de produtividade: um bom roteiro ajuda o vendedor a focar nos argumentos principais e nas etapas de venda, evitando a perda de tempo ou desvios longos na conversa. Assim, é possível ser mais objetivo e informativo, sem fazer com que o cliente se perca no assunto. • Alinhamento com as expectativas do cliente: num script de vendas bem estruturado é possível demonstrar ao cliente, com as palavras ideais, que o que ele busca estará sendo suprido. Oferecer todas as informações necessárias em uma conversa persuasiva, tendo a persona da marca estudada e considerada, auxilia muito nesse ponto. • Padronização da abordagem: uma das principais vantagens do roteiro de vendas é manter uma abordagem padronizada e profissional, facilitando a comunicação e deixando o vendedor mais seguro. • Maior taxa de conversão: através do script, a equipe comercial consegue persuadir o cliente com mais eficiência e sem improvisação, aumentando as chances de venda e a taxa de conversão. • Otimiza e reduz etapas desnecessárias: ao ter um script de vendas consistente, o vendedor sabe por qual ponto começar a conversa e quais tópicos podem ser pulados ou não, otimizando a conversa e economizando tempo para ambos os lados. • Testes e consolidação de técnicas que funcionam: melhor do que ter conversas exaustivas e completamente diferentes com cada cliente, o que desgasta muito mais o vendedor, através do roteiro é possível analisar técnicas que funcionam e adaptar, pouco a pouco, o script para que seja o mais eficiente possível. Além disso, contar com um roteiro ajuda a manter o foco da conversa e transmite maior confiança e credibilidade. Afinal, o cliente não apenas compra um produto ou serviço, e sim como ele é vendido. Um vendedor seguro, tranquilo e que transmite credibilidade está muitos passos à frente no caminho de uma venda. Dicas para criar um bom roteiro de vendas Criar um roteiro de vendas não é tarefa simples, especialmente pela primeira vez. Siga as dicas da equipe Emotive para começar a pensar e planejar o seu script de vendas: Conheça muito bem a persona e defina o tom de voz utilizado; Destaque os benefícios e diferenciais do que está sendo oferecido; Mostre ao cliente que você entende e tem a solução para a ‘dor’ dele; Defina as principais etapas do script, tais como introdução, apresentação, frase de efeito...; Conecte-se com o cliente; Use cases de sucesso com prova social; Abra espaço para que o cliente fale e pergunte; Mostre-se disponível; Ofereça o seguimento da conversa, com envio de proposta personalizada. Montar um script de vendas não é apenas escrever os benefícios do seu produto ou serviço e ter eles em mente para a próxima reunião comercial, e sim analisar toda a estrutura atual do seu negócio e como as vendas estão sendo feitas agora, com o objetivo de rastrear o que está funcionando e o que pode ser aprimorado. Assim, o roteiro de vendas pode ser criado como uma base que ajuda o vendedor a ter em mente as palavras ideais e, principalmente, a ordem estratégias de tópicos a serem seguidos. Se você ainda não tem um script de vendas, conte com a equipe Emotive para esse desafio – e muitos outros! Entre em contato hoje mesmo. Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação Compartilhar esse artigo: 0 Apesar de ser visto de tal maneira, saber vender não é algo inato. Muitos vendedores têm, previamente, boas habilidades de comunicação, liderança e gestão, porém para que as vendas sejam uma constante é preciso prática e estratégias como ter um bom script de vendas para vender mais e melhor. 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