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A importância de ter um bom script de vendas para vender mais e melhor

Apesar de ser visto de tal maneira, saber vender não é algo inato. Muitos vendedores têm, previamente, boas habilidades de comunicação, liderança e gestão, porém para que as vendas sejam uma constante é preciso prática e estratégias como ter um bom script de vendas para vender mais e melhor.

Assim como o produto ou serviço deve contar com um bom marketing por trás, o processo de vendas deve ser visto como uma prioridade e como algo a ser estudado, praticado e aprimorado constantemente.

Continue a leitura para entender o que é um script de vendas e como esse material pode alavancar um negócio ao trazer mais sucesso às vendas!


Script de vendas: se vender é arte, ter um roteiro faz parte

Há quem diga que vender é uma arte.

E, se toda arte segue um roteiro pra suceder, para vender não seria diferente.

Apesar de a espontaneidade ser valorizada – e recomendada -, isso não significa que um vendedor não possa se preparar para uma reunião comercial.

Um script de vendas é um roteiro que guia e orienta o vendedor durante a interação com o cliente, o preparando para trilhar um caminho consistente e eficaz na conversa com o cliente, levando a uma nova venda.  

De respostas e perguntas frequentas, gatilhos de persuasão e fechamento da venda, um script de vendas auxilia no processo de abordagens personalizadas para cada etapa da jornada de compras e até mesmo para cada perfil de cliente.

Além disso, contar com um script de vendas mantém a comunicação alinhada entre toda a equipe, o que garante consistência em diversos cenários, mantendo a imagem da empresa, seu tom de voz e o seu branding independente da situação ou vendedor.


Motivos para ter um bom script de vendas
 
• Aumento de produtividade: um bom roteiro ajuda o vendedor a focar nos argumentos principais e nas etapas de venda, evitando a perda de tempo ou desvios longos na conversa. Assim, é possível ser mais objetivo e informativo, sem fazer com que o cliente se perca no assunto.
 
• Alinhamento com as expectativas do cliente: num script de vendas bem estruturado é possível demonstrar ao cliente, com as palavras ideais, que o que ele busca estará sendo suprido. Oferecer todas as informações necessárias em uma conversa persuasiva, tendo a persona da marca estudada e considerada, auxilia muito nesse ponto.

• Padronização da abordagem: uma das principais vantagens do roteiro de vendas é manter uma abordagem padronizada e profissional, facilitando a comunicação e deixando o vendedor mais seguro.

• Maior taxa de conversão: através do script, a equipe comercial consegue persuadir o cliente com mais eficiência e sem improvisação, aumentando as chances de venda e a taxa de conversão.

• Otimiza e reduz etapas desnecessárias: ao ter um script de vendas consistente, o vendedor sabe por qual ponto começar a conversa e quais tópicos podem ser pulados ou não, otimizando a conversa e economizando tempo para ambos os lados.

• Testes e consolidação de técnicas que funcionam: melhor do que ter conversas exaustivas e completamente diferentes com cada cliente, o que desgasta muito mais o vendedor, através do roteiro é possível analisar técnicas que funcionam e adaptar, pouco a pouco, o script para que seja o mais eficiente possível.

Além disso, contar com um roteiro ajuda a manter o foco da conversa e transmite maior confiança e credibilidade.

Afinal, o cliente não apenas compra um produto ou serviço, e sim como ele é vendido. Um vendedor seguro, tranquilo e que transmite credibilidade está muitos passos à frente no caminho de uma venda.


Dicas para criar um bom roteiro de vendas
 
Criar um roteiro de vendas não é tarefa simples, especialmente pela primeira vez.

Siga as dicas da equipe Emotive para começar a pensar e planejar o seu script de vendas:

 
  1. Conheça muito bem a persona e defina o tom de voz utilizado;
     
  2. Destaque os benefícios e diferenciais do que está sendo oferecido;
     
  3. Mostre ao cliente que você entende e tem a solução para a ‘dor’ dele;
     
  4. Defina as principais etapas do script, tais como introdução, apresentação, frase de efeito...;
     
  5. Conecte-se com o cliente;
     
  6. Use cases de sucesso com prova social;
     
  7. Abra espaço para que o cliente fale e pergunte;
     
  8. Mostre-se disponível;
     
  9. Ofereça o seguimento da conversa, com envio de proposta personalizada.
Montar um script de vendas não é apenas escrever os benefícios do seu produto ou serviço e ter eles em mente para a próxima reunião comercial, e sim analisar toda a estrutura atual do seu negócio e como as vendas estão sendo feitas agora, com o objetivo de rastrear o que está funcionando e o que pode ser aprimorado.

Assim, o roteiro de vendas pode ser criado como uma base que ajuda o vendedor a ter em mente as palavras ideais e, principalmente, a ordem estratégias de tópicos a serem seguidos.

Se você ainda não tem um script de vendas, conte com a equipe Emotive para esse desafio – e muitos outros!





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