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KPIs do E-commerce: conheça os principais indicadores para o seu negócio

Para que um e-commerce tenha sucesso é crucial investir, além de marketing, estratégias, equipe e especializações, no acompanhamento dos resultados que essas ações estão gerando para o seu negócio. Ao acompanhar de perto os indicadores é possível crescer de modo sustentável e inteligente. Para começar a aplicar essa análise, continue a leitura e conheça tudo sobre as principais KPIs do E-commerce. Vamos lá?

KPIs do E-commerce: afinal, o que são os indicadores KPIs?
 
KPIs é uma sigla que significa Key Performance Indicators ou, em português, Indicadores-chave de performance.

As KPIs são parâmetros essenciais para acompanhar o desenvolvimento de um negócio, pois assim é possível avaliar o cenário como um todo e analisar resultado a resultado.

Ter esses dados detalhados e atualizados constantemente torna mais fácil o processo de avaliar quais estratégias estão funcionando e trazendo bons resultados e quais não.

Esses parâmetros fornecem informações valiosas para a tomada de decisão, pois, dessa forma, as decisões tomadas em cada estratégia da empresa tem embasamento nos números extraídos de cada indicador, ou seja, em resultados reais.


Métricas X KPIs: são diferentes!
É comum confundir métricas com KPIs.

Portanto, vale lembrar: métricas são formas de medir variáveis, já KPIs são indicadores fundamentais para um negócio.

Na prática, pense que se uma métrica específica é valiosa para alcançar as metas da sua empresa, trazendo análises interessantes e relevantes para o futuro, ela também pode se tornar uma KPI.

 
KPIs do E-commerce: a importância dos indicadores para um e-commerce
 
No universo do e-commerce, as KPIs são fundamentais para analisar a visão geral, resultados e desempenhos de uma loja virtual.

Afinal, quando se trata do meio digital, sem números e métricas não é possível tomar decisões completamente seguras.

As KPIs são essenciais para monitorar o crescimento de um e-commerce.

Através da análise de indicadores como taxa de rejeição e abandono do carrinho, é possível saber exatamente quantos usuários estão abandonando uma compra no último minuto, por exemplo, e analisar o que é possível fazer para que isso deixe de acontecer.

Existem diversas KPIs e cada negócio, de acordo com os seus objetivos, vai adotar indicadores específicos para acompanhar.

Afinal, nenhum negócio é igual ao outro.

Porém, como um todo, as KPIs do e-commerce devem ser:

• Mensuráveis: que resultem em números, valores e taxas;
• Verificáveis: que acompanhem um histórico de dados para análise;
• Periódicas: que possam ser acompanhadas de X em X semanas ou meses.

8 principais KPIs do e-commerce para ficar de olho
 
Ter um e-commerce de sucesso envolve analisar diversos indicadores a fim de tomar decisões baseadas em resultados reais e palpáveis.

Dessa forma, toda mudança de estratégia é feita com segurança e pode ser acompanhada no futuro.

Dentre as diversas KPIs para analisar em um e-commerce, as 8 principais são...

Taxa de conversão:

Conversão significa venda e, automaticamente, lucro.

Após o cliente passar por todas as etapas do processo de compra e então concluir uma venda, se somam pontos nessa taxa.

Portanto, a taxa de conversão mostra quanto o seu e-commerce vendeu em determinado período. 

Essa KPI é medida observando o número de visitas no site e o volume de vendas durante esse tempo.

Taxa de rejeição:
                             

Fazendo um contraponto direto com a taxa de conversão, a taxa de rejeição é uma KPI que indica a quantia de pessoas que acessaram o e-commerce e saíram sem realizar nenhuma ação.

Quanto mais alta essa taxa, mais problemas estão presentes na sua loja virtual, na sua estratégia de marketing e em diversos detalhes que afetam o processo de compra do cliente.

Retorno sobre Investimento (ROI):

O famoso ROI é importante para todos os negócios, afinal, com esse indicador podemos compreender se os investimentos feitos estão gerando lucros para o negócio.  

Ticket médio:

O Ticket Médio indica o valor médio de vendas em determinado período, ou seja, o quanto foi vendido dentro de um período específico de tempo.

Quando esse número é elevado, podemos entender que os clientes estão consumindo e gerando receita com uma boa frequência.

Valor do ciclo de vida (LTV):

Do inglês Life Time Value, o LTV mostra quanto o seu cliente compra durante todo o tempo em que se relaciona com a sua marca, ou seja, o quanto de receita ele já gerou desde que passou a ser cliente.

O ideal é que esse índice seja maior do que o custo para aquisição de novos clientes, pois demonstra que a marca tem consumidores fiéis e valiosos.

Carrinhos abandonados:

Esse indicador mostra a quantia de carrinhos abandonados em um e-commerce, ou seja, quantos carrinhos de compra são abandonados antes de serem finalizados. Ele afeta diretamente a KPI de conversão!

Com a análise dessa KPI é possível saber com precisão o que faz os usuários abandonarem a compra no último minuto, como custo do frete, dificuldade de pagamento, etc. e então adaptar estratégias e aprimorar configurações para que isso deixe de acontecer.

Custo de Aquisição de Cliente (CAC):

O CAC mostra quanto está sendo investido em estratégias de marketing para atrair clientes e vender mais.

É importante lembrar que, para um crescimento saudável, o LTV deve ser maior que o CAC.

Tráfego do site:

Por último, mas não menos importante, analisar o tráfego do site é crucial, pois demonstra claramente se a empresa está conseguindo atrair visitantes para a loja virtual.

Acompanhar e analisar as KPIs do e-commerce deve ser um trabalho constante feito pela empresa.

Entre as ferramentas disponíveis, o Google Analytics é uma das mais utilizadas. Porém, também existem ferramentas como Crazy Egg e Mouseflow, as quais apresentam mapas de calor de um site.

Para saber quais KPIs o seu e-commerce deve estar atento e manter um acompanhamento correto e contínuo a fim de adaptar estratégias constantemente, conte com a equipe Emotive para o sucesso do seu negócio!

Entre em contato hoje mesmo :)



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