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7 Tendências de Marketing para 2022

7 Tendências de Marketing para 2022

O marketing está em constante evolução. É de acordo com os hábitos de consumo de conteúdo dos públicos que as estratégias vão sendo adaptadas, aprimoradas ou até mesmo totalmente atualizadas. Para que o planejamento do ano que vem chegando seja um sucesso, é importante conhecer as tendências de marketing para 2022 e aplicá-las!

É fato que 2020 e 2021 foram anos de grandes mudanças, a nível mundial. E isso, é claro, impactou na maneira de consumo do público, que precisou se adaptar e buscar novas soluções.

A pandemia do COVID-19 implicou em mudanças bruscas no meio digital, fortalecendo ainda mais as compras online, sejam essas de produtos vendidos em lojas virtuais ou de produtores locais do ramo gastronômico, por exemplo.

Assim, além da adaptação referente à venda online, foi preciso repensar estratégias de marketing para, em um momento atípico, reforçar a divulgação digital e manter o público perto – mesmo que a distância.

Da mesma maneira, com o isolamento muitos conteúdos foram testados a fim de analisar a resposta do público. Percebemos, por exemplo, um boom nos vídeos curtos, que seguem em destaque.

Com 2022 batendo na porta, é o momento de analisar as tendências que farão (ainda mais) parte das futuras estratégias. Muitas delas, derivadas das mudanças dos anos anteriores, já outras um pouco mais recentes. Continue a leitura e saiba quais são!

Tendências de marketing para 2022: de chatbots à responsabilidade social
 
#1 Chatbots

Apesar de já serem conhecidos e muito utilizados há alguns anos, os chatbots estarão ainda mais em alta.

Basicamente, são chats automatizados que permitem atendimentos mais rápidos e, em muitos casos, automáticos. São muito utilizados em aplicativos de bancos e serviços de saúde, porém estão cada vez mais presentes em diversos canais, como sites e páginas de vendas.

A grande diferença agora é que, ao contrário de uma automatização muito robótica, estão sendo aprimorados para que sejam cada vez mais inteligentes e humanizados, mesmo sem ser necessariamente “comandado” por uma pessoa.

Os chatbots facilitam muito a vida dos consumidores, que já não precisam telefonar, enviar um e-mail que demora a ser respondido ou enfrentar filas para tirar dúvidas. É o futuro!

#2 Inteligência Artificial

Seguindo a linha tecnológica, a inteligência artificial (IA) é uma realidade cada vez mais forte. O seu objetivo é automatizar trabalhos que eram feitos manualmente, facilitando o dia a dia de profissionais do marketing.

Assim, a inteligência artificial auxilia na gestão de dados e análises, detectando padrões e facilitando a compreensão do comportamento dos consumidores.

Dessa maneira não só o trabalho é facilitado, como os dados são analisados com maior precisão e agilidade, tornando possível melhorar a experiência do consumidor sempre que houver necessidade.

Além disso, auxilia na mensuração de campanhas e contato com leads.

#3 Experiência gerada por voz

A busca por voz é cada vez mais utilizada! O recurso facilita o comando do consumidor, que somente precisa falar o que busca e não digitar.

O seu tempo de tela diminui, ele pode fazer a busca enquanto faz outra atividade e assim por diante, ou seja, facilita – e muito – o dia a dia.

Pensando pelo lado da marca, é preciso fazer ajustes para enquadrar os dados certos para que respondam a essas pesquisas e ocorra o encontro entre marca-consumidor.

#4 Omnichannel

Integrando e valorizando a comunicação entre todos os canais, a estratégia omnichannel é poderosa e veio para ficar.

O objetivo é estar presente em todos os canais possíveis com a disponibilidade de auxiliar o consumidor no que for preciso, mantendo uma linha de comunicação e facilitando a sua jornada.

Ou seja, um atendimento pode ser iniciado no chatbox do site e finalizado no WhatsApp, sem que o consumidor precise iniciar vários atendimentos. O foco é esse mesmo: agilizar e facilitar.

Além disso, a possibilidade de fazer uma compra online e retirar na loja física também se enquadra na estratégia. Clique aqui e leia mais sobre!

#5 UGC: user generated content

Em tradução literal, UGC significa “conteúdo gerado pelo usuário”.

Na prática, ocorre quando influenciadores digitais comentam sobre produtos, serviços e marcas. Hoje, os consumidores são mais influenciados por pessoas que se sentem mais próximas, ou seja, influenciadores locais ou nichados, e não mais com tanto foco em celebridades.

Da mesma maneira, cada vez mais os próprios consumidores tem dividido as suas opiniões e reviews em suas redes sociais, o que gera um conteúdo para a marca.

Ao ocorrer, é importante repostar, comentar, responder e demonstrar valorização e agradecimento. Além disso, é preciso pensar em estratégias para incentivar essa participação.
 
#6 Conteúdos audiovisuais

2021 foi um grande divisor de águas no consumo de conteúdo em vídeo.

Com a popularização do TikTok e do Reels (no Instagram), as pessoas consomem cada vez mais conteúdos audiovisuais, inclusive podcasts.

Um bom indicador dessa evolução é que o próprio Youtube desenvolveu o Shorts, espaço para vídeos curtos e rápidos, no estilo do story no Instagram.

Assim, se a sua marca ainda não produz conteúdo audiovisual, chegou a hora!

#7 Responsabilidade social

Com a pandemia do COVID-19, os consumidores se mostraram mais preocupados em entender como as marcas se posicionam diante de responsabilidades sociais.

Ou seja, as pessoas estão cada vez mais de olho em marcas que não se posicionam ou usam discursos ofensivos.

A neutralidade já é tópico do passado. Atualmente, é preciso mostrar posicionamento, defesa e auxílio a causas.
 
Essas tendências já estão acontecendo! Mas é em 2022 é que elas são grandes apostas. Por isso, não fique de fora. Uma empresa bem-informada sobre as mudanças na maneira de consumo e comunicação está sempre à frente, afinal, sabe cativar o público.

Lembre-se que contar com uma agência parceira é sinônimo de sucesso quando falamos em tendências! A equipe da Agência Emotive está sempre atrás de tendências e análises atuais para desenvolver estratégias inovadoras, certeiras e inteligentes.

Que tal contar conosco para o planejamento de marketing da sua empresa em 2022? Entre em contato e vamos conversar!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação


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