O fim dos cookies no Marketing Digital: entenda os impactos e como se adaptar a esse cenário Mídia Programática e Google Ads: quais as diferenças e em qual investir? Postado por admin em 9 de Maio de 2023 em Publicidade A possibilidade de comprar através de e-commerce permite que o cliente escolha o momento ideal para fazer suas compras e entrar em contato com a empresa quando e como quiser. Para que isso seja possível, é preciso oferecer bons canais de atendimento e investir em integração de atendimento para e-commerce, a qual é benéfica tanto para o cliente quanto para a empresa. Continue a leitura para descobrir o que é a integração de atendimento para e-commerce e como essa ferramenta pode facilitar o dia a dia do seu negócio e aprimorar resultados. O que é a integração de atendimento para e-commerce? A integração de atendimento é, inicialmente, disponibilizar diversos canais para que o cliente possa entrar em contato com a empresa. Isso inclui desde contato via e-mail, formulário via site, inbox de redes sociais, WhatsApp e assim por diante. Para o cliente, ter a disposição diversas possibilidades de contato é uma grande vantagem, afinal, cada consumidor prefere um formato. Além disso, não importa em qual canal da marca o cliente está visitando – instagram, site, facebook... – ele sempre terá a opção de entrar em contato, o que é muito poderoso para concluir uma venda e/ou fidelizar o cliente. Porém, para que nenhum contato seja perdido e não seja preciso uma pessoa para cada atendimento, a integração de atendimento para e-commerce é quando a empresa disponibiliza vários canais e conecta todos em um único ambiente. Através de uma ferramenta de integração, todas as mensagens dos clientes estarão dispostas em um único ambiente. Dessa forma, a empresa consegue atender os clientes desde um único ambiente digital, sem precisar acessar cada canal unicamente. O cliente, é claro, recebe a resposta no canal em que enviou a mensagem. Ou seja: um cliente envia uma mensagem pelo inbox do instagram, a empresa visualiza e responde através de uma plataforma que mostra todos os contatos de todos os canais, e esse mesmo cliente recebe a resposta no mesmo chat em que iniciou a conversa. Para o cliente, não há diferenças – além da grande vantagem em receber uma resposta mais rápida e eficiente. Já para a empresa, utilizar uma ferramenta de integração de atendimento para e-commerce é um salto na produtividade, organização e lucro. 4 principais benefícios da integração de atendimento para e-commerce A integração de atendimento é muito valiosa para otimizar resultados, reduzir custos e aprimorar a qualidade do atendimento. Softwares/ferramentas de integração, além de integrarem os canais de atendimento para facilitar o retorno ao cliente, coletam e reúnem dados importantes para a gestão de um e-commerce. Além de oferecer um melhor e mais rápido atendimento ao cliente, os principais benefícios da integração de atendimento para e-commerce são: Centralização da comunicação e agilidade no atendimento Centralizar a comunicação automaticamente reduz o tempo perdido na troca entre ferramentas e acesso a informações para respostas. Os atendimentos se tornam mais organizados e padronizados, visto que podem ser visualizados como um todo. Além disso, ter a visão completa ajuda a manter o tom de voz da empresa em todos os atendimentos – especialmente quando se tem mais de uma pessoa nessa mesma função. Para a fidelização e para o marketing isso é uma prioridade, pois interfere no branding da empresa. Redução de custos Sem uma ferramenta de integração de atendimento seriam necessárias mais pessoas para atender os canais digitais, afinal, o volume de mensagens a cada canal já é grande, imagine só ter que intercalar diversas redes sociais? Com um software de integração um funcionário – ou poucos, a depender do volume e tamanho da empresa – conseguem atender diretamente de um só ambiente. Além de reduzir a perda de tempo entre cada canal, o atendimento se torna mais organizado visto que as mensagens que chegaram antes não se perdem. Ou seja, é mais fácil priorizar os clientes que estão a mais tempo esperando retorno e até mesmo perceber urgências mais rápido. Análise de indicadores de atendimento Por ser um software, a integração de atendimento para e-commerce pode apresentar indicadores de atendimento e, dessa forma, a empresa pode saber quais são os canais que mais recebem mensagens, qual o volume e tempo de respostas. Assim, é possível criar estratégias para aprimorar ainda mais o atendimento, perceber repetições e criar respostas padrão e assim por diante. Além disso, como um ótimo plus, ter esses dados em mão garante o acompanhamento da satisfação dos clientes. Visão ampla e estratégica do negócio Lado a lado com a análise de indicadores, acompanhar dados e processos de atendimento ajuda a empresa a ter uma visão ampla do negócio, ou seja, perceber que erro está se repetindo, quais são as principais dúvidas e demais necessidades dos clientes. Além de agilizar o atendimento, ter esses dados e perceber esses padrões pode até mesmo contribuir no planejamento de marketing, afinal, pequenos detalhes podem fazer a diferença na percepção da marca aos olhos do cliente. Agora que você já sabe o que é a integração de atendimento para e-commerce e como ter em mãos uma ferramenta de integração pode ajudar o seu negócio – até mesmo no marketing -, que tal contar com a equipe Emotive para agilizar processos e construir um planejamento de marketing de qualidade alinhado a sua necessidade? Entre em contato hoje mesmo! 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