Fale Conosco pelo WhatsApp

O fim dos cookies no Marketing Digital: entenda os impactos e como se adaptar a esse cenário

Clicar em aceito, configurar ou recusar cookies em sites que acessamos já se tornou rotina. Em meio a tanta demanda e pressa, já nem mesmo costumamos pensar muito sobre. Porém, o uso dos cookies tem um grande impacto no marketing e, com o anúncio do fim dos cookies no marketing digital, é preciso estar atento e entender quais os impactos essa decisão tem para empresas e negócios.

Afinal, os Cookies ajudam empresas a recolherem dados dos usuários a fim de personalizar anúncios e vender mais.

Continue a leitura e entenda quais os impactos dessa mudança e como adaptar o Marketing Digital da sua empresa.


O que são os cookies e como eles funcionam? | Fim dos Cookies no Marketing Digital
 
Apesar de estarem em foco recentemente, os cookies existem desde os anos 90 e vem ganhando força conforme o crescimento da internet e das suas possibilidades.

Foi a partir da LGPD – lei geral de proteção de dados – que passamos a conhecer os cookies através da permissão – ou não – que damos a cada vez que acessamos um site distinto.

Isso aconteceu, pois, a lei obrigou todos os sites a terem uma política de cookies e informarem os usuários de que estão coletando dados – permitindo que cada internauta configure ou até mesmo recuse.

Porém, os cookies se movem como peixes na água rastreando todas as informações que encontram de cada usuário há muitos anos.

 
O que são os cookies?
 
Os cookies nada mais são do que o rastreio e acesso todas as buscas que o usuário faz no buscador.

Como pequenos arquivos de texto que um site armazena automaticamente toda vez que um usuário visita uma página, os cookies coletam informações como quanto tempo cada usuário fica em determinado site, qual a sua idade, onde mora, que língua fala e até mesmo em qual moeda vive.

Tudo isso através das simples pesquisas feitas diariamente no Google e ao visitar sites.

Para empresas, os cookies são importantes para conhecer os usuários, o público-alvo e, é claro, direcionar anúncios para que enfim convertam em vendas.

Para os usuários, os cookies acabam oferecendo uma navegação fluida, afinal, ao conhecer profundamente o usuário de determinado computador e navegador, o mesmo recebe ofertas do que de fato precisa e já na sua língua e moeda utilizada.


O que está acontecendo com os cookies?

A mudança no uso dos cookies se deu desde 2018, quando se tornou obrigatório o consentimento do usuário.

Porém, o que está acontecendo atualmente é outro cenário: estamos chegando, segundo o Google, ao fim dos cookies no marketing digital.

Anunciado em 2021 e inicialmente planejado para 2022, o fim dos cookies vem sendo adiado.

Porém, o Google afirma que no ano de 2024 o fim dos cookies no navegador Chrome – o mais utilizado a nível mundial - será oficial. Por isso mesmo o seu impacto é tão grande.

Mas, muita calma nessa hora: o fim dos cookies no marketing digital não significa um fim por completo dessa ferramenta.

O fim dos cookies no navegador Chrome significa o fim dos cookies de terceiros – os que mais geram retorno para o marketing atualmente.


Cookies próprios X Cookies de terceiros
 
Quando falamos em cookies próprio, estamos falando dos cookies que cada site recolhe e analisa para o seu próprio uso e também para melhorar a experiência de cada consumidor.

Já os cookies de terceiros, os que estão com os dias contados, são criados por servidores de terceiros e carregados em cada página para recolher dados enquanto o usuário navega. O objetivo é a publicidade e o targeting.


Como adaptar a estratégia de marketing em um cenário Cookieless
 
O fim dos cookies no marketing digital, ou seja, o fim dos cookies de terceiros, previsto para 2024, anuncia um cenário completamente diferente para o marketing – um cenário Cookieless.

Para começar a se preparar para esse cenário, mesmo que pouco a pouco, é importante pensar em outras maneiras de impactar o usuário, tais como:

- Usar dados já disponíveis, como histórico de compras e comportamento online. Esses cookies têm muito valor e qualidade;

- Caso o seu negócio esteja muito focado nos cookies de terceiros, mudar o foco e a estratégia diversificando a publicidade e trabalhando melhor as redes sociais e o storytelling. Afinal, construir uma comunidade e alcançar o público através das redes é muito poderoso;

- Trabalhar com influenciadores e criar campanhas elaboradas para causar grandes impactos;

- Investir em ferramentas de coleta de dados diretamente dos consumidores, como base de dados, mailing, formulários e enquetes, além de materiais ricos que o usuário recebe em troca de oferecer seus dados.
 
O fim dos cookies no marketing digital será, com certeza, um marco no universo digital.
 
Porém, esse fim – que vem engatinhando – não é motivo para preocupação além da conta.

Como tudo no marketing digital, seja em tendências, atualizações e novidades, o foco é a adaptação.

Por isso mesmo é importante contar com uma agência parceira para adaptar e readaptar a estratégia de marketing digital da sua empresa sempre que necessário.


Conte com a Emotive Comunicação para criar estratégias sólidas, inteligentes e atualizadas. Entre em contato hoje mesmo!




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação