Fale Conosco pelo WhatsApp

Inbound Marketing para franquias: conheça as vantagens dessa estratégia

O Marketing é essencial para qualquer negócio que deseja ter sucesso. Sejam profissionais autônomos ou empresas todos os modelos de negócio precisam marcar presença no meio digital de maneira estratégica para atrair clientes e aumentar as vendas, inclusive as franquias, as quais podem se beneficiar muito Inbound Marketing. Continue a leitura para entender o que é e quais as vantagens da estratégia de Inbound Marketing para franquias.

O que é Inbound e como ele se encaixa na estratégia de marketing para franquias?
 
O Inbound é uma estratégia de marketing que se concentra na criação e distribuição de conteúdo valioso para os clientes.

A metodologia busca produzir, publicar e oferecer conteúdo de qualidade para atrair, converter e encantar clientes. Ao invés de interromper os clientes com publicidade, o Inbound marketing os atrai para a sua empresa através de conteúdo relevante.

Seguindo essa metodologia, o objetivo é que a marca construa uma relação com o consumidor e o público-alvo através da entrega de conteúdos de valor, que agrega a essas pessoas ensinamentos e dicas úteis.

A marca passa a ser vista como uma amiga, alguém que resolve dores e não tenta apenas vender ao cliente, mas também criar uma conexão, mesmo quando seu serviço ou produto é citado.

Ao contrário do marketing tradicional, que foca em “empurrar” produtos e serviços para o cliente, o Inbound marketing foca em atrair o cliente para a empresa, como um contato inicial que deve ser trabalhado e conquistado pouco a pouco.

No fim, o objetivo é a venda.

Porém, com o Inbound Marketing e conteúdos valiosos como e-books, blog posts, tutoriais, dicas e vantagens exclusivas o marketing se torna muito mais sutil.

 
Como o Inbound Marketing pode ser usado para franquias
 
Essa metodologia pode ajudar franquias de todos os tamanhos a se diferenciar e conquistar novos clientes, afinal, quando se trata de franquias, é comum que a marca seja pensada como um todo.

Porém, na verdade, cada franquia é única e essa é a grande vantagem desse modelo de negócio.

No geral, um modelo de negócio de franquias consiste em 2 partes:

- Uma franquia ou escritório central, o qual desenvolveu o modelo e direciona as demais unidades, para que todas sigam a mesma linha de negócio, comunicação e serviços.

- Franquias locais individuais, nas quais um empresário investe nesse modelo de negócio já comprovado, se tornando mais uma unidade.

O pulo do gato da estratégia de Inbound Marketing para Franquias é que, mesmo que todas as unidades de uma franquia sigam a mesma identidade visual e linha de comunicação, cada uma tem o poder e o potencial de gerar conteúdo de valor focado na sua comunidade local.

Afinal, cada cidade, bairro e região terão públicos diferentes nas determinadas franquias.


Quais são os benefícios do Inbound marketing para franquias?
 
O inbound marketing oferece uma série de benefícios, incluindo:
 
  • Melhora do ROI: O inbound marketing é uma forma mais eficaz de atrair clientes do que o marketing tradicional.
     
  • Maior visibilidade online: O Inbound marketing ajuda a sua empresa a se tornar mais visível online. Quando você publica conteúdo de alta qualidade, ele ajuda a sua empresa a se posicionar como uma autoridade no seu setor. Isso pode levar a um aumento no tráfego do site, leads e vendas.
     
  • Melhor relacionamento com o cliente: Essa metodologia ajuda a sua empresa a construir relacionamentos mais fortes com os clientes. Quando você fornece conteúdo de alta qualidade, você está mostrando aos clientes que você se preocupa com eles e que você está disposto a ajudá-los a resolver seus problemas. Isso pode levar a uma maior fidelidade do cliente e a indicações.
     
  • Aumento das vendas: A estratégia pode ajudar – e muito – no aumento de vendas, afinal, quando clientes são atraídos através de conteúdos de qualidade, eles já são clientes qualificados para comprar os seus produtos e serviços – ou seja, correspondem a sua persona, as pessoas que mais encaixam com o perfil da marca. Você pode fazer isso criando conteúdo que seja relevante para o seu público-alvo e que os incentive a se inscrever na sua lista de e-mail ou a preencher um formulário de contato, por exemplo.
Como implementar o inbound marketing?
 
Para implementar o inbound marketing...
 
  1. Defina o seu público-alvo: Quem são os seus clientes ideais? Quais são as suas necessidades e desejos? Quais são os seus desafios? Uma vez que você tiver uma boa compreensão do seu público-alvo, você pode começar a criar conteúdo que seja relevante para esse público.
     
  2. Crie conteúdo de alta qualidade: O conteúdo é o coração do Inbound marketing. Você precisa criar conteúdo que seja informativo, envolvente e útil para o seu público-alvo e, além disso, é importante lembrar que não é só postar. O conteúdo deve ser publicado em uma variedade de formatos para atrair diferentes tipos de clientes. Não se esqueça de divulgar com estratégias poderosas, segmentadas e inteligentes!
     
  3. Meça os resultados: É importante medir os resultados para saber o que está funcionando e o que não está. Você pode medir os resultados através de uma variedade de métricas, como tráfego do site, leads, vendas e ROI.
A implementação do Inbound Marketing para franquias é muito favorável para o crescimento tanto da franquia central quanto das unidades, afinal, além de cada unidade conquistar mais clientes, os próprios franqueadores conquistam mais franqueados.

Assim, se torna favorável para todos e, partindo das bases dessa estratégia baseada em conteúdo de valor, em muitos casos é possível iniciar organicamente.

Porém, a melhor estratégia vai variar de empresa para empresa, de acordo com os seus objetivos específicos e possibilidades tanto financeiras quanto de equipe.

De todo modo, é sempre possível e viável investir em Inbound Marketing para franquias. Conte com a equipe Emotive e vamos juntos fazer a sua empresa crescer!

 



Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação