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5 dicas para fazer Análise da Concorrência

Diferenciar uma marca entre as demais de um setor é essencial para que a sua marca tenha algo único e seja a escolhida pelos consumidores. Porém, não basta apenas oferecer um bom produto e/ou serviço, é também crucial analisar os seus concorrentes para buscar caminhos que fortaleçam a sua marca através de estratégias bem elaboradas. Continue a leitura para entender como fazer uma boa análise da concorrência :)

Análise da Concorrência: o que é?

A análise da concorrência, também conhecida como análise de mercado, se refere ao estudo sobre o que outras empresas do seu ramo estão oferecendo e como, a fim de entender mais de suas estratégias, pontos fracos e fortes.

Através da coleta e avaliação de dados sobre os concorrentes de uma empresa, é possível compreender de maneira mais profunda o mercado como um todo e detalhes importantes sobre o funcionamento da concorrência, como gestão comercial, variedade de produtos, serviços e preços, além de posicionamento de marca na estratégia de marketing.

Ter essa prática como uma base para a sua empresa não significa copiar processos, e sim captar pontos que podem não estar sendo entregues pela concorrência e que a sua marca pode atender, satisfazendo o cliente ao entregar esse “q” a mais.

É muito importante ter essa prática como aliada também para planejamento e desenho de cenários futuros, para que seja possível identificar padrões de consumo, novos comportamentos dos consumidores e lacunas que podem ser preenchidas.

Além disso, fazer uma boa análise da concorrência de tempos em tempos é fundamental para a estratégia de marketing da sua empresa, afinal, com os dados coletados é possível criar um posicionamento único e que se diferencia nas redes sociais.

Afinal, podem existir 10 marcas do mesmo setor, mas aquela que se comporta de maneira única e se conecta com os consumidores com um toque diferente é a que se destaca.


Benefícios da Análise da Concorrência
 
Investir em uma boa análise da concorrência auxilia muito nos processos de planejamento e gerenciamento de vendas, pois permite uma análise completa e estruturada que auxilia a identificar riscos e oportunidades nas tomadas de decisões.

Assim, você está sempre à frente e sabe o que esperar a cada decisão.

Outros excelentes benefícios são:

Melhor tomada de decisões

 Ao entender seus concorrentes, você pode tomar decisões de negócios mais informadas.

Por exemplo, se você sabe que seus concorrentes estão oferecendo preços mais baixos, você pode decidir reduzir seus próprios preços, oferecer mais descontos ou criar novas campanhas que adicionam valor agregado e diferencial ao seu produto, sem ter que baixar o preço.

Melhor posicionamento no mercado

Ao analisar os seus concorrentes, você pode se posicionar melhor no mercado.

Caso os seus concorrentes estejam se concentrando em um determinado segmento de clientes, você pode decidir se concentrar em outro segmento ou criar oportunidades para atrair esses mesmos clientes.

Marketing aprimorado

Com a análise de concorrência você pode desenvolver campanhas de marketing mais eficazes, criando detalhes únicos que chamarão mais atenção dos clientes.

É importante lembrar que quando se trata de branding em setores que contam com diversas empresas similares, é crucial trabalhar a sua marca com diferenciais realmente únicos, o que pode ser desde o tom de voz, um personagem virtual, o tipo de design e assim por diante.

É também útil, através da análise da concorrência, analisar em que canais os seus concorrentes estão presentes e como estão se fazendo presentes, buscando diferenciais para a sua marca.

Melhor atendimento ao cliente

Analisando o comportamento dos seus concorrentes com os clientes, você pode fornecer um melhor atendimento.

Isso pode ser feito agregando uma maior gama de canais disponíveis, atendimentos mais ágeis e úteis, além de investir na personalização e humanização do seu atendimento.

Inovação

Estar constantemente atento a sua concorrência também ajuda a sua marca a entender em que momentos a concorrência inova e como isso é feito.

Assim, é possível ir por outro caminho e inovar quando os clientes não estão esperando, ou aprimorando o que não costuma ser aprimorado pelos concorrentes.

 
5 dicas para fazer Análise da Concorrência
 
1 Defina os concorrentes e o objetivo da sua análise

Para começar, defina e identifique seus concorrentes. Essa fase é muito importante para o resultado satisfatório da análise.

Para compreender quem são de fato os seus concorrentes, tenha em mente o segmento de atuação da sua empresa, o seu posicionamento, as características e a performance das empresas do seu nicho.

Definir o objetivo da análise, ou seja, o que você deseja obter desse estudo é importante para direcionar os caminhos. Alguns objetivos podem ser, por exemplo:

Buscar uma solução de posicionamento para definir ou subir preços;

Melhorar a percepção da sua marca e tornar-se reconhecida como a que tem os melhores preços ou a que tem um atendimento mais exclusivo;

Conquistar novos clientes que vem da base dos concorrentes.

2 Defina os critérios a serem analisados

Mãos a obra, é hora de começar a análise.

Para isso, é preciso definir quais informações serão coletadas.

Algumas delas podem ser...


  • Dados sobre a gestão da empresa;
  • Número de funcionários;
  • Faturamento;
  • Principais produtos;
  • Média de preço dos produtos;
  • Reviews e percepção do público;
  • Diferenciais;
  • Pontos fortes e fracos.

3 Detalhe os produtos da concorrência

Analisar que produtos estão sendo oferecidos pela concorrência é muito valioso, afinal, você consegue verificar e comparar preços, ofertas e qualidade.

Além disso, é possível analisar como um produto é entregue, como ele é vendido e o marketing em torno dele.

Com essa avaliação você consegue compreender pontos fracos e fortes e investir em ações nos seus produtos e na sua empresa como um todo, gerando destaque ao oferecer produtos de uma maneira diferente aos clientes.

4 Analise as táticas de venda e marketing

Um dos pontos mais importantes é analisar as táticas de venda e marketing, afinal, é com essas estratégias que clientes são conquistados e escolhem uma marca ao invés da outra.

Busque entender quais são os canais de venda utilizados e também como o marketing em cima dos produtos funciona, além de conferir avaliações dos clientes para entender o que está em falta e o que está sendo atendido.

5 Descubra como conquistam clientes

Por último, mas não menos importante, é muito valioso entender como a concorrência consegue clientes.

Dessa forma é possível rastrear canais, formatos e campanhas que estão atraindo consumidores e buscar maneiras de colocar a sua empresa como a principal nesses meios.

Algumas ferramentas para fazer essa análise são a SEMrush para descobrir as palavras-chave que levam tráfego orgânico, as próprias redes sociais – através de pesquisas e leitura de comentários no twitter, facebook e instagram, por exemplo – e a ferramenta SimilarWeb para compreender o tráfego mensal da página.

Analisar páginas como reclame aqui de cada empresa também pode te dar boas pistas.

Agora que você já sabe a importância de fazer análise da concorrência, que tal contar com uma ajuda expert para fazer um estudo completo da sua concorrência e, a partir disso, criar um planejamento que levará a sua empresa a outro nível?

Entre em contato com a Emotive hoje mesmo!



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