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Estratégia Employer Branding: o que é e como aplicar

O talento é um diferencial para as empresas na sua busca pelo êxito, afinal, é com uma boa equipe que se faz uma empresa de sucesso. Para que isso seja possível, empresas de todos os ramos investem cada vez mais tempo e recursos para potencializar a sua reputação e proposta de valor em relação aos funcionários, com o objetivo de atrair e reter talentos que serão essenciais para a empresa. A estratégia de Employer Branding é um dos recursos mais valiosos utilizados para esse fim. Continue a leitura e entenda mais sobre!

O termo Employer Branding era mais conhecido e utilizado nos meios artísticos e de ciências, porém, com a transformação digital constante e rápida, a busca e retenção de talento como um diferencial da empresa se tornou um marco para o mundo empresarial.


Employer Branding: o que é?

Employer branding, também conhecido como marca empregadora, é o processo de criação e gerenciamento da reputação de uma empresa como um local de trabalho.

É uma forma de marketing que visa atrair e reter talentos, criando uma percepção positiva da empresa como um ótimo lugar para trabalhar.

O principal foco da estratégia de employer branding é a construção de uma imagem positiva da empresa, a qual é projetada aos funcionários e aos possíveis candidatos, como forma de conquistar os melhores perfis profissionais para a equipe.

Como resultado, se traduz em uma maior fidelidade dos atuais funcionários e, em relação a possíveis candidatos, o desejo de trabalhar nessa empresa.

Essa construção de imagem pode se dar de diversas formas, e tudo depende de como a empresa se porta e quais são os seus valores.

Uma empresa jovem, dinâmica e flexível, por exemplo, terá um discurso e comunicação muito distintos de uma empresa mais tradicional e antiga, por exemplo.

A grande vantagem de investir no employer branding é que cada empresa, com seus valores e formatos únicos, irá atrair as pessoas ideais para fazer parte da equipe, tanto em relação ao perfil qualificado como também em relação ao perfil que se encaixa a personalidade da empresa.

Como consequência, a imagem transmitida a outros possíveis candidatos é que a empresa está alinhada aos ideais dos funcionários e tem uma personalidade parecida, despertando desejo em fazer parte da empresa por parte de futuros funcionários.


Benefícios do Employer Branding
 
Além disso, outros benefícios dessa estratégia são:

- Aumento no número de candidatos interessados;

- Atração e retenção dos melhores talentos do mercado;

- Melhora da fidelização dos funcionários, diminuindo a rotatividade e troca de funcionários;

- Redução de custos de contratação;

- Reforço da sensação de pertencimento, o que aumenta a motivação do funcionário;

- Aumento de produtividade dos funcionários, pois são as pessoas ideais que se encaixam nos valores da empresa e se sentem pertencentes e valorizados;

- Melhora o clima organizacional, pois os funcionários estão mais propensos a se sentirem parte de uma equipe, apoiados e compreendidos;

- Diferenciação da competência através de uma proposta de valor adicionada;

- Construção de uma imagem de marca.


Employer Branding: Como criar uma marca empregadora forte

Existem várias maneiras de implementar o employer branding. Algumas das principais estratégias incluem:

  • Criar um site de carreiras atraente e informativo.
     
  • Usar as redes sociais para divulgar a empresa como um ótimo lugar para trabalhar, trabalhando a humanização em primeiro lugar.
     
  • Publicar artigos e entrevistas sobre a cultura da empresa.
     
  • Oferecer programas de benefícios e desenvolvimento dos funcionários.
     
  • Criar um programa de plano de carreira e formação contínua.
     
  • Oferecer um bom ambiente de trabalho.
     
  • Estabelecer e incentivar uma comunicação fluida e aberta.
     
  • Ouvir, compreender e atender as necessidades dos funcionários.
O employer branding é uma estratégia de longo prazo que requer esforço e dedicação. No entanto, pode ser uma ferramenta poderosa para ajudar as empresas a atrair e reter os melhores talentos.

Porém, acima de tudo, é importante ser verdadeiro e fiel aos valores.

Ou seja, tudo o que for divulgado sobre a empresa e o seu ambiente de trabalho deve ser fiel ao que de fato é.

O Marketing é um fator crucial na estratégia de employer branding, afinal, é através das redes sociais e da criação de conteúdo em sites, portais e publicação de vagas de emprego que novos possíveis candidatos conhecerão a empresa.

Além disso, é através dessas plataformas que os atuais funcionários também se sentirão identificados e representados.


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