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Google Analytics 4: saiba tudo sobre a nova versão da ferramenta

A análise de dados é uma das etapas mais importantes quando se trata de acompanhar o desenvolvimento e o crescimento de uma empresa, afinal, permite a adaptação e melhoria das estratégias digitais, além de maior entendimento sobre o consumidor. O analytics, principal ferramenta para esse processo, acaba de receber uma atualização e está melhor do que nunca! Continue a leitura e saiba tudo sobre o Google Analytics 4.

O que é o Analytics? | Entenda a importância do Google Analytics 4
 
O Google Analytics é uma ferramenta que reúne os principais dados referentes ao contato do visitante ou consumidor com uma empresa, quando se trata do meio digital.

Isso significa que a ferramenta rastreia todo o contato e analisa toda a trajetória do visitante ou consumidor, desde a entrada no site, as transações, as sessões feitas, o tempo permanecido em X página e, inclusive, permite visualizar quantas visitas foram feitas no site em determinado período de tempo.

Assim é possível analisar o desempenho do site, acompanhar e saber como os visitantes chegam até você e perceber pontos que precisam de melhoria, como quando um visitante passa pouco tempo na página ou não segue com a compra, por exemplo.

Outros dados que podem ser visualizados são os países e cidades de onde os visitantes estão acessando, além de faixa etária, o que auxilia na definição do público alvo.

A ferramenta é gratuita – porém, conta com uma versão paga – e, como você pode perceber, muito vantajosa para o crescimento e desenvolvimento de uma empresa, especialmente na era da digitalização dos negócios.

Afinal, quando temos em mãos dados tão minuciosos, mas poderosos, podemos entender o que precisa ser aprimorado para oferecer a melhor experiência possível para o cliente, além de traçar novas estratégias de acordo com a análise do que funciona bem ou não.

Google Analytics 4: afinal, o que mudou?

Até então, o foco do Google Analytics era mostrar a totalidade dos dados, funcionando como uma ferramenta estática que acompanhava alguns erros de medição.

Por exemplo, quando um usuário acessava o site pelo computador e logo depois pelo celular, a ferramenta costumava totalizar 2 visitantes, quando na realidade era a mesma pessoa em um curto período de tempo.

A ferramenta original, antes da sua nova atualização, media os dados através de sessões, que correspondem a períodos de 30 minutos, e as métricas utilizadas eram mais focadas na porcentagem de rebote (número de usuários que acessavam o site e saíam sem interagir ou concluir uma etapa) e no tempo que o usuário permanecia na página, o que demonstrava o que era de fato interessante para a audiência através desse tempo.

Porém, conforme a digitalização foi crescendo e as possibilidades de interação aumentando, foi percebido que nem sempre que um usuário deixa uma página significa desinteresse.

Ou seja, essa medição começou a cair em desuso, pois deixou de ser tão precisa.

 
Google Analytics 4: medindo dados de modo mais pessoal e único

Já não é novidade que estamos vivendo a era da humanização, certo?

Com isso, a interação entre marca e consumidor se transformou e tem se tornado mais pessoal.

A nova forma de medir do Google Analytics 4 deixa de medir através de sessões e passa a medir através de eventos.

Um evento é uma interação do usuário no site. 

Essa interação pode ser um clique, um envio de formulário, uma compra em si e até mesmo a visualização de um vídeo.

Assim, o Google Analytics 4 abandonou a medição através da análise de quantas pessoas deixam a página e agora foca na medição baseada em entender o que as pessoas fazem enquanto estão online na página da empresa.

Em outras palavras, já se sabe que o usuário pode deixar a página e que isso vai ocorrer em muitos casos. Mas, enquanto ele está ativo no site, o que ele faz?

A medição através da interação define que uma interação é quando um usuário está ativo no site por mais de 10 segundos, conclui um evento de conversão – como finalizar uma compra ou criar um cadastro – ou vai de uma página a outra dentro do site.

 
Outras funções do Analytics 4: a nova versão que chegou para ficar
 
Segundo o próprio Google, uma das novas e mais interessantes funções é a capacidade de prever o comportamento dos usuários através da própria ferramenta.

Com base na análise de dados, com o Google Analytics 4 é possível ter uma previsão de quantos usuários podem acessar ou comprar no site da empresa nos próximos dias, por exemplo.

Outra excelente vantagem é que os gráficos e tabelas oferecem mais detalhes sobre a visita do usuário: com o Analytics 4, é possível também acompanhar o Ciclo de Vida, o que oferece uma análise profunda do caminho do usuário desde a chegada ao site (aquisição) até o momento que interage com o conteúdo (interação) e finaliza uma compra (monetização).

Além disso, o GA4 (Google Analytics 4) inclui controles de privacidade como a medição sem o uso de cookies.


Google Analytics 4: prepare-se para a atualização da ferramenta!

No dia primeiro de julho de 2023, as propriedades padrão do Universal Analytics não processarão mais dados e, a partir disso, o Google Analytics 4 é quem entra em ação, substituindo a versão existente até então.

Agora que você já sabe que essa atualização representa uma grande mudança na medição de dados e será muito benéfica para o seu negócio, que tal contar com uma mãozinha para analisar dados e criar estratégias digitais sólidas, criativas e inteligentes que farão da sua empresa um grande sucesso?


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