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Tendências para redes sociais em 2023: esteja atento e se destaque

O surgimento das redes sociais foi um marco no mundo digital e, ainda hoje, as constantes transformações movimentam negócios, criam tendências e seguem sendo uma vitrine para marcas que buscam se conectar com o consumidor e aumentar as suas vendas. Porém, é preciso estar atento: as mudanças são rápidas e significativas. Para não perder o timing, confira as principais tendências para redes sociais em 2023 e se prepare!
 

 
Tendências para redes sociais em 2023: do texto ao chatbot, um universo de possibilidades
 
Quando se trata de negócios, vendas e marketing, as redes sociais são uma grande mina de ouro – desde que bem utilizadas.

Do surgimento do Instagram ao nascimento do BeReal, a transformação das redes sociais acompanhou e acompanha as mudanças sociais e comportamentais dos usuários – e, automaticamente, da sociedade como um todo.

Empresas e negócios de todos os tipos devem estar de olho nessas mudanças, prevendo certas tendências, acompanhando e analisando o que cada novidade significa para o seu planejamento de marketing e comunicação.

Sem mais delongas, confira as principais tendências para redes sociais em 2023!
 
7 principais tendências para redes sociais em 2023
 
 
Um retorno do texto como foco: nova rede social dos cofundadores do Instagram promete mudar o cenário das redes sociais

Kevin e Mike, cofundadores do Instagram e Facebook acabam de criar o Artifact, uma rede social que promete ser como um TikTok para textos.

Com uma mãozinha de machine learning, a ideia é que o feed seja personalizado e compreenda os interesses do usuário para oferecer conteúdos – em texto – que correspondam ao perfil dele, tal qual funciona o TikTok, muito famoso pela sua excelente personalização de recomendações.

Além disso, o aplicativo permite e incentiva a discussão dos artigos entre amigos.

É hora de colocar a mão na massa, testar e acompanhar o feedback do público!

 
Conteúdo real: humanização é a palavra chave
 
BeReal, uma das mais nova redes sociais, surgiu com a ideia de mostrar a vida real de fato, e não manipulada e editada.

Com uma postagem diária que acompanha um tempo limite para ser feita, o aplicativo ganhou o coração dos jovens e demonstra uma tendência de retorno ao que eram as redes sociais em sua origem: mais espontâneas.

Mas, muito além do aplicativo em si, é importante acompanhar a tendência e analisar como essa necessidade do público afeta o seu negócio. É possível incrementar estratégias focadas em humanização, seja com conteúdos de bastidores, influenciadores virtuais ou campanhas divertidas com esse foco.

 
Novos modelos de inscrições e acesso a conteúdos exclusivos
 
Do YouTube a Twitch, as inscrições para acessar conteúdos exclusivos já são uma realidade – que chegou inclusive no Instagram e Snapchat!

Nesse formato, o usuário paga um valor para ter acesso exclusivo a determinados conteúdos.

Para os criadores de conteúdo, essa é uma excelente forma de monetização e personalização de conteúdo, além de abrir a possibilidade da criação de comunidades, termo muito citado em análises de tendências de marketing para 2023.

 
Muito além do Google: a busca através das redes sociais veio para ficar
 
Não é de hoje que recorremos a redes sociais para buscar conteúdos específicos.

Ao buscar por #bolodelaranja no Instagram, por exemplo, o usuário já tinha a possibilidade de encontrar diversas postagens que estavam marcadas com a mesma hashtag, tendo assim um filtro de publicações.

Porém, com o surgimento do TikTok e da popularização de conteúdos simples e rápidos, ficou claro para os usuários que nem sempre o Google é o caminho.

E, se eles já estão passando tempo na rede social, por que não utilizá-la para encontrar informações?

De acordo com o vice-presidente do Google, muitos jovens – entre 18 e 24 anos – já não fazem suas buscas na plataforma, e sim em canais como Instagram e TikTok.

Com isso em mente, é importante trabalhar o posicionamento dos conteúdos da sua marca nas redes sociais através do uso correto de hashtags, palavras-chave e perfis otimizados.

Ou seja: além de um bom conteúdo, foque em SEO.

 
Marketing Vertical
 
O Marketing Vertical é uma estratégia que foca em vender o mesmo produto ou serviço a diferentes personas ou avatares.

Ou seja, não é sobre diversificar apenas o portfólio e sim as audiências, trabalhando a comunicação com cada uma de maneira distinta para que seja efetiva em todos os casos.

Por exemplo, um produto destinado a adolescentes não precisa ter como foco do marketing alcançar apenas esses adolescentes, mas também os seus pais, escolas...

E, além das personas conectadas, outros grupos de público-alvo podem ser beneficiados.

Essa tendência é sobre saber apresentar o produto ou serviço de acordo com cada perfil e aumentar as vendas com algo já existente.


Conteúdos que despertam a criatividade

Adam Mosseri, CEO do Instagram, anunciou que uma das principais tendências para redes sociais em 2023 é a criação de conteúdos que despertam a criatividade dos usuários.

Segundo Adam, a ideia é inspirar as pessoas a serem criativas, ajudar as pessoas a encontrarem coisas que elas amem e criar conexões entre pessoas e comunidadesolha só, essa palavrinha mágica de novo..

Para inspirar criatividade, ofereça criatividade!

Na sua estratégia de marketing, abra ainda mais espaço para conteúdos que possam ser inspiradores e divertidos, compartilhe conteúdos que entretenham o usuário e que instiguem conversas ou movimentos.


Chatbots e automações em redes sociais
 
A Inteligência Artificial e os chatbots já não são apenas ideias e tendências: são realidade.

O chatbot, muito comum em canais de atendimento como chats de sites e em conversas via WhatsApp, agora é uma grande aposta no Instagram.

Hoje, uma marca pode publicar um story com o seguinte texto: “Responda a esse story com a palavra QUERO e receba um desconto exclusivo“ e, ao fazer isso, o usuário recebe automaticamente o cupom na sua DM.

Já não é preciso que alguém esteja do outro lado da telinha digitando o código para cada usuário, o que facilita o funcionamento de grandes campanhas e melhora a conexão entre usuário e marca através da agilidade.

Agora que você já sabe quais são as principais tendências para redes sociais em 2023, que tal revisar o seu planejamento e investir em algumas dessas novidades para acompanhar as transformações e destacar o seu negócio?

A hora é agora!

Conte com a equipe expert da Emotive e veja o seu negócio decolar em 2023.

 
Entre em contato hoje mesmo!


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