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Estratégias para landing pages que convertem de verdade

Landing pages são uma das principais maneiras de atrair e conquistar contatos de potenciais clientes para uma empresa. É como uma ponte entre um primeiro contato do consumidor com a marca e uma compra finalizada. Porém, para não apenas atrair como também conquistar o contato desses leads e novos consumidores é preciso criar páginas que convertem com qualidade. Confira algumas estratégias para landing pages que convertem de verdade!

Landing pages: o que são?

Conhecidas também como “páginas de aterrisagem” ou “páginas de destino”, as landing pages são páginas com um objetivo concreto: conquistar contatos de potenciais clientes que demonstram interesse na marca e, assim, podem se tornar clientes no futuro através de maior contato com a marca.

Na prática, pense na landing page como a primeira página que o consumidor tem acesso. Pode ser a página inicial do site/loja virtual ou uma página criada especificamente para conquistar esses contatos.

Quando o consumidor chega a uma landing page, é surpreendido com uma oferta interessante, como um ebook gratuito, uma oferta especial, um desconto exclusivo, a participação em um curso gratuito e assim por diante.

O “obstáculo” para ele é que, para garantir essa oferta, precisa preencher seus dados -  e aqui chegamos ao objetivo, conquistamos um lead!

Esse lead, o consumidor que trocou seus dados por um material ou oferta, já demonstrou ter interesse no nicho da marca, portanto é um cliente em potencial. A partir de agora, precisa ser nutrido, ou seja, deve receber conteúdos, mais ofertas e afins, para que se lembre da marca e complete uma compra.

Para entender mais sobre como qualificar e nutrir leads para converter mais, clique aqui.

A landing page faz com que visitantes não sejam apenas números, e sim potenciais clientes, leads ou oportunidades.


Estratégias para landing pages de sucesso
 
Agora que você entendeu como uma landing page funciona, é hora de pensar estrategicamente: o que fazer para “prender” esse visitante e convencê-lo de que é uma boa ideia se tornar meu lead?
 
Os usuários da internet são surpreendidos com diversas landing pages no seu dia a dia, mesmo quando não percebem. Aquele curso gratuito que se transforma na venda de um pago, o cadastro na loja para receber desconto na primeira compra e assim por diante: todos são exemplos de captura de leads.

Criar landing pages que convertem de verdade demanda estratégia, criatividade e atenção. Confira algumas dicas:

Design e layout

A primeira impressão é a que fica! E quando se trata de landing pages, isso não é diferente. Uma LP de sucesso elimina as distrações ao máximo, já que deve manter o foco do visitante no que realmente interessa.

 
O ideal é uma página limpa, sem excesso de elementos, imagens ou distrações no geral, direcionando o visitante ao formulário, que também deve funcionar de maneira fácil.

As cores devem combinar e, se utilizadas imagens e vídeos, apenas o básico e necessário.
 
Além disso, é preciso trabalhar um layout de fácil navegação, que funciona e responde rapidamente e que seja responsivo, isto é, que funciona bem em outros dispositivos além do computador (especialmente o smartphone).

Deixe a oferta clara e direcione o visitante

Uma das melhores estratégias para landing pages que convertem de verdade é criar um direcionamento claro para o visitante, isto é, guia-lo pelo caminho que ele deve fazer, levando ao objetivo da página.

É importante deixar claro a oferta ou material que a pessoa receberá ao preencher o formulário.

Assim, além de reforçar o valor do que está sendo entregue, o visitante percorre um caminho fluido e intuitivo – o que é importante considerando que a maioria dos usuários tem pressa e desiste ao se deparar com uma página complicada, demorada ou confusa.


CTA’s e títulos que engajam

Os Call To Actions (CTA’s), ou “chamadas para ação”, são justamente chamadas bem pensadas para incentivar o visitante a realizar alguma atividade específica.

Muito utilizados em conteúdos nas redes sociais como forma de pedir ao seguidor que curta, comente, compartilhe uma postagem, também podem e devem ser utilizadas em landing pages para converter com maior facilidade.

O CTA deve se destacar mais que outras informações da página, já que essa chamada é que guiará o visitante e o convencerá a completar o objetivo.

Alguns CTA’s são: “Baixe agora mesmo”, “Eu quero o desconto!”, “Garanta o seu ebook”, “Sim, eu quero a oferta!”.

As frases devem ser curtas e diretas, evite utilizar duplo sentido e, para tornar o CTA ainda mais útil, convém transformá-lo em um botão que direciona para o formulário ou a conclusão do mesmo, para que quando o visitante preencha e clique, já receba o material ou oferta.

Utilize gatilhos mentais

Por mais que a landing page ainda não seja uma página de venda, é uma página que vende uma ideia e uma imagem da empresa. Portanto, o cliente precisa comprar essa ideia, acreditar no que está sendo dito e assim completar o objetivo da página.

 
Os gatilhos mentais auxiliam nessa transição em que o visitante se torna um lead, já que fazem com que ele se sinta mais inclinado a realizar a ação que a empresa deseja.

Provas sociais, como relatos de clientes satisfeitos, cases de sucesso, chamadas com sentido de urgência e escassez (como “Ebook exclusivo: ÚLTIMAS unidades!” e “apenas DEZ cupons de desconto) são alguns gatilhos que fazem com que o visitante – mesmo que inconscientemente - não perca muito tempo nessa transição e cumpra rapidamente o objetivo.

Vídeos: um diferencial

O vídeo tem ganhado cada vez mais força em estratégias digitais.

Por ser um conteúdo de fácil assimilação, em que o visitante deve apenas clicar e assistir e/ou ouvir, são altamente consumidos e podem aumentar o valor da landing page.

Desde depoimentos até demonstrações ou uma amostrinha da oferta que será entregue podem ser feitos em vídeos curtos e interessantes visualmente. 

Faça um formulário simples e fácil de usar

Ninguém gosta de preencher formulários longos, complexos e que pedem muito dados pessoais, certo?

Em uma landing page isso não é diferente.

O tamanho do formulário também é um ponto a ser analisado, já que pode assustar visitantes. O ideal é um formulário curto, que solicita apenas o necessário, ou seja, deve condizer com o benefício, com o que está sendo entregue. É uma troca justa!

Demais estratégias para aumentar a conversão de landing pages

- Invista em storytelling;

- Mensure todo o processo;

- Incentive o compartilhamento do benefício;

- Não inclua links que encaminham o visitante para outras páginas (o foco é a LP!);

- Trabalhe com URL’s otimizadas;

- Inclua uma página de agradecimento.

Landing pages que convertem são feitas de um conjunto de estratégias que envolvem design, copywriting, planejamento e demais áreas do marketing.

Quando se tem uma landing page completa, sólida e desenvolvida com estratégia, a conversão tende a ser muito maior.

Mas, não basta uma LP excelente, é preciso fazer com que ela encontre os visitantes – e que eles a encontrem.

Para que isso corra, anúncios que atraem usuários através de palavra-chaves (SEO) são muito importantes já que ao aumentar o número de visitantes, automaticamente se aumenta a conversão.

Esses anúncios podem ser feitos no próprio Google, em rede de display ou até mesmo em redes sociais, que também são muito potentes nesse sentido.

Agora que você já conheceu as principais estratégias para landing pages que convertem de verdade, que tal contar com uma equipe especialista no assunto?


Entre em contato com a equipe da Agência Emotive e vamos juntos aumentar as suas vendas através de páginas que transformarão a sua empresa em um sucesso ainda maior!

Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação