Fale Conosco pelo WhatsApp

Google Shopping: 5 vantagens para o seu negócio

Marcar presença no Google é um dos principais fatores para manter um negócio em alta, especialmente quando se trata de um e-commerce. Além das redes sociais, blog, e-mail marketing e diversas estratégias trabalhadas com SEO para atrair leads e clientes, existem ferramentas muito interessantes do próprio buscador e que trazem um excelente retorno, como o Google Shopping.

O Google Shopping é uma ótima opção para aparecer ainda mais no buscador através das pesquisas feitas pelo usuário, que em muitas ocasiões buscam por produtos específicos e, assim, podem chegar mais facilmente ao seu e-commerce.

Como o Google Shopping funciona?

Você já reparou que, ao buscar por um produto no Google, recebe uma gama de opções logo no topo da pesquisa, muito antes da lista de lojas e artigos  sobre o assunto?

Esse é o Google Shopping! Para visualizar com maior clareza, veja o que aparece quando buscamos por “celulares”:


 

A ferramenta, então, funciona como uma vitrine virtual que reúne inúmeras opções de produtos de acordo com o que o usuário pesquisou.

Para o consumidor, é uma opção muito boa, pois consegue visualizar a variedade de opções em diversas lojas, além de já saber o valor e poder decidir mais rápido.

Mas, isso não significa que é preciso abandonar o trabalho feito para que o site apareça como principal pesquisa em artigos, se trata apenas uma ferramenta complementar que, quando bem trabalhada, alcança mais consumidores, expandido as oportunidades de negócio.

Muito além dos principais aparelhos celulares que aparecem logo no topo, o Google Shopping conta com uma ferramenta mais completa: a aba “shopping” ou “compras”, que disponibiliza as centenas e milhares de opções além de oferecer ferramenta de filtro, para que o consumidor possa encontrar produtos de acordo com o valor que deseja investir, marcas, cores, tamanhos e inúmeros outros detalhes que variam conforme o pesquisado.

Seguindo a mesma pesquisa por “celulares”, veja como é a aba:

 

É bastante similar a sites de comparação de preços, como Zoom e Buscapé, porém atrelado ao Google.
 
O “pulo do gato” da vantagem da ferramenta ser atrelada ao buscador mais utilizado no mundo é justamente que, quando uma empresa tem um bom posicionamento no Google, terá mais vantagem na pesquisa do cliente.
Lançado no Brasil em 2011, o Google Shopping classifica e divulga os produtos através das características dos produtos cadastrados.

Portanto, quando produtos são cadastrados é importante preencher bem os dados como nome do produto, descrição (o que é, funcionalidade, etc), página de destino da loja, link das imagens, quantidade de produtos, período de exibição do produto, preço de promoção, parcelas, valores, dimensões, medidas e assim por diante.

 
Quais as vantagens do Google Shopping para um e-commerce?

1 – Atrai clientes mais propensos à compra

Quem busca por um produto específico e se depara com os resultados encontrados pela ferramenta já costuma estar mais propenso a comprar, portanto são clientes em potencial.

 
O ideal é focar na apresentação e informações do produto, para oferecer uma visão completa e chamar a atenção do usuário.

2 – Qualificação de leads

Quando um usuário pesquisa por um produto genérico e chega ao seu site, ele é apenas um visitante. Mas, quando esse mesmo usuário faz uma pesquisa por um produto específico, com detalhes e preferências, chega ao seu site sendo um lead mais qualificado, pois demonstra maior possibilidade de compra.

Nesse momento é possível conquistar esse lead através de estratégias de cadastro, para que caso esse usuário não feche a compra no momento, mantenha um contato com a marca e venha a consumir no futuro.

Clique aqui e leia mais sobre a importância dos leads e como qualificar para converter

3 – Imagens dos produtos

Diferente dos anúncios feitos a partir do Google Ads, nos quais os anúncios são somente textuais, o Shopping mostra fotos dos produtos, o que faz com que o produto chame muito mais a atenção do consumidor, como um gatilho visual.

4 – Páginas de destino específicas dos produtos

Quando um usuário pesquisa por um produto e acha algum anúncio interessante, tende a clicar no anúncio para ver mais detalhes, certo?

A grande vantagem dessa ferramenta é que os consumidores são direcionados para as páginas de destino específicas dos produtos, onde já podem visualizar melhor o preço, formas de pagamento e já adicionar o produto no carrinho.

É um caminho mais curto entre o consumidor e o produto, facilitando a compra.

5 – Exposição do seu e-commerce junto a gigantes do mercado

Assim como acontece no buscador como um todo, empresas menores têm chance de competir com as gigantes do mercado.

Isso porque o consumidor pode visualizar diversas páginas e conhecer mais opções, considerando que todas estarão “misturadas” e, com descrições bem trabalhadas, os seus produtos podem aparecer mais no topo.

Interessante, não é? Se você tem um e-commerce ou está pensando em começar, incluir a ferramenta de Google Shopping na estratégia é mais do que recomendado para um planejamento completo, sólido e inteligente.

Entre em contato com a equipe da Agência Emotive e vamos juntos fazer o seu negócio decolar!

 
Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação