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Comunicação Empresarial: estruturando uma estratégia de sucesso

Em um momento de reinvenção da comunicação, é indispensável pensar não apenas no externo, mas no interno de uma empresa. A comunicação empresarial é um componente vital para o sucesso de qualquer organização, e auxilia no compromisso dos líderes e colaboradores.
 
Continue a leitura e entenda mais sobre o que é a comunicação empresarial, seu objetivo e como estruturar uma estratégia para a sua empresa.


O que é a Comunicação Empresarial?
 
É a comunicação entre todos os membros de uma empresa. O objetivo é garantir uma boa comunicação entre todos, o que ajuda uma empresa a operar com sucesso garantindo o menor custo possível, e para isso há de haver uma comunicação eficaz.
 
No dia a dia, nem sempre é simples manejar comunicações internas e externas entre todos os envolvidos. A comunicação empresarial facilita o fluxo de informações dentro da empresa, mas muito além disso, constrói relações sólidas tanto com os parceiros quanto com os clientes.
 
De forma geral, a comunicação empresarial busca gerenciar a comunicação definindo objetivos, estimulando a autocrítica, repassando feedbacks positivos e tomando medidas que ajudem o desenvolvimento pessoal de cada um.
 
Ainda, a comunicação empresarial é a base da comunicação como um todo, determinando também as mensagens que chegam aos clientes.


A importância da Comunicação Empresarial
 
A comunicação eficaz é essencial para alinhar os objetivos da empresa com as ações de seus colaboradores. Ela cria uma cultura organizacional positiva, reduz conflitos e melhora o desempenho geral.
 
Além disso, uma boa comunicação externa reforça a marca, melhora o atendimento ao cliente e fortalece relações comerciais.
 
O propósito da comunicação empresarial pode ser resumido em alguns fatores:


• Motivar os colaboradores
 
• Comunicar prazos, tarefas e modos de fazer
 
• Trocar informações
 
• Incentivar a socialização interna
 
• Incentivar e auxiliar o desenvolvimento dos colaboradores
 
• Comunicar visão, missão e valores
 
• Fortalecer a imagem da empresa
 
• Engajar os colaboradores
 
• Criar bom clima organizacional
 
• Abrir os canais de comunicação
 
• Integrar setores. 

Assim, a ideia é que todos trabalhem alinhados de maneira sólida, com objetivos em comum e sabendo se comunicar de modo que não gera atritos, e que siga à risca algumas determinações para o bom funcionamento interno.
 
Além disso, é a comunicação empresarial a responsável por uma cultura organizacional. Assim, é através da comunicação que a missão, visão e valores da empresa são transmitidos aos colaboradores, investidores, parceiros e clientes, o que ajuda na criação de uma marca forte e conectada com o consumidor.

Tipos de Comunicação Empresarial
 
Nem todas as empresas se comunicam da mesma maneira. Existem diferentes tipos e classificações de comunicação empresarial, a partir de alguns critérios.
 
A seguir, saiba quais são os principais tipos:
 
Comunicação interna e externa
 
Enquanto a primeira é a que acontece entre os departamentos dentro da própria empresa, a segunda envolve uma comunicação com o meio e demais pessoas envolvidas: parceiros, vendedores, clientes etc.
 
Bidirecional e Unidirecional
 
Devido a diferença de tamanho de cada empresa, e necessidade de maior ou menor interação, há também a seguinte diferença: enquanto na comunicação bidirecional há troca de mensagens entre receptor e emissor, a unidirecional representa apenas o envio de uma mensagem, geralmente de cargos de poder.
 
Ascendente, descendente e horizontal
 
A ascendente é quando o colaborador emite a mensagem ao seu superior, enquanto a descendente é ao contrário.
 
Já a horizontal acontece quando os dois envolvidos estão na mesma posição ou nível de hierarquia.
 
Formal e informal
 
A comunicação formal diz respeito aos aspectos técnicos e tarefas, sendo uma comunicação respeitosa e centrada no objetivo da empresa.
 
Já a informal é mais flexível e natural, ocorrendo mais em relações interpessoais e, geralmente, é a que oferece mais bem-estar no ambiente laboral.
 
Como estruturar uma Comunicação Empresarial
 
Em primeiro lugar é preciso identificar e definir a identidade e os objetivos da empresa, assim como missão, visão e valores. Essa será a base da comunicação.
 
Os objetivos são variáveis conforme cada empresa e momento, mas podem ser: aumentar o engajamento dos funcionários, integrar equipes, melhorar o fluxo de trabalho, melhorar a imagem da marca…
 
Defina, também, o público-alvo: as mensagens estão sendo transmitidas apenas internamente ou externamente também? Lembre-se que o tom interno é diferente do externo.
 
Tenha bem definidas as mensagens-chave, e ao criá-las, lembre-se que devem ser claras, concisas e relevantes.
 
Na prática, defina um cronograma para execução, seja para implementar um novo formato de comunicação interna ou para adaptar a comunicação externa, incluindo prazos, responsáveis e, é claro, treinamentos.
 
Tendências futuras na Comunicação Empresarial
 
A digitalização representa um avanço em todos os aspectos, mas deve ser implementada com cuidado para adaptar a cultura de trabalho e a comunicação de uma empresa.
 
A inteligência artificial e o aprendizado de máquina, por exemplo, estão começando a transformar a forma como as empresas interagem internamente e com o público externo.
 
Ferramentas como chatbots e análise de dados avançada estão sendo usadas para personalizar e automatizar comunicações, melhorando a eficiência e a experiência do usuário.
 
Como você pode perceber, estruturar uma estratégia de comunicação empresarial eficaz requer uma abordagem deliberada e sistemática. Hoje, as empresas que investem no tópico estão mais bem posicionadas para prosperar.
 
Para avançar, vale a pena contar com uma equipe especialista em comunicação, como a Emotive, e investir em treinamentos para a equipe, seja para a comunicação interna quanto externa.
 
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