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Marketing de conteúdo: criação de personas para marcas

No cenário movimentado do marketing digital, compreender o público-alvo é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia e empresa. A criação de personas no marketing de conteúdo é uma das abordagens mais eficazes para o entendimento do público, o primeiro passo para criar uma estratégia de marketing de qualidade.
 
Continue a leitura e vamos juntos explorar o conceito de Personas, sua importância e como criá-las para aprimorar a estratégia de marketing de conteúdo do seu negócio.


O que são as Personas no marketing de conteúdo?
 
Personas são personagens semi-fictícios, mas realistas, que representam os diferentes segmentos de consumidores de uma marca. Para uma empresa, representam as descrições gerais de grupos do seu público-alvo e como cada um deles interage com a marca.
 
Em outras palavras, nada mais é do que a representação do cliente ideal, em todos os mínimos detalhes.
 
Essas Personas são criadas com base em dados reais e insights sobre os clientes a partir da definição das características, necessidades e motivações deles. Os dados analisam características demográficas, comportamentais, desafios e objetivos.


Por que criar Personas?
 
O objetivo é conhecer muito bem cada segmento de consumidor e então conectar-se com eles de maneira mais eficaz, definindo estratégias de conteúdo, marketing e campanhas publicitárias.
 
Na prática, também auxilia na criação de produtos e serviços e UX, focados em diferentes tipos de clientes.
 
Ao humanizar segmentos de público, as Personas ajudam as marcas a entender melhor para quem estão criando conteúdo e qual é a melhor maneira de se comunicar com esses consumidores.
 
Assim, é mais simples e eficaz o processo de saber como conquistar o cliente ideal, ou seja, aquele que já está mais predisposto a converter.
 
Demais vantagens são:


  • Foco no público: as personas garantem que o marketing de conteúdo esteja alinhado com os interesses e necessidades reais dos consumidores, gerando maior conexão;
     
  • Direcionamento de conteúdo: automaticamente, com conteúdo que ressoam diretamente. o engajamento e a conversão aumentam;
     
  • Personalização: facilitam o marketing personalizado, que acaba tendo maiores taxas de participação;
     
  • Economia: quanto mais se conhece o público-alvo, mais se economiza. Afinal, deixa-se de investir em campanhas baseadas em “achismo”;
     
  • Unificação de estratégia: as Personas funcionam também como uma ferramenta para alinhar diferentes departamentos da empresa, como marketing, vendas e desenvolvimento de produto, em torno de uma estratégia de cliente centrada;
     
  • Tom de voz: Personas bem definidas auxiliam no processo de definição do tom de voz e linguagem da marca.
Além disso, representa uma vantagem competitiva no mercado. Afinal, empresas que estão bem conectadas com suas Personas estão à frente e se destacam, especialmente ao considerar o momento de saturação de conteúdo no qual vivemos.

Aplicações das Personas na estratégia de marketing
 
São várias as aplicações das Personas, pois o cliente é o centro tanto da empresa em si como da comunicação dela.

Em primeiro lugar, no marketing de conteúdo são usadas Personas para adaptar postagens em blog, artigos e vídeos aos interesses específicos do público.
 
O e-mail marketing também é beneficiado, pois as campanhas são mais direcionadas com conteúdo e ofertas relevantes. Da mesma forma, os anúncios passam a repercutir mais, resultando em maior taxa de clique.

Ainda, a própria estratégia de vendas é adaptada conforme a Persona, melhorando apresentações e tratamento com o cliente, de acordo com as suas preferências. Assim como o desenvolvimento de produto é melhorado, pois passam a atender as necessidades pessoais realistas dos clientes.

 
Como criar Personas

Para criar uma ou mais Personas, o primeiro passo é reunir todas as informações sobre elas. Comece pelo básico: gênero, idade, educação, trabalho, localização.
 
A coleta e análise de dados pode ajudar - e muito - nesse processo, para que sejam informações verdadeiras. Ela pode ser feita através de:


  • Pesquisas e entrevistas com clientes atuais e potenciais para obter insights diretos;
     
  • Análises de dados: dados de análise de mercado e dados demográficos extraídos de fontes como Google Analytics, redes sociais e relatórios de vendas.
É fundamental também alinhar essas informações com a equipe de vendas. Afinal, são as pessoas que de fato estão em contato direto com os clientes.
 
 
A partir dos dados coletados, é importante identificar padrões, os quais podem ser de comportamento, motivações e desafios comuns entre diferentes grupos de clientes.
 
Por fim, é chegada a hora de desenvolver perfis. Tendo como base os padrões identificados, desenvolvemos perfis de Personas detalhados.


Exemplos de Personas
 
Para ilustrar, considere uma marca de alimentos saudáveis. Ela pode ter personas como:


  • Ana, a mãe atarefada: busca receitas rápidas e nutritivas para a família. Consome conteúdo em blogs e redes sociais voltados para dicas de alimentação saudável para crianças.
     
  • Luiza, a jovem vegana: busca produtos saudáveis para a sua dieta vegana, consome conteúdo em TikTok e Instagram;
     
  • Carlos, o atleta: procura produtos que ajudem no desempenho esportivo. Prefere vídeos e podcasts sobre nutrição esportiva.
Agora que você já sabe que a criação de Personas é uma etapa essencial para uma estratégia de marketing de conteúdo eficaz, principalmente para investir tempo e recursos em estratégias de fato funcionais e que convertem, que tal dar o próximo passo e definir as Personas da sua empresa?

Lembre-se que a coleta de dados pode ser complexa e que essa estratégia deve ser revisitada de tempos em tempos, pois os consumidores mudam constantemente.
 
Se você deseja aprimorar sua estratégia de marketing de conteúdo e ainda não desenvolveu suas Personas, agora é o momento ideal para começar. Entre em contato conosco e conte com a equipe expert Emotive!
 





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