Fale Conosco pelo WhatsApp

Como as imagens geradas por Inteligência Artificial impactam o Marketing Digital?

O grande “boom” dos últimos meses foi a ascensão da Inteligência Artificial. Mais do que isso, o uso da IA no Marketing Digital, já que as novas ferramentas trouxeram novas maneiras de produzir conteúdo, como as imagens geradas por Inteligência Artificial. Além de estar atento às novidades, é preciso entender o que esse novo cenário sugere no universo da criatividade e conteúdo. Continue a leitura e entenda o impacto das imagens geradas por IA – e como usá-las a seu favor.


 
Imagens geradas por Inteligência Artificial: elas existem e vieram para ficar
 
A internet por si só foi uma grande revolução: passamos a ter a possibilidade de consultar toda e qualquer informação via um computador e, logo depois, um celular que cabe na palma da nossa mão e está sempre conosco.

A autonomia gerada pela internet transformou a sociedade, o modo de consumo e as relações profissionais e pessoais, abrindo espaço para o crescimento do marketing digital e uma conexão mais rápida entre as pessoas e marcas.

Agora, estamos vivendo uma revolução no universo da criatividade e de produção de conteúdo: o que antes era possível de ser feito apenas por pessoas que comandavam ferramentas e equipamentos como câmeras e softwares de imagem, hoje pode ser gerado por ferramentas baseadas em inteligência artificial e machine learning.

 
Imagens geradas por Inteligência Artificial: quais as possibilidades de uso?
 
Quando se trata de criação de conteúdo, o caminho natural até o momento era/é o de buscar imagens em bancos de imagens – gratuitos ou pagos –, contratar fotógrafos e/ou criar ilustrações ou montagens em softwares de edição de imagens.

Com o surgimento de plataformas que geram imagens através da inteligência artificial, vemos uma nova possibilidade: é possível solicitar, via texto e palavravas-chave, imagens geradas por ferramentas de IA.

Instantaneamente, essas ferramentas geram uma imagem única e exclusiva de acordo com o que foi solicitado.

Assim, em poucos segundos, uma imagem necessária para uma campanha já está pronta.
 
Vantagens do uso de imagens geradas por IA para equipes de Marketing Digital
 
Apesar de ainda ser um uso muito novo e que deve ser testado para de fato o incluir no processo de uma equipe de marketing digital, as imagens geradas por Inteligência Artificial apresentam algumas boas vantagens, como a agilidade na criação de imagens.

Assim, a equipe focada em design e social media terá mais horas para produzir outros materiais, economizando tempo.

Além disso, como são imagens geradas unicamente, não há problemas com direitos de imagem e não há possibilidade de que exista uma imagem igual em outras redes sociais – como de concorrentes.

Ainda no quesito de economizar tempo, conteúdos simples e rápidos podem ser gerados por essas plataformas, sem depender tanto da equipe de Design – que então pode priorizar tarefas mais complexas e que demandam mais tempo.

Não é sobre substituir, e sim sobre auxiliar e agilizar processos
 
Há quem se assuste com as possibilidades da Inteligência Artificial, pensando que irão substituir todos os processos feitos, até então, por equipes “reais”.

Porém, apesar de muito útil e revolucionário, nem sempre imagens geradas por inteligência artificial irão corresponder a todo o trabalho.

No caso do lançamento de um produto, por exemplo, é preciso fotografá-lo, afinal, a ferramenta não tem como conhecer o seu produto e gerar imagens baseadas nele – por enquanto.

Além disso, mesmo com o uso das imagens geradas por IA, em muitos casos é preciso trabalhá-las para refinar o material.

Outro ponto importante é que não basta a possibilidade do uso dessas ferramentas, é preciso saber como usá-las ao seu favor, utilizando palavras-chave que façam sentido e que gerem uma imagem sólida e interessante.

Ou seja, é preciso conhecer bem a ferramenta e trata-la como um software de trabalho. Não é a toa que designers estão se especializando em IA, portanto também existem profissionais no assunto.

 
Já é realidade: grandes marcas estão utilizando IA para campanhas
 
Martini, marca conhecida a nível mundial, recentemente lançou a campanha “Unbottling Martini” com imagens geradas por IA.

A campanha é composta por imagens que foram produzidas por ferramentas de IA através de textos descritivos e detalhados com o objetivo de resultar em imagens únicas e de qualidade.

Além disso, para cada imagem foram descritos ingredientes diferentes e onde eles deveriam estar na composição – como uma direção de arte.

 

 
Toda a campanha foi desenvolvida por uma equipe de design, apenas gerada pela ferramenta de inteligência artificial. Após, foi retocada e refinada pela equipe na pós-produção.

Com esse exemplo fica claro como a ferramenta é útil, porém para que uma campanha seja de fato construída é preciso contar com profissionais que criam conceitos, sabem utilizar as ferramentas e dirigir uma campanha como um todo.

Ou seja, apesar de a inteligência artificial representar um marco revolucionário, para que boas e precisas imagens sejam criadas precisamos trabalhar lado a lado com a ferramenta, como se ela fosse um colega de trabalho.

Ao que tudo indica o futuro reserva ainda mais autonomia a ferramenta, possibilitando que seja preciso ainda menos interferência humana.

Mas, ainda há um longo caminho pela frente.

Por ora, é importante conhecer a ferramenta e usá-la ao favor do marketing digital do seu negócio, agilizando processos e mantendo-se à frente da concorrência.

Precisa de uma mãozinha para construir um excelente marketing digital para a sua empresa? Conte com a equipe Emotive e vamos juntos explorar o que há de mais novo no universo da criação, de tendências como IA ao clássico que funciona.




Agência de Publicidade Porto Alegre - Emotive Comunicação